Skip to content

Arkus promove e preserva património cultural e musical de Elvas

Durante este mês de outubro, mês da música, a associação juvenil Arkus, dedicada à preservação e promoção da cultura elvense, convida a comunidade a conhecer e a participar numa variedade de atividades que unem tradição e modernidade à arte musical.

Um dos grandes projetos musicais da Arkus é o Grupo Roncas D’Elvas, fundado em 2016. Este grupo tem desempenhado um papel vital no renascimento da ronca, um instrumento tradicional ligado ao Cantar ao Menino e a uma das mais antigas tradições natalícias da região do Alentejo. Há muito que não se via um grupo de Roncas e, sendo assim, a associação pôs mãos à obra procurando renascer e dar a conhecer esta tradição. Desde a sua fundação que o grupo tem vindo a realizar um enorme trabalho, contando já com um diverso leque de presenças, não só no concelho de Elvas, mas a nível nacional e internacional, procurando dar a conhecer a todos o Cantar ao Menino e a sua vertente de música alentejana. Este grupo é composto por cerca de 20 elementos com idades compreendidas entre os 15 e os 80 anos, com uma forte ligação entre os vários elementos. Este é um projeto que permite a intergeracionalidade e a partilha de cultura e experiências.

Para os mais novos, a Arkus lançou o projeto Ronquinhas D’Elvas, um grupo que nasceu do sucesso do projeto “Viver a Tradição!” nas escolas do concelho. As crianças têm agora a oportunidade de aprender a tocar ronca e explorar as canções tradicionais natalícias, numa introdução divertida e educativa ao mundo da música e da cultura local.

A Associação tem também disponíveis aulas de piano, abertas a todas as idades, proporcionando uma formação musical personalizada e de qualidade, com a professora Melanie Carona (formada no Curso Suplementar de Formação Musical), na sede da Aarkus.

Outro projeto ligado à associação é a animação musical, ao vivo, que decorre todos os sábados, no Hotel Vila Galé. Esta é uma parceria entre a Arkus e o hotel, que conta com a colaboração fundamental do professor Vladlen Grigorovschi (Licenciado em Ciências Musicais). Este projeto, que já existe há três anos, tem servido como porta de entrada para o mundo artístico, pois permite que jovens artísticas deem a conhecer o seu trabalho e possam ter o primeiro contacto com o palco e o público. Ainda assim, vários artistas elvenses já puderam participar neste projeto, deixando o seu contributo em brilhantes atuações no bar do hotel.

Já o projeto das Noites de Fados é um evento pontual que celebra a tradição do fado. Durante estas noites mágicas, os participantes têm a oportunidade de assistir a atuações ao vivo de talentosos fadistas, enquanto se deliciam com um jantar tipicamente português. Este evento não é apenas uma celebração do que é português, mas também uma noite de convívio, onde a partilha de culturas é incentivada. Este é um projeto com muita adesão do país vizinho, o que enriquece ainda mais esta experiência, criando uma atmosfera de união e alegria entre diferentes nacionalidades.

A Arkus é ainda parceira de “O Cante Vai à Escola”, uma iniciativa liderada pelo jovem Miguel Rondão, que foi vencedora do Orçamento Participativo de 2023. Este projeto tem como objetivo levar o cante alentejano às escolas do 1º Ciclo do concelho, resgatando uma tradição cultural. A Arkus é parceira deste projeto dado que as aulas de guitarra e de iniciação ao Cante, dadas pelo Miguel, são lecionadas na sede da associação. Com este projeto, espera-se não só preservar uma importante herança cultural, mas também cultivar o amor pela música e pela tradição, promovendo uma intergeracionalidade.

Apesar de ser uma associação juvenil, a Arkus orgulha-se de atuar para todas as idades, incentivando a participação de toda a comunidade nas suas atividades dinâmicas, sempre com o objetivo de promover e preservar o património cultural e musical de Elvas.

Compartilhe este artigo: