Com o objetivo de incluir as crianças de Elvas na cultura e tradições do concelho, António Brinquete quer implementar, nas escolas do Agrupamento n.º 2, o projeto “Roncas e Rimas”, que se encontra, neste momento, a votação ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal.
Passar aos mais novos todo o conhecimento sobre a ronca, instrumento que produz e toca há já vários anos, diz António Brinquete, seria “juntar o útil ao agradável”. “Estou ligado às roncas de várias maneiras”, começa por lembrar, adiantando que procurará, com este seu projeto, “dar continuidade à cultura da ronca, já implementada na cidade e no concelho”, querendo também “alargá-la para fora”.
Com este projeto, António Brinquete quer também dar continuidade, no Agrupamento n.º 2, ao trabalho que já e desenvolvido pela associação juvenil Arkus, no Agrupamento n.º 3. “A minha proposta é ir à escola ensinar a fazer uma ronca, levar algumas para fazer lá, e todas as pessoas envolvidas ficarem munidas de uma ronca que eu forneço em cada aula que for dar às escolas”, esclarece.
Para implementar o seu projeto, António Brinquete apresenta um orçamento de 25 mil euros: a totalidade da verba disponibilizada pela Câmara Municipal no Orçamento Participativo. “Eu estou a contar com cerca de 2.500 roncas, mais o tempo despendido, as deslocações e isso tudo. As peles são caras, o fio é caro. Dá muito trabalho e os materiais estão caros”, explica.
As votações ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas (aqui) encontram-se abertas até 30 de setembro.
A entrevista completa a António Brinquete para ouvir no podcast abaixo: