Elvas: uma turma da EB1 de Alcáçova ainda sem professor titular

No arranque deste novo ano letivo, faltam nas escolas portuguesas mais de 800 professores, sendo que a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que cerca de 200 mil alunos não tenham professor a pelo menos uma disciplina. Ainda que em Elvas a situação não seja alarmante, a verdade é que há também docentes em falta.

No caso do Agrupamento nº1 de Elvas, revela a diretora Paula Rondão, a par de um professor de 1º Ciclo, falta ainda colocar um professor de Físico-Química.

O “maior transtorno”, garante Paula Rondão, diz respeito ao professor de 1º Ciclo em falta. “Temos uma turma de 1º Ciclo da Escola de Alcáçova sem professor titular. Estão lá dois colegas que estão a substituir, mas que estão a deixar de fazer aquilo que lhes compete, a nível da sua componente letiva, para substituir o colega”, adianta, na esperança que a situação se possa resolver o quanto antes.

“Em princípio”, o professor de Físico-Química “foi já colocado na reserva”, pelo que o agrupamento aguarda que o docente aceite. “Na primeira reserva de recrutamento já tinha sido colocada uma professora, mas depois não aceitou”, revela ainda Paula Rondão.