O castelo do Alandroal vai acolher, no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de maio, mais uma edição do festival “Soil to Soul – Somos o que Comemos”, uma iniciativa promotora dos valores do uso sustentável dos recursos em harmonia com a natureza para a preservação do solo e promoção da saúde e bem-estar humano.
A entrada é livre e, a preços simbólicos, os visitantes podem degustar pratos de chefes convidados elaborados com produtos locais.
Está confirmada a presença de André Cruz (Feitoria), Angélica Salvador (IN Diferente), Annakaren Fuentes (O Pastus), Bruno Caseiro (Cavalariça), David Jesus (L ́AND Vineyards), Diogo Pereira (Raya), Francesco Ogliari e Marisa Tiago (Tua Madre), João Diogo Formiga (Encanto), Lara Espírito Santo e George McLoud (SEM), Patrícia Santos (Plantasia), Sandra Freitas (The Millstone Sourdough), Tomoe Hayase (Cavalariça Évora) e Vítor Adão (Plano).
Entre conversas e debates sobre “agricultura regenerativa”, “oferta ao consumidor” ou “produção alimentar e cozinha”, vai ser possível contactar com os produtos locais de origem sustentável e o artesanato regional.
O programa cultural conta com as atuações de Gizmo Varilas, DJ Rai, Sean Riley & The Slowriders e Sílvio Rosado.
Destaque ainda para o espaço infanto-juvenil com oficinas dedicadas aos mais novos.
No domingo, os amantes do futebol terão oportunidade de assistir à final da Taça de Portugal em ecrã gigante.
Pela primeira vez, o evento estende-se a 15 restaurantes de todo o concelho que, nos seus espaços, recebem os visitantes com pratos da época e o melhor que o campo e a natureza têm para oferecer nesta altura do ano para trazer até ao prato. São eles A Chaminé, Adega dos Ramalhos, A Maria, Café “O Pronto”, Café Pastelaria Bela Vista, Café Restaurante Central, Café Rocha, Churrasqueira “O Churrasco”, Raya Restaurante, Restaurante “O Botas”, Restaurante Recanto do Fado, Restaurante “Sentinela do Guadiana”, Restaurante Snack-Bar O Mercado, Restaurante Zé do Alto e Taberna Ramalho.
O movimento “Soil to Soul” foi criado na Suíça por Thomas Sterchi e mereceu o reconhecimento e apoio do Município do Alandroal graças ao projeto Terramay, em desenvolvimento no concelho.