Os polícias afetos ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), da Esquadra de Competência Territorial da Divisão Policial de Elvas, Comando Distrital de Portalegre, entregaram na passada quinta-feira, dia 28 de março, cabazes de géneros alimentícios a idosos carenciados da cidade. Esta iniciativa decorre de uma parceria estabelecida com a delegação da Cruz Vermelha de Elvas.
Os idosos carenciados foram sinalizados pela PSP de Elvas no âmbito não só da sua ação de acompanhamento habitual desta franja tão vulnerável da nossa população, como também da operação “A solidariedade não tem idade”.
Esta operação de cariz preventivo, anualmente concretizada pela PSP desde 2012, e implementada em todos os Comandos de Polícia da PSP, maioritariamente através das Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV), do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), tem como objetivo principal a deteção, tão precoce quanto possível, de casos de fragilidade social entre a população sénior. Os Polícias destas equipas procuram recolher indícios de maior vulnerabilidade física e psíquica ou de situações suspeitas de crimes, seja de violência doméstica, seja contra a vida ou integridade física, para, posteriormente, poderem partilhar essa informação e acionar os meios de resposta social adequados, em coordenação com as diversas entidades parceiras.
O Comando Distrital de Portalegre da PSP aproveita ainda esta ocasião para apelar aos cidadãos que conheçam situações de isolamento extremo ou de fragilidade de idosos, e não só, que “façam chegar essa informação o mais rapidamente possível, para assim se poder desencadear uma resposta célere e adequada”. Essa informação poderá ser prestada diretamente nas Esquadras de Competência Territorial de Portalegre ou de Elvas, ou ainda através do seguinte contacto: proximidade@psp.pt.