Entre esta semana e o próximo dia 27, os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas vão ser celebrados através de um conjunto de atividades culturais e desportivas.
Toda a programação alusiva ao feriado municipal de Elvas, segundo explica o vereador Cláudio Monteiro, é quase que como “uma antevisão” daquilo que o Município de Elvas quer vir a desenvolver ao longo de todo o ano. Assegurando ser importante apostar na formação e na cultura, Cláudio Monteiro diz ainda que a intenção é criar “pontos de ligação” entre os vários eventos realizados, em diversas áreas, na cidade.
Ao longo desta semana, os serviços educativos e a associação juvenil Arkus promovem, nas escolas do 1º Ciclo do concelho, a peça de teatro “A História da Batalha das Linhas de Elvas”, sendo que as iniciativas para o público em geral têm início na sexta-feira, dia 12, com a abertura da exposição “Compasso Sináptico”, de Luís Bastos, na Casa da Cultura.
Já no sábado, dia 13, o Auditório São Mateus acolhe um colóquio sobre Associativismo e Desporto, organizado pelo “O Elvas”; enquanto na Biblioteca Municipal de Elvas, Higino Maroto lança o livro “Poemas Breves”. Durante a noite de sábado, realiza-se o Festival Solidário, sob o mote “Vamos Ajudar a Sónia”, organizado pelo coletivo Músicos d’Elvas.
No domingo, dia 14, e depois de todas as tradicionais cerimónias militares e do Té Deum de Ação de Graças, na Sé de Elvas, o programa comemorativo do dia mais importante de celebrações, termina com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cineteatro Municipal, pelas 21h30. Os bilhetes são gratuitos, mas carecem de bilhetes, que pode ser reservados no Posto de Turismo da Praça da República.
O programa prossegue no dia 20 (sábado), com o espetáculo de comédia “Tour Mundial”, com o consagrado artista nacional Eduardo Madeira, a partir das 21h30, no Cineteatro Municipal, sendo que os bilhetes se encontram à venda no Posto de Turismo e em Ticketline.pt.
No domingo, dia 21, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 18ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 9 horas. Uma hora depois tem início a 30.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.
O programa termina no dia 27 de janeiro (sábado), pelas 21h30, com o espetáculo musical “Amor a Portugal”, com a participação de Luís Trigacheiro, Silvie Ornelas e Ensemble Ibérico, no Cineteatro Municipal de Elvas. Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo e em Ticketline.pt.