Skip to content

365 anos da Batalha das Linhas de Elvas celebrados ao longo de janeiro

As comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo o mês de janeiro, com diversas atividades previstas e em diversas vertentes.

Ao longo da semana de 8 a 12 de janeiro, os serviços educativos e a Arkus promovem, nas escolas do 1º Ciclo do concelho, a peça de teatro “A História da Batalha das Linhas de Elvas”.

As iniciativas para o público em geral têm início na sexta-feira, dia 12, com a abertura da exposição “Compasso Sináptico”, de Luís Bastos, na Casa da Cultura de Elvas, e que fica patente ao público até dia 17 de fevereiro.

No sábado, realiza-se o Festival Solidário, sob o mote “Vamos Ajudar a Sónia”, organizada pelo coletivo Músicos D’Elvas e com o apoio do Município de Elvas, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, a partir das 21 horas, com as receitas a reverterem para a fadista. Posteriormente, a partir das 23 horas, no Motoclube Alentejano, tem lugar uma festa também solidária.

Antes, decorre um colóquio sobre Associativismo e Desporto, organizado pelo “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, no Auditório São Mateus, entre as 9 horas e as 16h30.
Na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo decorre o lançamento do livro “Poemas Breves”, de Higino Maroto, marcado para as 17 horas.

O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de janeiro, domingo, com o programa a ter início pelas 9h30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.

Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10h30, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11h30, seguindo-se ao meio-dia, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Ação de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, a partir das 18 horas, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas 21h30. Reserva antecipada de bilhetes no Posto de Turismo da Praça da República.

Neste dia é ainda assinalado o 146º aniversário do Centro Artístico Elvense e o 69.º aniversário da Banda 14 de Janeiro.

O programa prossegue no sábado, dia 20, com o espetáculo de comédia “Tour Mundial”, com o consagrado artista nacional Eduardo Madeira, a partir das 21h30, no Cine-Teatro Municipal. Bilhetes à venda no Posto de Turismo e em Ticketline.pt

No domingo, dia 21, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 18ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 9 horas.

Uma hora depois tem início a 30.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.

O programa prossegue no dia 27 de janeiro, sábado, pelas 21.30 horas, com o espetáculo musical “Amor a Portugal”, com a participação de Luís Trigacheiro, Silvie Ornelas e Ensemble Ibérico, no Cine-Teatro Municipal de Elvas. Bilhetes à venda no Posto de Turismo e em Ticketline.pt

Compartilhe este artigo: