A associação “A Casa Equiativa” tem estado representada na Feirinha de Natal, que tem animado a Praça Multimodal de Campo Maior, não só para se dar a conhecer, mas também para vender o livro infantil “Nasci Para Todos”.
Esta obra, que conta com ilustrações da artista Maria Silvano, é da autoria da educadora de infância Joana Monteiro, que é também elemento da direção da associação. Segundo explica, trata-se de um livro inclusivo, uma vez que é escrito também em Braille.
A ideia de escrever este livro, explica Joana Monteiro, surgiu numa altura em que se encontrava em casa de baixa médica. “Sendo eu educadora infância, o livro resulta de uma história inventada para uma festa de natal do infantário”, começa por contar. “Pensámos que seria muito giro o livro vir em Braille, porque queríamos criar oportunidades para toda a gente”, revela ainda.
O livro custa cinco euros, sendo que as verbas revertem, na sua totalidade, para as atividades da Casa Equiativa, que tem o seu foco na área da deficiência. “Para janeiro temos duas ações de formação de primeiros socorros planeadas para as famílias, porque elas são o pilar de tudo. Muitas vezes são esquecidas e, com este tipo de crianças e adolescentes, os acidentes são mais prováveis de acontecer”, adianta.
Joana Monteiro revela ainda que a associação tem, neste momento, alguns projetos para implementar, com o objetivo da inclusão das pessoas com deficiência. “Já falámos com professoras da Unidade do Centro Escolar de Campo Maior, para trabalharmos em parceria, para a inclusão, porque, cada vez mais é importante incluirmos as pessoas com deficiência na sociedade, quer a nível escolar, quer a nível de atividades, quer a nível laboral”, remata.
Entre sábado e domingo, a Casa Equiativa volta a estar presente na Feirinha de Natal, na Praça Multimodal de Campo Maior, no sentido de dar a conhecer a sua missão, bem como o livro infantil escrito por Joana Monteiro.