“Um dos maiores embaixadores da gastronomia alentejana”: é desta forma que o restaurante Pompílio, em São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, é descrito pelo guia “Boa Cama Boa Mesa”, do Expresso.
Pompílio, de Manuel João Rodrigues e Rui Rodrigues, tem “preços simpáticos” e “um serviço ágil e eficiente”, lê-se na publicação feita ontem, 22 de agosto, pelo semanário (para ler aqui), que destaca algumas das especialidades da casa: “Canja de perdiz”, os “Rins, ovos e miolos”, o “Arroz de miúdos de cabrito”, as “Iscas de vitela fritas”, as “Migas de espargos com carne do alguidar” e o “Arroz de coelho bravo”.
Com uma “sala ampla” e uma “agradável esplanada”, diz o Expresso, Pompílio é capaz de acolher “romarias que chegam dos dois lados da fronteira”, ou não tivesse conquistado grande fama também junto dos vizinhos espanhóis. “A confeção cuidada faz lembrar o toque das cozinhas que só pertencem às avós. A comida é de conforto, apresentada de forma apelativa e mantendo toda a essência do tradicional receituário alentejano”, pode ler-se ainda.
Neste guia, dedicado ao Alto Alentejo, o Expresso distingue ainda, no concelho de Elvas, os restaurantes “A Bolota”, na Terrugem, e “Taberna do Adro”, em Vila Fernando.