O projeto Arte Fora de Portas prossegue nas freguesias rurais do concelho de Elvas e está em curso na Terrugem, depois de ter passado por Vila Boim.
Este projeto nasce com o objetivo de estreitar laços entre o Museu de Arte Contemporânea de Elvas e a comunidade local, através de novas experiências, com a finalidade de promover o gosto pelas práticas artísticas e captar novos públicos.
“O acesso à cultura nas zonas rurais ainda é uma realidade a desbravar e por isso o projeto Arte Fora de Portas dirige-se, numa primeira fase, às freguesias rurais do concelho de Elvas, tendo como público alvo todos os adultos curiosos e interessados em alargar os seus conhecimentos e técnicas artísticas”, refere a autarquia elvense em comunicado.
O Serviço Educativo do Museu pretende assim servir de mediação entre os públicos e as obras de arte, facilitando os processos de interpretação. Em cada freguesia será elaborada uma escultura identitária da própria freguesia recorrendo a materiais reciclados e do quotidiano.
O projeto iniciou-se na freguesia de Vila Boim, onde a população optou por construir uma escultura inspirada nos tapetes do Senhor Jesus dos Passos, da tradição pascal anual. A mesma é contruída com materiais do quotidiano, como por exemplo lãs, tampas de garrafa, sacos de plástico e rolos de papel higiénico.
Em maio e junho o projeto desenvolve-se na freguesia da Terrugem.