Furtos a estabelecimentos de Elvas deixam proprietários revoltados

Nicolau Carrilho

Os estabelecimentos de Elvas têm sido alvo de vários furtos, que estão a deixar os proprietários da cidade apreensivos e preocupados.

Nicolau Carrilho, da Taberna da Adélia, na Rua de Alcamim, é um desses proprietários. Revela que na passada quinta-feira, da carteira da sua esposa, que se encontrava dentro do balcão no seu estabelecimento, foi furtada e retirado todo o dinheiro. “Por sorte, ou por azar, não lhe levaram nenhuma documentação, só o dinheiro, que até era uma quantia um pouco elevada”, conta. Apesar do empenho da PSP, a quem Nicolau Carrilho agradece a “disponibilidade”, tiveram o “azar” de não conseguir intercetar o suspeito. A esposa de Nicolau Carrilho apresentou queixa pelo furto da carteira, o que deve ser também feito por todas as vítimas de furtos.

No domingo, nova situação no estabelecimento de Nicolau. Mas desta vez, o próprio conseguiu recuperar o dinheiro, já que foi no encalço do suspeito. “Tínhamos a casa bastante cheia e uns clientes espanhóis, amigos nossos, deixaram o dinheiro em cima do balcão para pagar a conta. A pessoa meteu a mão e levou o dinheiro”, começa por contar, assegurando que já tinha essa mesma pessoa “debaixo de olho”. “Persegui-o e fui encontrá-lo lá em cima, junto aos estabelecimentos do senhor Jorge Painho (ao cimo da Rua de Alcamim). Abordei-o e ele devolveu-me o dinheiro”, relata.

Com esta onda de furtos, Nicolau Carrilho mostra-se revoltado, assegurando que os autores destes delitos estão aos cuidados do Centro de Acolhimento para Sem-Abrigo de Elvas. “Essa instituição está a ser subsidiada por todos os portugueses e eles conseguem viver nesta instituição, onde dormem, onde comem e vêm para a rua, para nos provocar estes sobressaltos”, diz o empresário. “Gostava que houvesse alguém, dessa instituição, a detetar quem tem lá dentro e anda aqui nas ruas”, acrescenta.

A Taberna da Adélia não é caso único. Nicolau Carrilho garante que, nos últimos tempos, na cidade, foram furtados outros estabelecimentos: “ao senhor Pires, o dono da Cervejaria Ponto.Com, também lhe tocou a mesma situação; na Fonte Nova, ao Penetra, também; segundo tenho entendido, acho que ao senhor Martins, no Largo de São Domingos, também lhe aconteceu; e segundo o que se conversa, acho que passaram pela Piscina do Clube Elvense de Natação”.

A Rádio ELVAS entrou em contacto com a divisão policial de Elvas, que nos garantiu que a PSP está a acompanhar a situação.