Exposição de María José Gallardo no MEIAC em Badajoz

A exposição “Aprended, mortales, a mirar las cosas del cielo”, de María José Gallardo, É inaugurada esta sexta-feira, 25 de novembro, no MEIAC, em Badajoz, pelas 19 horas.

Em 1506, o mestre Rodrigo Fernández de Santaella, clérigo e doutor em Teologia, patrocinou a criação daquela que viria a ser a sua Universidade de Sevilha. Os restos mortais deste humanista, teólogo e pregador repousam no interior da pequena capela de Santa María de Jesús, único vestígio da primitiva fundação universitária, edifício de uma só nave presidido por um impressionante retábulo gótico no qual se adivinha a formas da Renascença características do pintor Alejo Fernández. Na laje que cobre o seu túmulo pode-se ler a frase “Aprended, mortales, a mirar las cosas del cielo”.

María José Gallardo resgata essa frase do epitáfio de Mestre Rodrigo para dar título a esta exposição que agora se apresenta no MEIAC. A proposta, uma produção do próprio museu, representa uma recriação paradoxal, surpreendente e pouco fiel da atmosfera secularmente mantida na capela de Sevilha onde repousam os restos do religioso.

Um espaço intencionalmente criado para predispor uma atitude ativa do visitante como único intérprete da obra do artista. As obras que compõem esta mostra, incitam o observador a forçar uma interpretação subjetiva das formas e cenas sugeridas, carregadas de simbologia e extraídas de fontes díspares, alteradas e justapostas, em que estilos totalmente misturados oposto. Esta proposta, que dá continuidade à trajetória do Projeto Post Local do MEIAC, abre uma nova etapa da série com um conceito renovado fruto da adaptação desta linha de trabalho mais de quinze anos após sua primeira apresentação.

A mostra estará patente até dia 26 de março de 2023.