Universidade de Évora promove sessão especial dedicada à Covid-19

A Universidade de Évora organiza este sábado, dia 16 de outubro, uma sessão especial dedicada à Covid-19, a ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora, pelas 14h30.

A sessão, inserida no âmbito do Congresso Nacional de Bioquímica, terá como oradores principais Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, e Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina.

Com a iniciativa, explica a reitora da universidade, Ana Costa Freitas, pretende-se, sobretudo, explicar à comunidade estudantil em que ponto da pandemia o país se encontram. “Queremos explicar exatamente aos alunos os cuidados que eles devem ter, porque tem havido muita informação, mas também muita desinformação”, adianta.

“Vão continuar a aparecer casos, mas já não são propriamente um perigo para a sociedade, visto que já temos 85% da população vacinada. No entanto, com o modelo de comunicação que tem sido montado, ainda é um estigma para as pessoas dizer que estão com Covid e isso tem de acabar, porque tem de ser manter todos os cuidados, mas tem de se começar a viver normalmente”, diz ainda a reitora.

Para além de Ricardo Mexia, Miguel Castanho e de Ana Costa Freitas, a sessão conta ainda com as participações de Carlos Pinto Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora e da Comissão Distrital de Proteção Civil; Isabel Pita, diretora clínica do Hospital do Espírito Santo de Évora; Graça Soveral, presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica e professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; Victor Ramos, diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora; e de Célia Antunes, professora do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade de Évora.