
O Conselho Intermunicipal da CIMAA reuniu pela primeira vez em 2026 nesta quinta-feira, 8 de janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, com destaque para a presença de Ricardo Pinheiro, candidato único às eleições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo IP), que apresentou, antes da ordem de trabalhos, as linhas mestras do seu programa a todos os autarcas.
Nas suas palavras, ambiciona um mandato pautado por uma relação próxima com todos os autarcas do Alentejo, com o objetivo de melhorar os indicadores desta região e, através da captação de investimento, alavancar todo o seu potencial endógeno. No Alto Alentejo, estão identificadas várias áreas que necessitam de ser reforçadas e projetos que têm de ser iniciados ou concluídos, como é o caso do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, ou a construção da autoestrada para a capital de distrito, Portalegre, uma acessibilidade essencial para o desenvolvimento do território em todas as suas vertentes, como um todo.
A aprovação da candidatura ao Programa de Autorização de Residência para Investimento – ARI Cultura, para o período 2026/2030, a apresentar junto do GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais. Inserida numa estratégia da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) de reforço da programação cultural estruturada, descentralizada e com projeção nacional e internacional, este Plano Cultural Integrado para o Alto Alentejo, abrangendo os 15 municípios, estrutura-se numa Programação Cultural e Artística, mas também uma Programação Cinematográfica e Audiovisual.
Na educação, foi autorizada a abertura do procedimento de contratação pública do programa “Educar com Arte”, uma iniciativa promovida pela CIMAA que tem como objetivo reforçar a presença das artes, da cultura e da criatividade nas escolas da região, articulando-as com os currículos educativos e os projetos das próprias escolas.
Nesta reunião, os autarcas foram informados do ponto de situação dos serviços efetuados pelo Sistema Intermunicipal de Metrologia durante o ano de 2025, que contabilizam um total de 94 intervenções em entidades e a aprovação de 235 IPnA (Instrumentos de Pesagem não Automáticos).















