
Depois de 38 dias de muita animação, atividades e espetáculos para toda a família, a quarta edição do “Elvas Cidade Natal” chegou ao fim no passado domingo, 4 de janeiro.
Em jeito de balanço, o responsável pela organização da iniciativa, o ex-vereador e atual chefe de gabinete do presidente da Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, garante que este já se tornou no “maior evento de Natal do Alentejo”, neste que foi “o ano de afirmação” do certame, não havendo também nada desta dimensão na Extremadura (Espanha).
“Os números falam por si e as imagens também. Todos os fins de semana conseguimos aumentar substancialmente o número de visitantes e turistas”, garante. Destacando o grande investimento da Câmara Municipal de Elvas no evento, Cláudio Monteiro assegura que o sucesso desta quarta edição se deve, em grande parte, aos parceiros da autarquia, entre associações locais e comerciantes, e às cerca de 180 iniciativas realizadas.
“O ‘Elvas Cidade Natal’ é muito mais do que aquilo que temos na Praça da República, na Rua da Cadeia ou no centro histórico. É um conceito que faz jus àquilo que é o Património Mundial da Humanidade de Elvas, os nossos museus, os nossos monumentos, mas em que também temos os workshops, os concertos, o desporto”, alega. “Pela primeira vez, criámos uma parceria com as unidades hoteleiras, para proporcionarmos ao turista uma experiência diferente, oferecendo um voucher para experienciarem aquilo que é a magia do Natal de Elvas”, recorda o responsável.
Assegurando que é necessário “dar um passo de cada vez”, com vista ao crescimento do evento, Cláudio Monteiro diz que agora é tempo de perceber, junto dos parceiros da Câmara Municipal de Elvas, o que correu bem e aquilo que há a melhorar. “É pensarmos naquilo que nós queremos inovar e naquilo que nós conseguimos inovar. Tenho a certeza que daqui a seis anos, na décima edição, vai ser algo memorável, vai ser algo estrondoso. Mas quando nós falamos de grandes eventos, nós temos que dar um passo de cada vez”, alega.
Envolvendo cerca de “quatro mil pessoas”, este é o evento que reúne “o maior número de elvenses”. “Até então era o Carnaval”, assegura Monteiro, lembrando que só no Coliseu de Elvas, para o evento “Viver a Tradição”, juntam-se sempre cerca de duas mil pessoas. “É um envolvimento da comunidade elvense, também dos próprios comerciantes. De todos”, acrescenta.
Considerando que “Elvas Cidade Natal” tem ainda “muita margem de crescimento”, o responsável, e tendo em conta o feedback do público, as críticas construtivas, o crescimento do evento e o envolvimento de todos, diz-se “muito satisfeito” com esta quarta edição.
O “Elvas Cidade Natal” voltou, entre 28 de novembro e o passado domingo, a levar a magia e alegria desta quadra festiva ao centro histórico.















