Skip to content

Ceramista Célia Macedo é candidata ao Prémio Nacional de Artesanato na categoria “Empreendedorismo e Inovação”

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEPF) está a promover mais uma edição do Prémio Nacional do Artesanato, no âmbito do Programa de Promoção das Artes e Ofícios.

Do lote de finalistas, na categoria “Empreendedorismo e Inovação”, faz parte a ceramista Célia Macedo, que tem desenvolvido o seu negócio na Startup Montemor-o-Novo.

Para a ceramista, esta nomeação, só por si, é “muito importante”, não só pelo reconhecimento do seu trabalho, mas sobretudo por tratar-se de uma categoria que tem por base o futuro do artesanato. “Isso tem sido fundamental em tudo o que são as linhas do meu projeto: com base na tradição, mas sempre com o olhar para o futuro e inovar para que o artesanato continue a fazer sentido hoje e amanhã. Por isso, é muitíssimo importante que o reconhecimento venha exatamente nessa categoria”, começa por dizer.

De acordo com a ceramista, a votação “para o Prémio Nacional do Artesanato e todas as suas categorias é feita por um júri que contribui com cinco votos no total. Um desses votos é feito através da votação online, que está a decorrer na plataforma do IEFP”, até às 18 horas de domingo, dia 11 de janeiro.

Quem tiver interesse em votar precisa apenas de se registar. “As pessoas podem votar uma vez por cada conta de e-mail. Fazem o registo no site do IEFP, o registo depois vai para o e-mail, e depois acedem a partir do e-mail ao formulário para a votação. A minha categoria é na segunda página, portanto é logo a seguir ao Prémio Carreira, e tem lá o nome dos cinco finalistas”, explica ainda Célia Macedo. Dizendo que gostaria muito levar o prémios para Montemor-o-Novo, a ceramista apela ao voto de todos.

O Prémio Nacional do Artesanato, promovido bianualmente, consiste na valorização de percursos e atuações de excelência no âmbito das artes e ofícios, por via do reconhecimento institucional e da concessão de um incentivo financeiro ao desenvolvimento da atividade.  

Compartilhe este artigo: