Skip to content

Aqualia entra no mercado japonês com projeto pioneiro no setor da água

A Aqualia foi adjudicatária, em consórcio liderado pela Infroneer Holdings, do projeto de renovação da Estação de Tratamento de Água Potável de Toyohashi e da operação de duas estações na prefeitura de Aichi, no Japão. Este contrato marca a entrada da empresa no mercado japonês e é histórico por combinar, pela primeira vez no país, o modelo Build-Transfer (BT) com um regime de concessão, envolvendo um grupo que integra uma empresa ocidental  .

A estação de Toyohashi, em funcionamento desde 1967, abastece diariamente cerca de 80 mil metros cúbicos de água a várias cidades da região e será alvo de uma modernização integral para reforçar a eficiência e a resiliência sísmica. O projeto aposta em tecnologias de última geração, sensores inteligentes, soluções energéticas sustentáveis e numa gestão integrada do ciclo da água, consolidando a estratégia de expansão internacional da Aqualia, que já opera em 19 países e serve mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo.  

Na nossa região, a Aqualia está presente em Elvas e Campo Maior e é uma empresa de gestão de água detida pelo grupo de serviços públicos FCC (51%) e pelo fundo ético australiano IFM Investors (49%). A empresa é a quarta maior empresa de água da Europa em termos de população servida e a nona do mundo, de acordo com o último ranking da Global Water Intelligence (dezembro de 2024).

Compartilhe este artigo: