
No próximo dia 26 de outubro de 2025, Arronches será palco da 2.ª edição da Caminhada Nacional “Pare o AVC”, uma iniciativa inserida nas comemorações do Dia Mundial do AVC, promovida pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), com a coorganização dos Bombeiros Voluntários de Arronches e da Junta de Freguesia de Assunção.
A concentração está marcada para as 10 horas no Jardim do Fosso, em Arronches, para uma caminhada fácil e acessível a todas as idades, com uma distância de aproximadamente 5 km.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (até ao dia 23 de outubro), podendo ser feita presencialmente na Junta de Freguesia de Assunção (Rua de Olivença, 17, Arronches) ou através do contacto telefónico +351 245 583 239 e e-mail jfreg.assuncao@gmail.com.
Esta ação dá continuidade ao trabalho consistente que os bombeiros de Arronches têm vindo a desenvolver na área da prevenção e sensibilização para o AVC, destacando-se a realização das Jornadas de Pré-Hospitalar, com forte enfoque na resposta a situações de AVC; ações de sensibilização junto da população sénior e das crianças do 1.º ciclo; ações de formação da Via Verde do AVC, fundamentais para otimizar o tempo e a qualidade da resposta de emergência e a formação contínua dos operacionais de socorro, garantindo uma atuação cada vez mais eficaz no terreno.
A organização convida toda a comunidade a vestir vermelho ou branco e a juntar-se a esta causa.