
Cristina Mouril é a candidata do Chega à presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, nas eleições autárquicas de 12 outubro.
Com raízes nas freguesias de Degolados, em Campo Maior, e Barbacena, em Elvas, e técnica administrativa de profissão, Cristina Mouril tem 58 anos e viveu grande parte da sua vida em Lisboa. Regressou a Campo Maior há três anos, onde reside atualmente. Durante este período, tal como revela, foi-se apercebendo das “preocupações reais” dos campomaiorenses e sente que poderá ter uma palavra a dizer “e alguma coisa a dar a Campo Maior”, com propostas, entre outras áreas, ao nível da segurança e da habitação.
“Temos de tentar que os jovens não precisem sair de Campo Maior para fazerem as suas vidas e dar às empresas condições para se instalarem em Campo Maior, porque Campo Maior está aqui a dois passos de Espanha e isso é uma mais-valia para as empresas”, assegura.
Considerando que terá “muito trabalho” pela frente, no caso de vir a ser eleita, Cristina Mouril diz-se disposta a lutar por um concelho melhor. Por outro lado, a candidata quer contribuir para que, até 2027, no máximo, as Festas do Povo possam voltar a ser uma realidade. “É uma festa que é muito querida dos campomaiorenses. Se eu ganhar, e não puder ser já em 2026, porque é muito curto o espaço de tempo e porque dá muito trabalho fazer aquelas flores todas, pelo menos em 2027”, acrescenta.
Nestas eleições, o CHEGA concorre apenas à Câmara de Campo Maior, não apresentando quaisquer listas aos restantes órgãos autárquicos do concelho, numa “decisão do partido”.
Na lista à Câmara Municipal, Cristina Mouril é acompanhada por Manuel Filipe Justino Rodrigues, Luís Manuel Marques Barrigola, Beatriz Alexandra Coelho Militão, Ricardo Jorge Amiguinho Cordeiro, Célia Sofia Carrilho Ruas e Rúben Adelino Carrilho Ruas.
Lembrando ainda a hegemonia do Partido Socialista em Campo Maior, Cristina Mouril não esconde que o seu “desejo” é vencer estas eleições. “Se não for possível ganhar, pelo menos ficar bem classificada, de maneira a poder ajudar os campomaiorenses em determinadas situações”, remata.
Cristina Mouril junta-se assim à corrida às autárquicas, em Campo Maior, na qual também se encontram Luís Rosinha pelo PS, João Muacho pelo movimento independente SIM e Pedro Reis pela CDU.