A CDU (Coligação Democrática Unitária – PCP-PEV) de Portalegre vai realizar um Almoço Regional da CDU, que terá lugar no próximo domingo, 24 de agosto, às 13h00, no Salão dos Bombeiros Voluntários do Crato.
O encontro contará com a presença do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, estando previstas as intervenções do comício a partir das 14h15.
Por terem feito a diferença na vida de muitas pessoas, designadamente no serviço voluntário que prestaram no Lar de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, durante o surto de Covid-19 em 2020, o Município de Monforte promoveu, esta quarta-feira, 20 de agosto, uma cerimónia de reconhecimento público em sinal de gratidão a todos os voluntários e profissionais que, com dedicação e coragem, se destacaram no combate à pandemia.
Neste mesmo ato foi também inaugurado um monumento, da autoria da escultora Maria Leal da Costa, em homenagem a José Rita, que perdeu a vida durante o voluntariado no combate à Covid-19, reconhecendo o seu exemplo de dedicação e altruísmo para com a comunidade. A cerimónia decorreu na presença da viúva, da filha e dos netos e outros familiares e amigos do homenageado, e foi presidida pelo presidente do Município, Gonçalo Lagem.
Estiveram também presentes, em representação do Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo (a gestora do Lar), Adélio Sardinha, Vice-Presidente da Direção, e Ana Magrinho, a Diretora Técnica, o Presidente da Assembleia Municipal, Rui Maia da Silva, o Vice-Presidente e a Vereadora do Município, Fernando Saião e Mariana Mota, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Santo Aleixo, Assumar e Vaiamonte, respetivamente António Raposo, Manuel Poeta e Joaquim Peixe, o Pároco de Monforte, Padre Alexandre Medeiros, e outros representantes de vários organismos locais, entre os quais a Associação dos Bombeiros Voluntários, Centro de Saúde, Santa Casa da Misericórdia e Centro Social de Santo António de Vaiamonte.
“Não esquecemos aqueles que tudo deram para cuidar dos mais vulneráveis, num cenário desconhecido, complexo e exigente, houve pessoas que se voluntariaram e disseram presentes, fazendo a diferença na vida dos idosos do Lar de Santo Aleixo, aquando do surto de covid -19. O senhor José Rita deu a própria vida, acabando por ser infetado e falecer. Por isso é ele o rosto deste reconhecimento extensível também a todos o que se direta e indiretamente colaboraram no combate à Covid-19, voluntários e profissionais, que ajudaram a comunidade a superar este grande desafio mundial, que resultou na morte de mais de 20 mil pessoas em Portugal e mais de 7 milhões em todo o mundo”, disse o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lagem.
A Guardia Civil e a Polícia Nacional desencadearam na manhã desta quarta-feira uma ampla rusga em La Cañada–Las Moreras, Badajoz, no âmbito de uma investigação contra o tráfico de droga e roubos.
A operação teve início pelas primeiras horas da manhã, com bloqueio de acessos e buscas em várias habitações da zona. O dispositivo envolveu a Unidade de Segurança Cidadã (USECIC), a Unidade de Prevenção e Reação (UPR), guias caninos e o apoio da Polícia Judiciária.
As autoridades confirmaram que a operação ainda está em curso e que não se descarta a realização de mais detenções e apreensões nos próximos dias. Para já, o número de detidos não foi revelado oficialmente, estando a investigação sob segredo de justiça.
A Casa da Cultura de Elvas acolhe, a partir de 29 de agosto e até 4 de outubro, a exposição “Renascer com Arte”, do artista elvense Quim Moreira.
A mostra, que apresenta dezenas de pinturas deste elvense, que após uma breve pausa retoma a sua paixão, e cujo resultado irá ser dado a conhecer a todos os visitantes.
Não sendo esta a sua área profissional, a pintura e a arte sempre foram a sua paixão, tendo iniciado em 1980 o seu percurso, enquanto autodidata nas pinceladas e nas telas. Tem na sua bagagem muitos trabalhos vendidos e algumas exposições, na sua terra natal, Elvas.
A inauguração da exposição está marcada para o próximo dia 29, às 15 horas, na Casa da Cultura.
O Município de Vila Viçosa prossegue o seu investimento na melhoria das condições de vida dos cidadãos, no âmbito da Estratégia Local de Habitação e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Foram já entregues três habitações totalmente requalificadas, localizadas na Rua da Constituição de Abril, Rua Augusta e Rua 1.º de Maio.
A empreitada representa um investimento de 1.056.634,87 euros e reforça o compromisso municipal em garantir habitação condigna e de qualidade. Estas intervenções assumem-se como um contributo essencial para a valorização do património habitacional e para a promoção da coesão social em Vila Viçosa.
De 3 a 8 de setembro, Montemor-o-Novo volta a ser o palco da EXPOMOR 2025, o maior certame nacional dedicado à Pecuária Extensiva. O evento decorre no Parque de Leilões, integrado na tradicional Feira da Luz, organizada pelo Município, e é promovido pela APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo.
A EXPOMOR espera milhares de visitantes, apresentando uma exposição permanente de animais, concursos das principais raças de bovinos, ovinos, suínos e equinos, e leilões de bovinos que oferecem genética de elevada qualidade.
“Contamos com um recinto melhorado e mais atrativo. O nosso objetivo é dar a conhecer a realidade da Pecuária Extensiva e o seu contributo para a alimentação, para a preservação do território e para o combate aos incêndios e à desertificação”, sublinha Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR.
Este ano, a raça em destaque é a Bovina Alentejana, com concurso e colóquio organizados pela ACBRA – Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana, a 5 de setembro.
Outro momento alto será o Colóquio sobre a Política Agrícola, no dia 6 de setembro, às 10h00, promovido pela APORMOR em parceria com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal. Ex-governantes, dirigentes e especialistas vão debater o futuro da PAC, numa conjuntura marcada pelas propostas de cortes orçamentais no período 2027-2035.
O projeto NOTS – Nitro Organic To Soils, coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, também estará em evidência, com a apresentação de conclusões a 5 de setembro, no âmbito das AgroTalks – Fertiprado. A iniciativa defende práticas agrícolas sustentáveis, com foco na valorização das leguminosas e na redução da pegada de azoto.
No dia 4 de setembro, às 12h30, o Clube de Produtores APORMOR recebe ainda um showcooking infantil conduzido pelo Chef Fábio Bernardino, inspirado no livro “Leguminosas à mesa. Um futuro saudável e sustentável”. A atividade pretende sensibilizar as crianças para hábitos alimentares saudáveis e para a importância da agricultura sustentável.
Com mais de três décadas de atividade, a APORMOR representa cerca de 350 associados e 60 mil hectares de área de pastoreio, dinamizando a economia local com leilões regulares de bovinos, ovinos e caprinos, que movimentam anualmente mais de 57 mil animais.
📍 O programa completo da EXPOMOR 2025 pode ser consultado em www.apormor.pt.
A freguesia de Santo Aleixo, no concelho de Monforte, começa hoje, 21 de agosto, a celebrar as suas tradicionais festas de verão, em honra do seu padroeiro. Até segunda-feira, dia 25, o programa inclui largadas de touros, espetáculos musicais, atuações de bandas filarmónicas, corrida de touros e animação noturna com Summer Parties.
O arranque das festividades acontece hoje, às 18 horas, com o repicar dos sinos a anunciar o início da festa, seguido de largada de touros e, à noite, a habitual animação musical. Amanhã, sexta-feira, dia 22, haverá largada de touros, garraiada e arraial com Jorge Gomes.
No sábado, 23 de agosto, a animação sobe de intensidade com a chegada da Banda Filarmónica Veirense e o espetáculo da Banda Celtas (22h30). No domingo, 24 de agosto, destaque para a chegada da Banda Filarmónica Veirense e para a corrida de touros durante a tarde, terminando com a atuação da Banda Nova Onda (22h30).
O último dia de festa, segunda-feira, 25 de agosto, reserva o espetáculo de Thy Subry (22h30) e a atuação de Saul (23h00), garantindo uma noite de encerramento em grande.
As festas são organizadas pela Comissão de Festas em Honra de Santo Aleixo, contando com o apoio Junta de freguesia de Santo Aleixo e da Câmara Municipal de Monforte e de diversas entidades locais.
A Piscina Municipal da Ribeira de Nisa, no concelho de Portalegre, será palco de um concerto à luz das velas, no sábado, 23 de agosto, no âmbito do programa “Cultura nas Freguesias”.
Neste concerto, a voz da talentosa soprano internacional Liliana Nogueira irá entrelaçar-se com o piano, a flauta e o violino do Ensemble Ibérico.
“Não perca este espetáculo, que alia a beleza natural do espaço arborizado ao ambiente mágico proporcionado pelo cenário à luz das velas”, diz o Município de Portalegre nas redes sociais. O espetáculo, de entrada gratuita, está marcada para as 21h30.
O projeto “Cultura nas Freguesias” é uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho.
A Comissão Europeia está a preparar a terceira edição do Festival do Novo Bauhaus Europeu, evento que celebra a criação de espaços mais sustentáveis e inclusivos, a decorrer de 9 a 13 de junho de 2026, em Bruxelas.
O convite à participação é aberto a arquitetos, cidadãos, empresas, agentes culturais, investigadores e inovadores interessados em mostrar ideias e projetos alinhados com os valores do Novo Bauhaus Europeu.
O evento, no seu todo, contará com três áreas distintas: a feira, com projetos concretos que promovem os valores do Bauhaus; o festival, com iniciativas culturais e artísticas; e os Eventos Satélite, que podem ser organizados localmente, em Bruxelas, noutros países da Europa ou até noutros continentes.
O prazo para a apresentação de propostas termina a 30 de setembro para a Feira e para o Festival, e a 31 de dezembro para os Eventos Satélite. Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Passados mais de três meses após o apagão que deixou a Península Ibérica às escuras, o Governo iniciou já um estudo de impacte ambiental estratégico para “definir as zonas do país onde é propício ter energias renováveis”.
Estas zonas, explica a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, “não competem com valores de biodiversidade, de agricultura de alta qualidade, de paisagem, nem com outras atividades económicas de grande importância, como poderá ser o turismo”.
O estudo dará garantias aos promotores, que queiram fazer os seus investimentos em energias renováveis, de que terão “quase a 99 por cento” o impacte ambiental aprovado. Os mapas criados, com base neste estudo, explica ainda a governante, servem para identificar “as melhores zonas para que sejam feitos estes investimentos nas redes elétricas”.
Este estudo de impacte ambiental estratégico é apenas uma das 31 medidas anunciadas pelo Governo a 28 de julho, no que toca ao Sistema Elétrico Nacional.
O Tribunal de Instrução n.º 1 de Badajoz decretou prisão preventiva, sem fiança, para o homem detido pelo incêndio ocorrido na passada segunda-feira junto ao Ponte Real e ao tanatório da cidade.
O arguido é investigado por um crime de incêndio com risco para a vida, punido com penas de 10 a 20 anos de prisão, já que no interior do tanatório havia pessoas e as chamas atingiram também uma chabola habitada. Duas testemunhas identificaram-no como autor do fogo.
O suspeito pode estar relacionado com outros incêndios ocorridos nas últimas semanas na cidade de Badajoz.
Após ser ouvido em tribunal esta quarta-feira, o suspeito foi conduzido ao estabelecimento prisional de Badajoz.
A animação, com as tradicionais “Noites de Verão”, regressa esta quinta-feira, 21 de agosto, à Praça da República de Elvas, com uma Noite de Fados.
Participam nesta Noite de Fados, a partir das 21h30, Berta Miranda, Carla Isabel, Nelson Cardoso, Silvino Sardo, Vasco Gamelas, Marlene Mocisso, Ramiro Santos, Rosa Maria Abrunheiro, Toy Faria e Ana Isabel Cunha, acompanhados pelos músicos Jorge Silva e Joaquim Ferreira.
Seguem-se, amanhã, um espetáculo dos A.L.M.A; no sábado, dos irmãos Nuno e Cláudio Aparício; e, por fim, no domingo, uma atuação dos participantes do projeto Elvas a Cantar.
As “Noites de Verão” são uma organização da Câmara Municipal de Elvas, iniciativa com a qual a autarquia pretende dinamizar o “coração” da cidade.
Em representação da CDU, Pedro Reis é candidato à presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
Entre as medidas que o partido apresenta no seu programa eleitoral, o professor de 61 anos, membro da Assembleia Municipal de Campo Maior e do conselho nacional da FENPROF, destaca, desde logo, a luta pelos direitos dos trabalhadores da autarquia: “as 35 horas de trabalho; a aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade pelo valor máximo legal e exigência do seu alargamento; incentivo à progressão das carreiras; e a majoração dos dias de férias; valorizar as condições de trabalho de higiene e segurança no trabalho”.
As áreas da habitação, da saúde e da segurança são outras das preocupações da CDU, sendo que Pedro Reis aponta também à necessidade de se contribuir para uma educação de “maior qualidade”, com “maior autonomia e mais recursos”, em Campo Maior. “Pretendemos promover as artes, a cultura, o emprego, o turismo, o acesso aos serviços públicos em termos de igualdade e um ambiente de qualidade, com uma boa gestão do arvoredo dos espaços públicos”, acrescenta.
Por outro lado, o candidato defende uma gestão pública da água. “É importantíssima e é uma área que eu creio que, até agora, das forças políticas que têm concorrido à autarquia de Campo Maior, é apenas a CDU que tem defendido esta gestão pública da água, com todos os efeitos que isso possa ter”, recorda Pedro Reis.
Apoiar as empresas que se queiram vir a instalar em Campo Maior, criar uma Casa da Juventude e apostar numa ligação de transportes públicos da vila às cidades de Elvas e Badajoz, no âmbito da EuroBEC, são outras das propostas da CDU.
Garantindo total disponibilidade para a realização das Festas do Povo o quanto antes, Pedro Reis assegura que a CDU quer contribuir para a alteração das políticas autárquicas de Campo Maior.
Paulo Ivo Almeida, atual vereador na Câmara Municipal de Campo Maior, é o mandatário desta candidatura da CDU, que tem em Maria Leão a candidata à Assembleia Municipal.
Vasco Pereira concorre à freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Alexandra Carrajana a Degolados e Ana Cachapa a São João Baptista.
Foi em março que a Câmara de Elvas deu início à obra de reabilitação do cineteatro municipal. Resultado de um investimento de mais de dois milhões de euros, a intervenção, segundo o presidente, Rondão Almeida, será concluída já depois de terminado o atual mandato.
“A obra fez parte das Grandes Opções do Plano, para ser desenvolvida no decorrer dos anos 2024 e 2025 e é muito natural que vá até final deste ano”, começa por dizer o autarca.
Independentemente dos resultados das eleições de 12 de outubro, garante Rondão Almeida, é uma obra que, “seja quem for, tem que a terminar, uma vez que ele teve dois anos para ser executada”.
“Estamos a falar de uma obra de mais de dois milhões de euros e obras, dentro do centro histórico levam algum tempo, por causa dos acessos e das especialidades toda”, remata.
A obra que tem vindo a ser levada a cabo consiste na requalificação e modernização daquela infraestrutura cultural, com intervenção ao nível da cobertura e espaços interiores, como os camarins, promovendo a melhoria do conforto, tanto para os espectadores, como para todos os agentes da área da cultura.
A intervenção pressupõe ainda a renovação dos acabamentos dos diferentes espaços do edifício, dos elementos da envolvente exterior do edifício, alteração das cadeiras da plateia, renovação do sistema de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e respetivo equipamento, para além da renovação de todo o equipamento audiovisual e mobiliário.