Instaladas na Praia Fluvial do Complexo do Clube Náutico de Avis, as Piscinas Flutuantes proporcionam a todos, residentes e visitantes, idas a banhos em segurança, rodeados pela deslumbrante paisagem sobre o espelho de água da Albufeira do Maranhão.
Este é um local ideal para descansar, tranquilo, onde a vigilância está garantida durante a época balnear, com a presença diária de nadadores-salvadores.
O Município de Vila Viçosa viu ser aprovada a candidatura para a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Pardais. Este projeto, que é “uma prioridade estratégica”, recebe um investimento de 252.824 euros, com 85% do valor cofinanciado por fundos europeus, no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030.
“A aprovação desta candidatura é um passo fundamental para o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental do nosso concelho. A construção da ETAR de Pardais é considerada uma necessidade urgente para garantir o tratamento adequado das águas residuais, contribuindo para um Alentejo mais Verde e para a melhoria da qualidade de vida de todos”, revela a Câmara Municipal de Vila Viçosa.
A futura ETAR será “uma solução moderna e tecnologicamente avançada. A sua gestão será totalmente automatizada e contará com um sistema de alarmes em tempo real, assegurando uma operação eficiente e segura”.
A construção da ETAR de Pardais “representa um compromisso com um futuro mais limpo e sustentável”.
O sorteio da ordem das várias forças políticas nas eleições autárquicas no concelho de Elvas já foi feito, estabelecendo a ordem das candidaturas nos boletins de voto para as eleições autárquicas, abrangendo a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e freguesias.
Para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e para a maior parte das juntas de freguesia, a ordem é a seguinte:
Chega AD Movimento Cívico CDU PS
Nas freguesias de São Vicente e União de freguesias de Barbacena e Vila Fernando, onde há diferentes forças políticas a concorrer, a disposição ficou definida da seguinte forma:
Barbacena e Vila Fernando
Chega AD União de Cidadãos de Barbacena e Vila Fernando Movimento Cívico CDU PS
São Vicente
Chega AD CDU PS
Com este sorteio, ficou oficialmente estabelecida a sequência de apresentação das listas nos boletins de voto a disponibilizar aos eleitores no concelho de Elvas.
A onda de calor que marcou grande parte do país durante 16 dias chegou ao fim, depois do registo de temperaturas superiores a 40ºC sobretudo no Alentejo e no interior das regiões Norte e Centro.
A partir desta semana, os termómetros vão registar uma descida, com máximas a situarem-se entre os 32 e os 35 graus. Apesar de continuar o tempo quente, as temperaturas já ficam abaixo dos valores extremos que se verificaram nas últimas duas semanas.
As autoridades de saúde e proteção civil recordam que, mesmo com esta descida, importa manter cuidados básicos de prevenção, especialmente com grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.
Este episódio de calor intenso foi um dos mais prolongados das últimas décadas, deixando marcas no setor agrícola e colocando em alerta máximo várias regiões do país devido ao risco elevado de incêndio.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) aprovou, por unanimidade dos 15 municípios que a integram, os princípios orientadores para a reestruturação da rede de transportes públicos da região. O objetivo é reforçar a mobilidade, aumentar a frequência do serviço, simplificar o tarifário e aproximar a população dos principais serviços de interesse geral.
O processo está a ser preparado com base em dados recolhidos junto de entidades como o Instituto Politécnico de Portalegre, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, a GNR e os municípios associados. Os números revelam a importância da rede no quotidiano da região: mais de 660 estudantes deslocam-se diariamente para o Politécnico de Portalegre, cerca de 340 utentes fazem viagens intermunicipais para consultas nos hospitais de Elvas e Portalegre e dezenas de militares da GNR percorrem todos os dias trajetos casa-trabalho.
Entre as medidas aprovadas destaca-se a criação de um passe de rede, em substituição dos atuais passes de linha, bem como passes combinados com outros operadores. Está ainda prevista a reorganização e reforço dos horários, a otimização das linhas para reduzir tempos de viagem, a melhoria da articulação com transportes ferroviários e de longo curso, e a modernização das paragens para maior acessibilidade.
Segundo a CIMAA, a nova rede será pensada para responder melhor às necessidades de mobilidade da população, contribuindo também para reduzir a sinistralidade rodoviária em percursos longos e reforçar o acesso a emprego, educação, saúde e lazer.
Com o atual contrato de concessão a terminar em agosto de 2026, a CIMAA já prepara os elementos necessários para o lançamento do concurso público internacional que definirá o futuro da rede de transportes da região.
A festa de encerramento do Programa “Estremoz Férias de Verão” e do Programa de Ocupação de Jovens (POJ) teve lugar na passada quinta-feira, 14 de agosto. O evento, que serviu para celebrar as aprendizagens e convivências, contou com a presença do presidente da Câmara, José Daniel Sádio, da vereadora Sónia Caldeira e do presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Catarino.
O projeto “Estremoz Férias de Verão” contou com a participação de 160 crianças, com idades entre os três e os dez anos, que desfrutaram de atividades recreativas, desportivas e pedagógicas, sempre acompanhadas por equipas técnicas dedicadas e qualificadas. Foram semanas repletas de diversão, crescimento e de formação de novas amizades.
Simultaneamente, o Programa de Ocupação Jovem envolveu 60 jovens entre os 13 e os 18 anos, proporcionando-lhes a oportunidade de ter o primeiro contacto com o mundo do trabalho, através de experiências em diversos serviços do Município. Esta iniciativa fomentou o desenvolvimento de responsabilidade, autonomia e participação cívica entre os nossos jovens.
Estes projetos reforçam o compromisso do Município de Estremoz com o bem-estar e o crescimento das crianças e jovens do concelho, oferecendo-lhes oportunidades valiosas durante o período de férias escolares.
O Município de Monforte promove amanhã, dia 20 de agosto, quarta-feira, a partir das 19h00, uma cerimónia de reconhecimento público aos voluntários e profissionais que se destacaram no combate à pandemia de Covid-19, em especial no apoio prestado ao Lar de Santo Aleixo durante o surto de 2020.
O momento será marcado pela gratidão a todos aqueles que, com coragem e dedicação, fizeram a diferença na vida de muitas pessoas em tempos de grande adversidade.
Na mesma ocasião será também inaugurado um monumento em homenagem ao Senhor José Rita, voluntário que perdeu a vida enquanto ajudava a comunidade durante a pandemia, simbolizando o exemplo maior de altruísmo e entrega ao próximo.
A cerimónia decorrerá na Rua 25 de Abril, junto ao Centro Cultural de Santo Aleixo, e é dirigida a toda a população, convidada a associar-se a este ato de memória e reconhecimento.
A freguesia de Santo Aleixo vai viver, de 21 a 25 de agosto de 2025, as tradicionais Festas em Honra do seu padroeiro. O programa inclui largadas de touros, espetáculos musicais, atuações de bandas filarmónicas, corrida de touros e animação noturna com Summer Parties.
O arranque das festividades acontece a 21 de agosto, com o repicar dos sinos a anunciar o início da festa, seguido de largada de touros e, à noite, a habitual animação musical.
Na sexta-feira, dia 22, haverá largada de touros, garraiada e arraial com Jorge Gomes.
No sábado, 23 de agosto, a animação sobe de intensidade com a chegada da Banda Filarmónica Veirense e o espetáculo da Banda Celtas (22h30).
No domingo, 24 de agosto, destaque para a chegada da Banda Filarmónica Veirense e para a corrida de touros durante a tarde, terminando com a atuação da Banda Nova Onda (22h30).
O último dia de festa, segunda-feira, 25 de agosto, reserva o espetáculo de Thy Subry (22h30) e a atuação de Saul (23h00), garantindo uma noite de encerramento em grande.
As festas são organizadas pela Comissão de Festas em Honra de Santo Aleixo, contando com o apoio Junta de freguesia de Santo Aleixo e da Câmara Municipal de Monforte e de diversas entidades locais.
O Festival do Crato, na 39.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia, está pronto para receber milhares de visitantes, celebrando décadas de história e identidade regional. O evento contará com cerca de 20 artesãos regionais, gastronomia típica e um restaurante oficial de inspiração local.
Joaquim Diogo
O evento vai decorrer entre 27 e 30 de agosto, estando pronto para receber todos os festivaleiros e visitantes que se queiram juntar à celebração, como nos refere o presidente do Município do Crato Joaquim Diogo, que destaca o programa musical de grandes nomes: “a edição deste ano conta com a presença de Skunk Anansie, que é uma banda mítica de rock britânica, que volta a subir ao palco do Crato. O cartaz traz ainda várias novidades, com artistas como Wet Bed Gang, Plutonio, Jura, Lon3r Johny e Prof Jam, Luís Trigacheiro, GNR, Nena, Fernando Daniel e, para o público mais jovem, Matuê, atualmente num patamar de grande destaque no panorama musical”.
A programação inclui ainda atividades para crianças, com pinturas faciais, insufláveis, jogos e uma pulseira especial onde os pais podem colocar o contacto para maior segurança. O festival mantém uma forte aposta na mobilidade e segurança, oferecendo nove circuitos de transporte no distrito de Portalegre, bem como parcerias com a Rede Expressos e a CP. “O objetivo é que os visitantes possam chegar e regressar de forma tranquila, evitando o uso do carro”, refere Joaquim Diogo.
O autarca faz questão de destacar ainda a data extra. “Este ano, o evento ganha uma novidade: um dia adicional, 26 de agosto, com uma programação especial. Nesse dia, o destaque vai para Os Vizinhos, pois toda a gente canta “Pôr do Sol”, e para uma surpresa muito aguardada: o grupo Raiz, da nossa região, que convidou artistas como ÁTOA, Los Romeros, Afonso Drubaz e Kika. Acreditamos que este será um momento marcante, capaz de ficar na memória e, no futuro, ser recordado como um ponto de viragem na carreira da banda, este espetáculo realizado no Festival do Crato. A noite contará ainda com atuações dos Cutting Crew, banda dos anos 80, com êxitos bem conhecidos, e terminará a noite ao som de Remember Old Times”, remata.
Ontem, uma equipa de bombeiros de Elvas integrou o contigente que seguiu para o incêndio que deflagrou em Silvares, no concelho do Fundão, integrados no Grupo de Combate do Alto Alentejo.
O dispositivo foi constituído por um veículo florestal com cinco operacionais e uma ambulância de socorro com dois elementos, reforçando o combate às chamas na região da Beira Interior.
Sara Correia, Para Sempre Marco, Quim Barreiros, Abraham Mateo, Slow J e D.A.M.A, com Los Romeros como convidados, são os cabeça de cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, que promete noites de muita animação, de 19 a 28 de setembro, no Parque da Piedade, em Elvas.
Desta vez, a Câmara Municipal de Elvas aposta num artista espanhol – Abraham Mateo – com o objetivo de “piscar o olho” aos vizinhos do outro lado da fronteira. “Vamos apostar neste artista internacional, para atrair mais visitantes, porque não nos podemos esquecer que temos um milhão de pessoas aqui na Extremadura. É um artista que está em ascensão em Espanha”, revela o vereador Cláudio Monteiro.
Para além do Palco São Mateus, onde terão lugar os espetáculos “maiores”, o certame conta, uma vez mais, com o Palco da Feira, que volta a dar espaço a vários grupos musicais e grupos de baile do concelho. Ao todo, passarão pelo evento 36 grupos musicais, havendo, novamente, um dia dedicado aos mais novos, com espetáculos infantis de Super Wings e Bluey. A festa arranca no dia 19 com o fado de Sara Correia.
Um novo pórtico de entrada, onde estará em destaque “a beleza e o património de Elvas”, a Divertilândia, com um “novo conceito e uma temática completamente diferente”, o espaço de street food, os restaurantes, o meeting point, os stands institucionais e de artesanato e a TV São Mateus voltam a ser outros dos atrativos do espaço.
No evento, avança Cláudio Monteiro, a Câmara Municipal de Elvas investe meio milhão de euros, com a previsão de um grande retorno para a economia local. “O retorno é muito maior que 500 mil euros”, assegura o autarca.
As entradas no evento promovido pela Câmara Municipal de Elvas, no decorrer das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, voltam a ser gratuitas.
O evento foi apresentado, na manhã desta terça-feira, 19 de agosto, em conferência de imprensa, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.
Programação do Palco da Feira: Voz Amiga da Terrugem, no dia 19; Cantadores da Planície, no dia 20; C&R no dia 21; Noite de Fados com artistas elvenses no dia 22; Renovação 2000 no dia 23; Henrique Belacorça no dia 24; Brigada 14 de Janeiro no dia 25; Xumbo Torto no dia 26; Roncas d’Elvas no dia 27; e Jorge Gomes no dia 28.
Programação do Palco São Mateus: a 19 de setembro sobem ao palco Bombazine e Sara Correia; no dia 20 de setembro os Moura Encantada e o espetáculo Para Sempre Marco; no dia 22 de setembro, durante a tarde acontecem dois espetáculos infantis e para toda a família, “Super Wins” e “Bluey”. A 24 de setembro sobe ao palco o Tributo a Julio Iglesias, Tour Me Va Me Va (Jorge Goes) e Quim Barreiros; no dia 25 de setembro atua o grupo A Portuguesa e o artista espanhol Abraham Mateo; a 26 de setembro há concerto com os Soversion e Slow J, e a encerrar os festejos, no dia 27 de setembro, os Rumo ao Sul e DAMA, com Los Romeros como convidados.
O feriado municipal de Vila Viçosa celebrou-se no passado sábado, 16 de agosto.
Nesse mesmo dia celebrou-se também o 146.º aniversário de João Augusto do Couto Jardim, o homem que o Município de Vila Viçosa escolheu para definir o seu feriado municipal.
O Município de Vila Viçosa, na presença da vereadora Mónica Lobo e da chefe de Gabinete, Paula Queiroz, depositou uma coroa no busto de João Augusto do Couto Jardim, em sua homenagem. Também esteve presente o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Jorge Rosa, para homenagear o ilustre calipolense.
João Augusto do Couto Jardim nasceu em 1879, em Vila Viçosa, onde passou a sua infância e adolescência. Filho do médico João Gomes Jardim e de Maria Olímpia do Couto Jardim, concluiu o seu Curso de Medicina na Universidade de Coimbra, em julho de 1903. Após essa data regressou a Vila Viçosa para exercer a profissão de médico, na terra que o viu nascer.
A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, a adjudicação das empreitadas de Construção de Piscinas Municipais em Vila Boim e de Ampliação do Lar de Santa Eulália.
A empreitada de construção das Piscinas Municipais de Vila Boim, com um investimento de mais de 894 mil euros, contempla a construção de dois pisos: primeiro será composto pela zona técnica, enquanto que o piso térreo terá receção e depósito de roupa; vestiário feminino, cabines individuais, balneário feminino com instalação sanitária para mobilidade condicionada; zonas de circulação; vestiário masculino, cabines individuais, balneário masculino com instalação sanitária para mobilidade condicionada; bar, arrumos; gabinete de pessoal; instalações sanitárias e gabinete de primeiros socorros. A mesma terá capacidade para 216 pessoas.
Já no que respeita ao projeto de ampliação do Lar de Santa Eulália, num investimento na ordem dos 1 milhão e 350 mil euros, irá permitir a construção de um novo edifício, com todas as infraestruturas necessários e com uma resposta para mais 20 camas.
Os eleitos aprovaram, por unanimidade, a atribuição do Diploma de Mérito Municipal Cultural a Maria José Rijo, em reconhecimento pelos seus relevantes contributos para a cultura do concelho e para a dignificação da criação artística e literária no Alentejo.
Aprovada a proposta de atribuição do topónimo Rua Semanário Linhas de Elvas, por unanimidade, a ser colocado numa artéria da cidade, transversal à Estrada de Santa Rita, no ano em que completa 75 anos da sua fundação.
A solicitação de cedência temporária de terreno para apoio logístico à Feira de São Mateus, assim como o pedido de cedência de espaço para “O Clube do Diabético” foram aprovados, este último com um voto contra.
A instauração de processo de inquérito foi aprovada com um voto contra e três a favor.
Aprovada a adjudicação do concurso público para Fornecimento de Refeições Escolares para os Agrupamentos Escolares de Elvas e a minuta.
Aprovadas várias cedências de espaços e transporte a instituições e coletividades do concelho.
Atribuídos apoios a AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura – retificação de valor, Associação Coletivo 7350, Associação Empresarial de Elvas e Associação de Jovens “Os Aldeolas” de Santa Eulália.
O restaurante Pompílio, em São Vicente, está a celebrar meio século de existência: 50 anos que atravessam gerações, mantendo-se como símbolo de hospitalidade e boa cozinha.
A história deste negócio de família, fundado a 18 de agosto de 1975, hoje liderado pelos irmãos Manuel João e Rui Rodrigues, começou com a sua mãe, Sofia, cuja dedicação e talento culinário construíram uma reputação sólida. Hoje, o Pompílio é uma referência da gastronomia alentejana.
Em declarações à Rádio ELVAS, Manuel João começa por recordar a origem do restaurante, que tem vindo a crescer ao longo dos anos: “os pais começaram com duas casinhas pequeninas e a mãe como cozinhava relativamente bem, as pessoas começaram a vir”. Depois de terem terminado o ensino secundário, os dois irmãos foram desafiados pelo pai a darem seguimento ao negócio. “Ampliámos a parte da sala e aí começou o nosso negócio mais a sério. Há cerca de dez anos, montámos uma empresa de catering e temos vindo a crescer”, acrescenta.
“São 50 anos de história, em que temos tido êxito, com mais alegrias que tristezas”, diz, por sua vez, Rui, que embora lembre “alguns momentos difíceis”, assegura que o sucesso do estabelecimento está espelhado neste meio século de vida do restaurante.
Este é um negócio que continua a ter na família o seu maior alicerce, sendo que, para além da esposa de Manuel João, que é a chef de cozinha, o filho de Rui começou já a colaborar com o restaurante a tempo inteiro. Também o filho de Manuel João, por “cozinhar muito bem”, sempre que pode, dá uma mãozinha, entre tachos e panelas, à sua mãe.
“Fazer de cada cliente um amigo”, tem sido, desde sempre, o lema do Pompílio, porque, diz Rui, “não se trata só de servir comida. Trata-se de servir bem as pessoas que por aqui passam”.
Estes 50 anos do restaurante serão celebrados na noite desta terça-feira, 19 de agosto, com um pequeno arraial, para o qual Manuel João e Rui convidam amigos e clientes. E porque não é todos os dias que se fazem 50 anos, a festa contará com “algumas surpresas agradáveis”.
Ao longo destes anos, o restaurante tem sido distinguido com os mais diversos prémios, como PME Líder. Em breve, o restaurante sofrerá algumas intervenções, com vista à sua modernização, após uma candidatura ao Programa Regional do Alentejo 2030, no domínio da Inovação e Restauração.
O grande incêndio que lavra em Jarilla, na Estremadura espanhola, já destruiu 15.464 hectares num raio de 150 quilómetros, sendo considerado o maior fogo da região no último século.
No oitavo dia de atividade, as chamas avançam em direção à Garganta de los Papúos, no Vale do Jerte, uma das zonas que mais preocupa as autoridades. Segundo o conselheiro da Presidência do Governo da Estremadura, Abel Bautista, mantém-se a evacuação de Rebollar, da zona de Hervás (com cerca de 80 habitações) e de casas isoladas em Jerte, Navaconcejo, Tornavacas e Cabezuela del Valle. Já o confinamento de Hervás e a evacuação de Gargantilla foram levantados ao final da tarde de segunda-feira.
O incêndio, que já entrou na província de Salamanca, continua a ser combatido por centenas de operacionais. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visita esta terça-feira, às 12h45, o Posto de Comando Avançado instalado em Jarilla.
A animação, com as tradicionais “Noites de Verão”, regressa à Praça da República de Elvas, na próxima quinta-feira, 21 de agosto, com uma Noite de Fados.
Participam nesta Noite de Fados, a partir das 21h30, Berta Miranda, Carla Isabel, Nelson Cardoso, Silvino Sardo, Vasco Gamelas, Marlene Mocisso, Ramiro Santos, Rosa Maria Abrunheiro, Toy Faria e Ana Isabel Cunha, acompanhados pelos músicos Jorge Silva e Joaquim Ferreira.
Seguem-se, na sexta-feira, dia 22, um espetáculo dos A.L.M.A; no sábado, no dia 23, dos irmãos Nuno e Cláudio Aparício; e, por fim, no domingo, dia 24, uma atuação dos participantes do projeto Elvas a Cantar.
As “Noites de Verão” são uma organização da Câmara Municipal de Elvas, iniciativa com a qual a autarquia pretende dinamizar o “coração” da cidade.