A freguesia de Assunção, em Arronches, prepara-se para celebrar as Festas em Honra de Nossa Senhora da Assunção amanhã sexta-feira, 15 de agosto, com um programa repleto de momentos religiosos, culturais e musicais.
Organizado pela Junta de Freguesia de Assunção em parceria com a Paróquia de Arronches, o evento tem início às 10h00 com a Missa Solene na Igreja Matriz, animada pelo coro da igreja. Segue-se, às 11h00, uma procissão pelas principais ruas da vila, acompanhada pela Banda Euterpe.
Ao meio-dia, decorre a tradicional Benção dos Animais, seguida de um Desfile Etnográfico de Carroças promovido pela Associação “Os Romeiros de Esperança”, com animação a cargo do Grupo das Pedrinhas de Arronches.
O dia culmina com um espetáculo musical às 22h00, na escadaria da Igreja Matriz, com atuações dos fadistas Diogo Pombas, Tina Colaço, Luís Carlos Fadistinha e Sónia Gomes, acompanhados por Nuno Esequiel na guitarra portuguesa, Alexandre Silva na guitarra clássica e Fernando Nani na guitarra baixo.
Durante o evento haverá serviço de bar, cujas receitas revertem a favor da paróquia. A festa conta com o apoio de várias entidades locais, reforçando o espírito comunitário e a devoção que marcam esta celebração anual.
No feriado de 15 de agosto, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos assinala o seu 78º aniversário com um programa especial que une tradição, desporto e comunidade.
Cerimónias já começaram às 9h com o içar da bandeira, na sede do clube, na Rua dos Chilões, seguido-se da reabertura do bar-restaurante. Às 9h15, teve início uma caminhada pela cidade, evocando as históricas arruadas dos tempos áureos do clube.
Na manhã desta sexta-feira, na sede do clube, falámos com o presidente, professor João Pedro Ruas, neste dia, de comemoração que se junta muita gente. Volta a ter muita vida aqui à sede do clube. É também um desafio para que de futuro continuemos a ter muita gente , muito sócios a frequentar a sede? “Sim, é um dos nossos objetivos, é voltar a trazer gente aqui à sede, a julgar pelo que estamos a ver. Estamos muito contentes, pois estamos a cumprir um dos nossos objetivos, voltar a ter vida na sede do Elvas. Foi feito aqui um trabalho de recuperação nestes últimos meses, como nesta sala onde estamos, que é uma sala de convívio, também com o bar e com a sala de troféus, que é uma espécie de museu do Elvas, que também ainda tem que juntar todos os troféus do clube. Foi possível em tempo recorde, tudo em pouco tempo, e dentre das nossas possibilidades e recursos foi aquilo que fizemos, criámos um espaço para a sala de jogos, que já temos jovens da formação cá presentes, para poderem estar antes e depois dos jogos. Depois o bar, também para dar vida à sede e aqui à zona, no centro histórico. E depois, mais tarde, vamos ver ali a sala dos troféus, onde vai estar tudo mais organizado do que o que estava”.
João Pedro Ruas acrescenta ainda que “O clube foi campeão da terceira divisão, mas tem outros troféus também, e muitas taças que ao longo dos anos foram ganhas pelos atletas, temos mesmo cerca de 500 taças ligadas à nossa formação. Convites de torneios importantes, das competições distritais, presenças nos campeonatos nacionais. É isso que, não para já, mas com o tempo, queremos também que seja nesta sala que fiquem muitos dos nossos troféus expostos”.
Às 11h, realiza-se a missa de sufrágio na Igreja do Salvador, em homenagem aos sócios, atletas e dirigentes já falecidos. Ao meio-dia, será inaugurada a nova sala de troféus “Melo e Sousa”, em tributo ao fundador do clube.
Durante a tarde, a sede irá receber torneios de setas e matraquilhos, culminando com a apresentação dos novos equipamentos dos escalões jovens às 18h. O dia encerra com um jantar comemorativo no Campo Pedro Barrena, aberto a todos os interessados.
“O Elvas” continua a afirmar-se como um símbolo do desporto, da cultura alentejana e dos elvenses, mantendo viva a sua missão de unir gerações através do futebol e da memória coletiva
Esta sexta-feira, feriado nacional de 15 de agosto, promete muita animação em Borba, por ocasião das festas em honra do Senhor Jesus dos Aflitos.
Logo pelas 10h30, haverá garraiada, no Bairro Popular 1º de Maio; segue-se missa, ao meio-dia, na Igreja de São Bartolomeu; e às 14 horas Rally Paper.
A associação 33 CLBike organiza, a partir das 22 horas, um passeio noturno de BTT, estando o momento mais aguardado marcado para as 22h30, quando Rita Guerra subir ao palco.
Após o concerto de Rita Guerra haverá ainda animação musical, pela noite dentro, com a Dupla Mete Cá Sets e o DJ Diazz.
O artista plástico campomaiorense Luís Silveirinha foi desafiado pelo Município de Campo Maior a expor as suas obras, uma vez mais, no espaço.arte, onde tem patente ao público, até amanhã, sábado, 16 de agosto, “Subtil e Clara Luz”.
O exercício assumido para esta exposição é claro e alinha-se com muito do que tem sido o trabalho do artista. Influenciado por uma nova vivência da luminosidade, trazida por uma recente mudança de atelier, o artista percorre, ao longo de 26 obras, o sempre relevante e inevitável trilho até ao ponto de fusão entre visibilidade e invisibilidade.
Nas palavras do autor da exposição o conceito de “Subtil e Clara Luz” surge “através da luz que entra nos desenhos, como se fosse uma luz que entra dentro da água, elaborando consigo diversas formas e que consegue-nos dar uma ideia, não totalmente visível de todo o panorama, portanto é essa claridade que não é total, mas que é rara, subtil e suficiente para se conseguir ver”.
Segundo o curador Daniel Madeira, nesta exposição, que conta com “um traço muito próprio e característico”, as obras “estão muito relacionadas com o mundo da natureza”. Para Daniel Madeira, é possível o público fazer um exercício de interpretação, no sentido de observar as obras e refletir se as mesmas são um “antecedente” da natureza ou se são uma experiência “pós” natureza: “pode ser uma experiência retirada depois de alguém passar pela natureza e, posteriormente, trabalha no papel essa relação com as flores, plantas e com o ambiente”.
Neste feriado nacional de 15 de agosto passam 78 anos sobre a fusão entre o Sport Lisboa e Elvas e o Sporting Clube Elvense que deu origem a “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos.
A efeméride vai ser celebrada ao longo dessa sexta-feira com um programa de atos que terá por principais cenários a sede do clube e o Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.
As comemorações terão início às 9 horas com a cerimónia de içar da bandeira na sede da Rua dos Chilões, após a qual terá lugar o ato de reabertura do bar-restaurante no 1º andar das instalações.
Para as 9h15 está anunciado o arranque de uma caminhada pela cidade, com partida do exterior da sede e aberta à participação de gente de todas as idades.
Quando forem 11 horas tem início na Igreja do Salvador a habitual Missa de sufrágio pelos sócios, atletas e dirigentes já falecidos.
Ao meio-dia será tempo de regressar à sede para inaugurar o novo Museu de “O Elvas”, no qual figurarão taças, troféus, fotografias, equipamentos e outros artigos relacionados com ahistória do Clube Alentejano de Desportos desde 15 de agosto de 1947.
É ainda nas instalações sociais da Rua dos Chilões que se realizarão dois torneios ao longo da tarde: setas, a partir das 13 horas; e matraquilhos, com início às 15 horas.
O Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal acolherá às 18 horas a apresentação dos novos equipamentos dos escalões jovens para a época futebolística 2025/26. Segue-se por último, também no Campo Barrena, o jantar comemorativo dos 78 anos de vida de “O Elvas” CAD.
No feriado desta sexta-feira, 15 de agosto, o programa das festas de verão, na freguesia de São Vicente e Ventosa, arranca pelas 8h30, com a realização de uma arruada com a Charanga das Fresquinhas, que irá acompanhar, a partir das 9 horas, o tradicional peditório da colcha.
Pelas 10 horas, realiza-se a missa e a procissão, com o padre António Carlos, em honra de Nossa Senhora do Rosário. A charanga fará o acompanhemento musical destas cerimónias religiosas, ainda antes de, pelas 18 horas, participar também na garraiada, na praça de touros da aldeia.
O Duo Musical C&R anima o baile a partir das 22 horas, com a animação da noite, dedicada ao reggaeton, a ficar a cargo do DJ Cuba.