Bayron Munton dá vitória ao Feirense/Beeceler 32 anos depois

O sul-africano Byron Munton (Feirense-Beeceler) venceu a quarta etapa da 86ª Volta a Portugal Continente que terminou no Alto da Senhora da Graça, tornando no primeiro corredor africano a triunfar no Monte Farinha, numa etapa que teve de tudo, incluindo uma neutralização em Vila Real por causa dos fogos que devastam a Serra do Alvão.
Trinta e dois anos depois de em 12 de agosto de 1993, Quintino Rodrigues ter ganho a 12ª etapa da Volta, que curiosamente terminou na Senhora da Graça, onde também tinha ganho no ano anterior pela equipa da Feira, um corredor do Feirense voltou a levantar os braços no risco da meta e no pódio da “Portuguesa”.
A tirada fica marcada peça neutralização decidida pela Organização e Colégio de Comissários depois de consultar a Autoridade Nacional de Emergência Proteção (ANEPC) por não estrarem reunidas as condições de segurança par se atravessar o Alvão por causa dos violentos incêndios que consomem as florestas da região transmontana.
A corrida foi interrompida em Vila Real quando estavam percorridos 132,3 quilómetros e reatada após a Campeã, tendo sido percorridos mais 44 quilómetros.
Na altura existia em grupo de cinco corredores na frente a corrida, seguido por um grupo intermédio de sete corredores a 2’00” e o pelotão a 3’00”.
A corrida foi reiniciada com os corredores a saírem para a “segunda parte” da etapa com estas diferenças de tempos que tinham quando foram mandados parar após a meta volante de Vila Real e fizeram cerca de 15 quilómetros a pedalar em ritmo de passeio, o que para muitos pode ter significado uma quebra de ritmo.

Pavilhão do Sporting Campomaiorense acolhe sessão sobre possibilidade de Festas do Povo em 2026

A vontade de realizar as Festas do Povo está de novo presente entre os campomaiorenses. A Feira de Santa Maria de Agosto é também uma época onde as flores de papel e as tradições são mais fortes, incentivando a memoria coletiva.

Para tentar auscultar os campomaiorenses, realiza-se esta noite uma sessão no Pavilhão Gimnodesportivo, do Sporting Clube Campomaiorense para se poder aferir e refletir da possibilidade de realização de festas em 2026.

João Manuel Nabeiro disse aos nossos microfones que “os campomaiorenses estão sedentos e com uma vontade enorme que isso seja efetivamente uma realidade. Obviamente que este calor que é próprio das festas (provocado pela Feira de Santa Maria de Agosto), também nos faz reviver essas mesmas memórias e acima de tudo essa vontade enorme que todos têm que seja uma realidade. Portanto, hoje, quarta-feira à noite vamos ter aqui no Pavilhão Gimnodesportivo do Sporting Clube Campomaiorense uma sessão que acima de tudo servirá de incentivo, servirá também e muito de reflexão”.

“Vamos efetivamente a ver o que é que sai dessa mesma reunião” acrescentou João Manuel Nabeiro que reiterou ainda que “não se trata de uma reunião que seja deliberativa, mas sim acima de tudo, para mostrar que o povo quer essas mesmas festas (do Povo). E como todos sabemos, as festas existem quando o povo quer”.

As Festas do Povo de Campo Maior foram inscritas, a 15 de dezembro de 2021, na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Realizadas sem periodicidade fixa, a ultima edição realizou-se há 10 anos, em 2015, estas celebrações transformam a vila num autêntico jardim de flores de papel, feitas à mão pelos habitantes. Mais do que um evento, são uma expressão coletiva da identidade e do espírito comunitário de Campo Maior.

E-Lar: candidaturas a apoio para trocar eletrodomésticos a gás arrancam a 30 de setembro

As candidaturas ao programa E-Lar têm início a 30 de setembro.

Esta é uma nova medida do Fundo Ambienal, que prevê apoio às famílias que pretendem promover a transição energética no setor doméstico.

Através de vouchers digitais, famílias vulneráveis com tarifa social de energia vão poder trocar gratuitamente os seus fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos mais eficientes.

Os vales de apoio podem chegar quase aos 1700 euros.

Documentário “Silvestres” de Miguel Cortes Costa estreia a 31 de agosto na SIC

O documentário “Silvestres”, do realizador elvense Miguel Cortes Costa, estreia a 31 de agosto, no programa “Vida Selvagem” da SIC.

Trata-se de um projeto que o realizador de documentários de natureza desenvolveu com Carolina Castro Almeida, com quem tem uma produtora audiovisual dedicada a história natural, ciência e património (www.lengalengafilmes.com).

“Silvestres” tem por base um projeto “que pretende contrariar o declínio de polinizadores na Quinta do Marquês de Pombal”, com o filme a juntar história e ecologia.

Já em 2020, Miguel Cortes Costa viu estrear o seu primeiro documentário, “Malcata”, na SIC.

Jovens com entrada gratuita nas piscinas de Arronches e Esperança na terça-feira

A Câmara Municipal de Arronches assinala o Dia Internacional da Juventude, na terça-feira, dia 12 de agosto, com entradas gratuitas, para os mais novos, na Piscina Municipal Miguel Lagarto, em Arronches, e na Piscina Municipal de Esperança.

A entrada é gratuita, neste dia, para os jovens entre os 11 e os 25 anos. Entre as 16 e as 20 horas haverá ainda animação musical: com DJ Izy, na piscina de Arronches, e com DJ Tabelas, na de Esperança.

José Cid, Plutonio e Cuca Roseta na edição deste ano da Expo Mora

Mora volta a ser palco de um grande evento que junta cultura, música, tradições locais, gastronomia, convívio e muita animação num só espaço durante três dias.

A Expo Mora, que na edição deste ano, acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, conta com os espetáculos de José Cid, Plutonio e Cuca Roseta, prometendo noites inesquecíveis para todos os gostos.

Durante todo o certame há muito para explorar: Espaço Infantil, Exposições, Tasquinhas, Bares, DJs e Animações de Rua que garantem diversão para toda a família.

Exposição de fotografia de Marques Valentim dá a conhecer “o antes e depois” da obra do Cineteatro de Vila Viçosa

Uma exposição, formada por cerca de meia centena de fotografias, dá a conhecer duas realidades distintas do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa: “o antes e o depois” da obra de requalificação, inaugurada em novembro do ano passado.

Lembrando o “percalço” da obra do edifício, após o incêndio que consumiu parte daquele espaço cultural, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, explica que, com a mostra, da autoria de Marques Valentim, procura-se dar a conhecer “a forma como essas intervenções de reabilitação foram sendo feitas”.

A exposição, inaugurada a 31 de julho, e que leva a uma viagem pela história e pela transformação daquele equipamento cultural de Vila Viçosa, está disponível para visita até ao próximo dia 24 de agosto.

Baile com Duo C&R este domingo à noite em Campo Maior

Até ao próximo dia 17, Campo Maior está em festa, com a tradicional Feira de Santa Maria de Agosto.

Para este domingo, 10 de agosto, a programação do evento contempla, pelas 22 horas, no palco instalado no Jardim Municipal da vila, um baile com o Duo C&R.

Amanhã, segunda-feira, dia 11, à mesma hora, o baile ficará a cargo de Nem + Nem -.

Feira de Santa Maria de Agosto em fotografias

A Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, transformou o Jardim da Avenida num jardim de flores de papel, com o colorido e a arte dos campomaiorenses. Três ruas e o coreto no jardim, mostram um pouco do que são as grandes festas das flores, as Festas do Povo de Campo Maior, com duas ruas de stands onde várias associações, entidades, empresas e artesãos mostram aos seus produtos.

Veja a nossa fotoreportagem

Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos arrancam esta segunda-feira em Borba

As Festas de Borba, em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, realizam-se entre esta segunda-feira, 11 de agosto, e o próximo dia 18.

Com um programa de atividades variado, organizado pelo município em colaboração com as associações do concelho, o evento conta também com um cartaz de espetáculos com artistas conhecidos do grande público, com vista a atrair visitantes à cidade.

De acordo com Sofia Dias, vereadora na Câmara de Borba, “estas são as principais festas de Borba a nível cultural”. “São também as festas de família, de reunião. É nesta altura que muitas pessoas que estão emigradas vêm para ver as suas famílias e para estar com as suas famílias”, adianta.

O evento, garante a autarca, contempla uma “programação diversa, a contar com os mais jovens e a contar também com o público mais adulto e mais idoso, que também “muito recorre” a estas festas. “É um bom programa a nível artístico, com artistas de renome a nível nacional. Irá também ser complementado com a série de iniciativas das nossas associações, que nos têm ajudado a diversificar e a ampliar esta nossa programação”, remata.

Do cartaz de espetáculos da edição deste ano das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos fazem parte os Bandidos do Cante, que sobem ao palco no dia 14. Seguem-se Rita Guerra, no dia 15, os D.A.M.A, no dia 16, e Fifi Milho, no dia 17.

Verão em Campo Maior é mais divertido e refrescante nas piscinas municipais

Por esta altura do verão sabe bem um mergulho nas águas frescas de qualquer piscina, mas todos os cuidados são poucos. Nas Piscinas Municipais de Campo Maior, à semelhança de todas as outras, é aos nadadores-salvadores a quem cabe a responsabilidade por olhar pelos frequentadores daquele equipamento de lazer.

Lembrando a importância do uso de protetor solar e da ingestão de muita água, em dias de maior calor, David Sardinha, um dos nadadores-salvadores de serviço, começa por lembrar que, nas piscinas da vila, é obrigatório o uso de touca.

Ainda que sem registo de incidentes de maior até ao momento, David chama a atenção para os habituais mergulhos, que por vezes podem ser arriscados. “Às vezes, o pessoal ainda aqui a correr, e tenta fazer mergulhos, mas podem bater com a cabeça ou algo do género”, alerta, por mais que diga que os frequentadores das piscinas de Campo Maior estão já “educados para essas situações e já sabem os riscos que correm”.

Sobretudo durante a semana, a responsabilidade acaba por ser maior para David e para os restantes nadadores-salvadores, ou não fossem as piscinas frequentadas, quase que em exclusivo, pelas crianças dos diferentes ATLs da vila. “Mas estamos aqui para que corra tudo bem e que seja um verão divertido”, remata David Sardinha.

As Piscinas Municipais de Campo Maior, que abriram ao público a 14 de junho, funcionam todos os dias, até 7 de setembro, de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 19h30, e às segundas-feiras apenas a partir das 15 horas.

Piscinas de Elvas são ponto de encontro para os jovens durante o verão

As piscinas municipais de Elvas, nesta altura do verão, continuam a ser a escolha de muitos, dos mais novos aos mais velhos, para fazer face ao calor. Sobretudo os jovens, durante esta, que é a maior pausa letiva do ano, encontram aqui uma forma de passar grande parte dos seus dias com os amigos.

É o caso de João Santos, que embora goste muito de praia, aproveita o tempo quente para muitos mergulhos nas piscinas da cidade, onde a água, garante, é “boa” para matar o calor. “Venho aqui para as piscinas pelo convívio e aproveito as férias de verão para jogar à bola com os amigos, ir à praia e sair à noite”, revela.

Também Adelino Prudêncio explica que, habitualmente, aproveita as férias do verão, para além das idas quase diárias à piscina, para “sair com os amigos e conviver com eles”. Questionado sobre os cuidados que tem com o sol, este jovem garante que quase nunca faz uso de protetor.

Já Madalena Trindade, de São Romão, garante que gosta de passar parte dos seus dias, nas piscinas, dentro de água, “a jogar às cartas e beber umas cervejinhas”. Quando não vem até às piscinas Elvas ao encontro dos seus amigos da cidade, traz consigo aqueles que tem na freguesia de Vila Viçosa de onde é natural.  

As piscinas municipais de Elvas, abertas ao público desde 10 de junho, funcionam às segundas-feiras, entre as 14h e as 20h e, nos restantes dias da semana das 10h às 20h.