
A Área de Serviço de Autocaravanas (ASA) de Viana do Alentejo, inaugurada pela Câmara Municipal no final de junho, após um investimento de 197 mil euros, com o apoio de 91 mil euros do Turismo de Portugal, encontra-se neste momento em fase experimental. Este é um espaço que permite aos autocaravanistas circular ao longo do ano, contribuindo deste modo para impulsionar a economia e o turismo.
“Foi mais um investimento que este executivo fez, um investimento que achamos muito bem empregue, porque não há dúvida nenhuma que nos dias de hoje o autocarvanismo está na moda. Há muitos utilizadores destes espaços e obviamente temos que dar alguma dignidade às pessoas que vêm ao nosso concelho. Aquele investimento foi um investimento exatamente pensado para eles, não foi um investimento pensado para o município, foi pensado para os autocarvanistas, porque eles vêm à nossa terra, eles gastam dinheiro no combustível, no supermercado, visitam os nossos monumentos, compram o nosso artesanato. É uma aposta que nós achamos muito boa”, refere Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.
“Temos neste momento, a cancela aberta exatamente num período experimental, porque queremos que as pessoas tenham boas condições, saber se a água funciona bem, a eletricidade funciona bem, os despejos funcionam bem. Portanto, seria injusto nós estarmos a cobrar já um serviço que poderia não estar a 100%. Mas de futuro vai funcionar com uma aplicação, tem uma cancela, tem um sistema, uma aplicação, os autocaravanistas trazem essa aplicação com eles, passam no sistema, no leitor e aquilo abre e eles entram. Funciona 24 horas por dia”, acrescenta o autarca.
Destas poucas semanas de utilização, o Luís Miguel Duarte “um balanço positivo”, “Ainda não sou capaz de dar números, porque lá está, como não temos a cancela aberta, não está a registar o número de autocaravanistas”, remata.