Município de Arronches apela aos cuidados da população após incêndio nos ecopontos da Rua João Morais

Depois de ter tomado conhecimento esta segunda-feira, dia 4 de agosto, de um incêndio nos ecopontos da Rua João Morais, o Município de Arronches apela aos cuidados da população.

“O incêndio em questão, além de danificar, sem reparo possível, as referidas estruturas, colocou em perigo as habitações e viaturas que se encontravam nas proximidades e, mais grave, a própria população, não existindo consequências maiores devido à prontidão de resposta dos Bombeiros Voluntários de Arronches, que atuaram uma vez mais em prol da segurança pública”, refere a autarquia nas redes sociais.

A Câmara Municipal de Arronches “lamenta o sucedido e pede a todos os munícipes, bem como aos muitos que nesta estação estão de visita ao concelho, o maior cuidado na deposição de resíduos, sobretudo aqueles que possam provocar incêndios e colocar em risco toda a comunidade”.

Carolina de Deus, Virgul, Tony Carreira e Mónica Sintra nas Festas de Verão de Fronteira de 14 a 17 de agosto

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Vila Velha realizam-se em Fronteira, de 14 a 17 de agosto, com um programa recheado de grandes nomes da música portuguesa, Carolina de Deus dia 14, Virgul dia 15, Tony Carreira dia 16 e Mónica Sintra no dia 17 de agosto.

Organizado pelo Município de Fronteira, o programa oferece uma combinação de cerimónias religiosas, música ao vivo e animação noturna, com entrada gratuita para todos os eventos.

Programa em destaque:

14 de agosto (quinta-feira)

  • 18h00: Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Vila Velha
  • 19h00: Procissão em honra da padroeira
  • 22h00: Concerto com Os Raiz
  • 23h00: Espetáculo de Carolina de Deus
  • 01h00: DJ Kadiv anima o Largo da Biblioteca

15 de agosto (sexta-feira)

  • 18h00: Missa na Igreja Matriz
  • 19h00: Tradicional Garraiada na Travessa do Hospital
  • 22h00: Concerto com Slap
  • 23h00: Atuação de Virgul
  • 01h00: DJ Luis Pinheiro entra em ação

16 de agosto (sábado)

  • 12h00: Eucaristia na Igreja Matriz
  • 18h00: Garraiada
  • 23h00: Espetáculo com Tony Carreira, uma das vozes mais acarinhadas da música portuguesa
  • 01h00: DJ White prolonga a festa noite dentro

17 de agosto (domingo)

  • 18h00: Eucaristia na Igreja Matriz
  • 19h00: Procissão em honra de Nossa Senhora da Vila Velha
  • 23h00: Concerto de Mónica Sintra
  • 00h00: Última Garraiada da edição, em ambiente festivo

Com nomes sonantes da música portuguesa e espaços para expressão religiosa e cultural, estas festas são um marco na vida comunitária da vila, atraindo locais e visitantes todos os anos.

Detido em Elvas por ameaça agravada com réplica de arma de fogo

A PSP de Elvas deteve um homem de 23 anos por ameaça agravada, após alegadamente ter apontado uma reprodução de arma de fogo ao abdómen de uma vítima, proferindo ameaças de morte.

A ocorrência foi registada ontem à tarde, na Azinhaga do Rui de Melo, motivou a rápida intervenção policial, com vários agentes no local e um aglomerado de testemunhas que confirmaram o sucedido.

A arma apreendida é uma réplica da Classe A, com forte semelhança a uma arma real (ver foto abaixo). O suspeito será presente hoje ao Tribunal Judicial da Comarca de Elvas para primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação.

Autarca de Vendas Novas determina encerramento de coletor de águas domésticas de empresa poluente

Na sequência da monitorização contínua que o Município de Vendas Novas tem vindo a realizar no Parque Industrial e Empresarial da cidade, a autarquia determinou o encerramento, no passado dia 1 de agosto, do coletor de águas residuais domésticas da empresa Mipeoils – Oils 4 The Future, Lda (antiga Extroils 4 The Future, Lda), “após deteção de valores gravemente acima dos parâmetros legais, já estando o coletor de águas industriais encerrado desde 2020”.

A decisão foi tomada pelo presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, na sequência da comunicação dos resultados laboratoriais da recolha efetuada no dia 24 de julho e ratificada, por unanimidade, na Reunião de Câmara desta terça-feira, 5 de agosto.

“A análise revelou valores de CQO (Carência Química de Oxigénio) superiores ao limite máximo permitido no regulamento municipal, configurando uma situação de incumprimento ambiental de elevada gravidade. Acresce ainda o aspeto anómalo e o forte odor detetado nas amostras recolhidas, incompatíveis com águas residuais exclusivamente domésticas (oriundas de casa de banho e descarga de eletrodomésticos)”, revela a Câmara Municipal de Vendas Novas em comunicado.

Esta atuação, adianta a Câmara Municipal, “decorre do cumprimento estrito do parecer jurídico n.º 9/2024, que prevê o encerramento imediato do coletor em caso de incumprimento dos parâmetros de controlo, tendo a empresa em causa sido devidamente notificada desta condição aquando da reabertura mesmo, em fevereiro deste ano”.

Estes desenvolvimentos surgem “na sequência de um longo historial de irregularidades ambientais associados a esta empresa, que levou anteriormente ao encerramento do coletor de águas residuais industriais, e à realização de uma fiscalização nacional coordenada por várias entidades ambientais no passado mês de março”.

Face aos recentes desenvolvimentos o presidente da Câmara solicitou ao Ministério do Ambiente uma reunião urgente, afirmando ainda que “se a laboração da empresa provoca danos à população, então a empresa não deve laborar”.

O Município de Vendas Novas está em coordenação com as autoridades e “reafirma o seu compromisso com a defesa do interesse público, da saúde ambiental e da qualidade de vida da população, e continuará a atuar de forma firme, legal e responsável sempre que estejam em causa violações das normas em vigor”.

Coração Delta promove dádiva de sangue na sexta-feira em Campo Maior

As instalações do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, vão acolher na sexta-feira, 8 de agosto, uma dádiva de sangue promovida pelo Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, em parceria
com o Hospital do Espírito Santo de Évora.

A recolha vai decorrer entre as 9h e as 13h, sendo condição obrigatória ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter o pequeno-almoço tomado e não comparecer em jejum.

Oficinas de Verão no MACE com quatro sessões em agosto

Depois de duas sessões em julho, as Oficinas de Verão do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), destinadas ao público infantil, prosseguem em agosto.  

As propostas passam por várias atividades, desde laboratórios de mediação a oficinas, e com diversas temáticas relacionadas com o atual projeto expositivo, tendo em atenção as idades a que se destina cada um.

As próximas atividades estão agendadas para amanhã, 6 de agosto, e para os dias 13, 20 e 27.

Esta é uma forma “divertida e artística”, na qual os mais novos podem colocar à prova a sua criatividade, no decorrer das férias letivas.

Para participar, os interessados devem fazer a sua inscrição através do 268 626 218, do email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt ou na receção do MACE.

Emanuel esta terça-feira à noite nas Ruas Floridas de Redondo

Redondo continua em festa até domingo, 10 de agosto, com as suas Ruas Floridas.

Da programação de espetáculos desta terça-feira, 5 de agosto, o destaque vai para um concerto de Emanuel, marcado para as 22 horas, na Praça da República.

Antes, pelas 18h30, no Largo da Rua do Lagar, está agendado um espetáculo da Filarmusical.

César Magarreiro e António Brinquete levam projeto “Roncas e Poesia” aos lares de idosos de Elvas

O projeto de biblioterapia “Roncas e Poesia”, promovido pela Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, teve início a 24 de julho, tendo como público-alvo a comunidade idosa residente em lares e centros de dia.

Este projeto visa a utilização da leitura como forma de melhorar a saúde mental. O ato da leitura, e a sua mediação, é um tratamento reconhecido para o alívio dos sintomas de ansiedade e depressão e ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

Deste modo, a biblioterapia é a possibilidade de terapia por meio da leitura. Através da leitura, e da musicalidade da Ronca de Elvas, os autores César Magarreiro e António Brinquete, desenvolvem e dinamizam sessões de Biblioterapia, ainda neste mês de agosto.

No mês de julho, estes autores efetuaram sessões na Estrutura Social António Real da Costa (Boa-Fé), Santa Casa da Misericórdia de Elvas, Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Elvas e Lar Júlio Alcântara Botelho. Estas sessões contaram também com a participação especial das autoras Teresa Guerreiro, Isabel Figueira e do autor Higino Maroto.

Volta a Portugal em Bicicleta de regresso às estradas nacionais já esta quarta-feira

A edição deste ano da Volta a Portugal, que tem início já amanhã, 6 de agosto, estende-se até ao próximo dia 17, num total de 1.581 quilómetros, da Maia a Lisboa. Depois do prólogo de amanhã, na Maia, a primeira etapa é disputada na quinta-feira, dia 7, entre Viana do Castelo e Braga.

Em prova vão estar 111 ciclistas, em representação de 16 equipas. O percurso da prova, este ano, inclui 28 contagens de montanha e 27 metas volantes.

Etapas da 86ª Volta a Portugal em bicicleta:

  • 06 ago: Prólogo, Maia – Maia, 3,4 km (CRI).
  • 07 ago: 1.ª Etapa, Viana do Castelo – Braga (Sameiro), 162,3 km.
  • 08 ago: 2.ª Etapa, Felgueiras – Fafe, 167,9 km.
  • 09 ago: 3.ª Etapa, Boticas – Bragança, 185,2 km.
  • 10 ago: 4.ª Etapa, Bragança – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 182,9 km.
  • 11 ago: 5.ª etapa, Lamego – Viseu, 155,5 km.
  • 12 ago: Dia de Descanso.
  • 13 ago: 6.ª Etapa, Águeda – Guarda, 175,2 km.
  • 14 ago: 7.ª Etapa, Sabugal – Covilhã (Torre), 179,3 km.
  • 15 ago: 8.ª Etapa, Ferreira do Zêzere – Santarém, 178,2 km.
  • 16 ago: 9.ª Etapa, Alcobaça – Montejunto, 174,4 km.
  • 17 ago: 10.ª Etapa, Lisboa – Lisboa, 16,7 (CRI).

Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos de 11 a 18 de agosto em Borba

Entre 11 e 18 de agosto realizam-se as Festas de Borba em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos 2025.

Com um programa de atividades variado, organizado pelo Município em colaboração com as Associações do concelho, Borba tem também um conjunto de artistas que vão atrair visitantes à cidade.

Entre os próximos dias 11 e 18 de agosto, realizam-se, em Borba, as tradicionais Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos.

Com um programa de atividades variado, organizado pelo município em colaboração com as associações do concelho, o evento conta também com um cartaz de espetáculos com artistas conhecidos do grande público, com vista a atrair visitantes à cidade.

De acordo com Sofia Dias, vereadora na Câmara de Borba, “estas são as principais festas de Borba a nível cultural”. “São também as festas de família, de reunião. É nesta altura que muitas pessoas que estão emigradas vêm para ver as suas famílias e para estar com as suas famílias”, adianta.

O evento, garante a autarca, contempla uma “programação diversa, a contar com os mais jovens e a contar também com o público mais adulto e mais idoso, que também “muito recorre” a estas festas. “É um bom programa a nível artístico, com artistas de renome a nível nacional. Irá também ser complementado com a série de iniciativas das nossas associações, que nos têm ajudado a diversificar e a ampliar esta nossa programação”, remata.

Do cartaz de espetáculos da edição deste ano das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos fazem parte os Bandidos do Cante, que sobem ao palco no dia 14. Seguem-se Rita Guerra, no dia 15, os D.A.M.A, no dia 16, e Fifi Milho, no dia 17.

.

CDU divulga cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Elvas

A Coligação Democrática Unitária (CDU) – PCP/PEV anunciou as suas primeiras candidatas para as Eleições Autárquicas de 2025 no concelho de Elvas. Ana Albergaria será a cabeça de lista à Câmara Municipal, enquanto Ana Cristina Conceição lidera a candidatura à Assembleia Municipal. A CDU divulgou um breve curriculum que apresentamos de seguida.

Ana Albergaria, de 45 anos, é natural do Porto e reside em Elvas há 27 anos. Com formação em Gestão Hoteleira, é operadora de centro de contactos e possui uma longa trajetória de ativismo sindical. Está ligada à CGTP-IN desde 1998, assumindo cargos como dirigente da FIEQUIMETAL desde 2022 e presidente do Conselho Sindical Inter Regional (CSIR) para o Alentejo e Extremadura até 2027. É também coordenadora da União dos Sindicatos do Norte Alentejano e integra a Comissão Concelhia e a Direção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do PCP.

Já Ana Cristina Conceição, de 53 anos, é assistente-técnica e natural da freguesia de Assunção, no concelho de Elvas. Formada em Contabilidade e Gestão pela Escola Secundária de Elvas, vive e exerce funções na freguesia de Barbacena e Vila Fernando. Apresenta-se como independente.

A CDU reforça no comunicado que é um espaço unitário construído sobre os valores de Abril e aberto a todos os que defendem um projeto participativo, justo e inclusivo para Elvas, focado na promoção de direitos como a habitação, saúde, educação, mobilidade, cultura, desporto, lazer e ambiente.

São assim conhecidos os cinco candidatos às eleições autárquicas em Elvas, havendo candidatos pela AD, CHEGA, CDU, Movimento Independente e PS.

Barragem do Caia recebe 7º Convívio de Pesca da “Team Muafa” no domingo

A Barragem do Caia, em Campo Maior, será palco, no domingo, 10 de agosto, do sétimo convívio de pesca, integrado no 2º Circuito Master Bass Alentejo, organizado pela Team “Muafa” Achigã Margem.

O evento, que tem como principal objetivo o convívio e que já reúne, todos os anos, cerca de 80 participantes, recorda Gonçalo Pernão, um dos responsáveis da organização, começou como “uma mera brincadeira”. “Não havia aqui nada do género na zona e pensámos em fazer este convívio. Depois surgiu a ideia do Master Bass Alentejo, juntámos três ou quatro equipas e já vamos para o segundo ano, cada vez com mais inscritos”, revela.

Com lembranças para todos os participantes, com o Município de Campo Maior a disponibilizar t-shirts, Gonçalo Pernão garante que “o foco do evento é o convívio”, num dia “diferente e engraçado”. Na ocasião, os mais novos terão também possibilidade de aprender a pescar. Aos primeiros classificados na prova, serão atribuídos prémios monetários e material de pesca, sendo que o valor das inscrições é “reembolsado em prémios”.

O evento desportivo decorre entre as 7h30 e as 12h30, com o almoço e a cerimónia de entrega de prémios a terem lugar no Salão Polivalente de Degolados.

Para além do apoio do Município de Campo Maior e das juntas de freguesia do concelho, a organização conta também com a ajuda das juntas de São Vicente e Ventosa e Santa Eulália, no concelho de Elvas.

Primeira evacuação aero-médica realizada pela Força Aérea foi em Portalegre

A primeira evacuação aero-médica realizada pela Força Aérea Portuguesa (FAP) em território nacional foi realizada em Portalegre, segundo os Bombeiros Voluntários de Portalegre, conforme as fotos documentam. Esta colaboração entre a FAP e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recorre aos meios aéreos militares em situações críticas, especialmente em zonas de difícil acesso ou em casos de urgência extrema, devido à inoperacionalidade de dois meios aéreos, devido a atrasos na operação contratada com a empresa Gulf Med.

Embora a FAP já realizasse evacuações médicas nas regiões autónomas — como nos Açores, entre ilhas — desde há várias décadas, desde o passado dia 10 de julho, a Força Aérea passou a disponibilizar dois helicópteros e dois aviões em permanência, para transporte médico urgente. Nos primeiros 15 dias dessa operação, foram realizadas cinco missões de evacuação aero-médica com recurso a meios da Força Aérea.

Sete detidos no distrito de Portalegre por condução sem carta, com álcool, permanência ilegal e violência doméstica

Cinco homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 24 e os 59 anos, foram detidos pelo Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.

De acordo com comunicado da PSP, foi detido “um homem foi detido por permanência ilegal em território nacional e condução em estado de embriaguez com uma TAS de 3,02 g/l; um homem por permanência ilegal em território nacional; um homem por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez com uma de TAS de 2,38 g/l; um homem por condução sem habilitação legal para o efeito; uma mulher por violência doméstica; e um homem e uma mulher em cumprimento de mandados de detenção e condução, emanados pela autoridade judiciária competente”.

No decorrer da semana passada, a PSP, no distrito de Portalegre, registou cinco acidentes de viação, dos quais resultou um ferido grave e danos nas viaturas sinistradas.

No mesmo período foram realizadas seis operações de fiscalização rodoviária, com 633 veículos controlados. Das infrações registadas, a PSP destaca “23 por excesso de velocidade, duas por falta de inspeção periódica; duas por falta de seguro obrigatório; e uma infração muito grave, por condução sob efeito do álcool com uma TAS entre 0,80g/l e 1,19g/l”.

A PSP levou ainda a cabo duas operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e três ações de fiscalização/sensibilização de âmbito ambiental.

Elvas: mais de um milhão de euros para a construção do novo Centro de Dia de São Brás e São Lourenço

Com o objetivo de reforçar a resposta social no concelho, a Câmara Municipal de Elvas vai avançar, muito em breve, com a obra de construção do novo Centro de Dia de São Brás e São Lourenço.

Em causa está um investimento de mais de um milhões de euros, com esta nova estrutura a acolher 20 utentes em centro de dia, dando também resposta a quatro, em serviço de apoio domiciliário. Este centro de dia contará com uma área de banhos, um quarto para alojamento temporário, bem como um espaço de cabeleireiro, pedicure e massagens.

Os idosos, garante o presidente da Câmara, Rondão Almeida, têm sido, desde sempre, uma das grandes preocupações da autarquia, sendo que a construção de centros de dia e lares nas freguesias rurais do concelho veio “a dar resultado”. “No entanto, São Brás e São Lourenço tem povoados desde as Casas Novas à Aldeia do Pombal, passando pela Calçadinha, indo à Aldeia da Cruz e Varche e nesta freguesia fizemos alguns centros de convívio, mas nunca tivemos a possibilidade de fazer a concentração para instalar os idosos num centro de dia”, recorda o autarca.

O projeto deste novo centro de dia, lembra Rondão Almeida, estava nas grandes opções do plano da Câmara Municipal desde 2022. Embora a burocracia, que leva “sempre tanto e tanto tempo”, a obra já se encontra a concurso, “o que quer dizer que irá começar brevemente, bem como o alargamento dos lares de Santa Eulália e Vila Fernando”.

“A nossa preocupação, neste mandato, foi a ampliação desses lares. Criando mais camas, resolvemos um problema social, mas também o problema do emprego. Se nós conseguirmos criar mais 50 camas, obviamente que vamos criar mais 50 postos de trabalho”, remata.