Vila Viçosa: crianças do ATL “Férias Divertidas” visitam Planetário Móvel

No passado dia 23 de julho, as crianças do ATL “Férias Divertidas”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, visitaram o Planetário Móvel.

A iniciativa levou até aos mais novos “uma viagem fascinante pelo universo, através de projeções imersivas e conteúdos adaptados à sua idade”.

Esta iniciativa “desperta a curiosidade científica e promove o conhecimento de forma lúdica e interativa. Uma verdadeira viagem pelo espaço… sem sair da escola!”.

Veja as fotos das Festas da Terrugem 2025

As tradicionais Festas de Santo António da Terrugem 2025 estão a decorrer desde o dia 1 e prolongam-se até 4 de agosto, trazendo música, animação e cultura à freguesia.

Ontem, dia 2, o recinto encheu-se para uma noite vibrante ao som de Rumo ao Sul, Contra Mão, Jorge Nunes, e uma grande festa pela madrugada dentro com a DJ Amanda e o DJ Peat.

Este domingo, dia 3, a animação continua com as populares garraiadas e o famoso Jogo do Bicho. À noite, a música volta a tomar conta dos palcos com atuações de Zé Pedro Sousa, Grupo Voz Amiga, Eusi Santos, Os Meninos da Favela, terminando com o DJ Jotta R a comandar a pista de dança a partir das 2h30.

A Terrugem continua em festa, com espírito de tradição, convívio e muita animação.

Oficina da Criança de Borba celebrou Dia Mundial dos Avós com atividades intergeracionais

A manhã da passada segunda-feira, 28 de julho, foi de muita diversão e emoção, entre avós e netos, em Borba, com a Oficina da Criança a celebrar o Dia Mundial dos Avós, que se assinala, anualmente, a 26 de julho.

“Jogos intergeracionais dedicados aos avós e netos, música, dança e muita ternura marcaram a manhã cheia de sorrisos e momentos inesquecíveis”, revela a Câmara Municipal de Borba nas redes sociais.

Trio Clássico em concerto em Estremoz a 9 de agosto

No próximo dia 9 de agosto, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, decorrerá o concerto “Trio Clássico”, integrado no 154º Aniversario da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.

O Trio Clássico é composto por três elementos, formados na Universidade de Musica de Zurique, na Suíça.

Rui Tiago, português e estremocense, toca Oboé, Nicole Kielbasiewicz, da Polónia, toca Piano e Anastasiia Gerasina, da Ucrânia, toca Viola. Apesar de pertencerem a orquestras diferentes decidiram juntar-se e criaram este trio, sendo este o primeiro concerto, em Estremoz, cidade natal de Rui Tiago.

O espetáculo é gratuito, sendo necessário o levantamento de bilhete, no Teatro Bernardim Ribeiro ou no Posto de Turismo de Estremoz.

Redondo e Equador representados este domingo no Festival Internacional de Folclore de Elvas

O primeiro de dois fins de semana do 33º Festival Internacional de Folclore de Elvas chega este domingo, 3 de agosto, ao fim, com as atuações do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca, de Redondo, e Festifolk, do Equador.

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas, da Junta da Extremadura e da Federación Extremeña de Folklore, prossegue no próximo fim de semana, com mais três noites de animação.

Os espetáculos têm sempre início marcado para as 21h30, na Praça da República, prometendo muita animação com o folclore nacional e internacional.

Bandidos do Cante no espetáculo “Vozes da Terra” este domingo nas Ruas Floridas de Redondo

Depois da realização do 40º Convívio Piscatório, na Barragem da Vigia, durante a manhã, a programação deste domingo, 3 de agosto, segundo dia das Ruas Floridas, em Redondo, contempla, a partir das 16 horas, uma matiné infantil, com a apresentação de “Elio”, no auditório do Centro Cultural da vila.

Pelas 19 horas, realiza-se uma caminhada pelas Ruas Floridas. Às 22 horas, os Bandidos do Cante juntam-se à Filarmónica União Montoitense e a João Campos, para o espetáculo “Vozes da Terra”, na Praça da República.

Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo de 6 e 18 de agosto em Coruche

Entre os dias 6 e 18 de agosto, Coruche volta a vestir-se de festa com a edição 2025 das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

Concertos com grandes nomes da música nacional, tradições tauromáquicas, folclore, procissão e momentos de profunda devoção fazem deste evento o ponto alto do ano no concelho. Mais do que uma celebração religiosa e cultural, é um reencontro entre gerações, residentes, a diáspora coruchense e todos os que se identificam com o espírito de Coruche — amigos da terra, visitantes habituais ou amantes das tradições ribatejanas — num ambiente de emoção, pertença e identidade.

As festividades arrancam a 6 de agosto, com o início das novenas na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, prolongando-se até dia 13. Durante este período, destaque para o Tríduo Solene, com a participação do Reverendo Padre Rui Cantarilho e das entidades musicais locais, como o Grupo Coral de São João Baptista e a Sociedade Instrução Coruchense.

O Dia do Fogo, a 14 de agosto, marca a entrada oficial na programação cultural. A manhã começa com a Grandiosa Alvorada e a missa em ação de graças pela Batalha de Aljubarrota. À tarde, decorre a cerimónia oficial de abertura no Parque do Sorraia, seguida de largada de bezerras e atuações de dança com a participação de associações locais, que trarão ao palco momentos de cor, ritmo e expressão artística. Segue-se a eucaristia vespertina e, à noite, o tradicional fogo de artifício sobre o rio, que antecede o espetáculo de Miguel Gameiro & Pólo Norte.

No dia 15 de agosto, celebra-se a Assunção de Nossa Senhora, com a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, presidida pelo Arcebispo de Évora, e a bênção dos lares e dos campos. A tarde e a noite são preenchidas com o Festival Internacional de Folclore “António Neves”, com ranchos de várias regiões e a presença internacional de Espanha, e concertos de A.L.M.A. e Filhos da Terra.

O Dia do Aficionado, a 16 de agosto, é dedicado às tradições taurinas, com largadas, entrada de toiros, encierro e tourada à corda com capinhas açorianos, sem esquecer a música com atuações de Sociedade Instrução Coruchense, Matias Damásio e RockTonight.

A 17 de agosto, feriado municipal, vive-se o Dia do Campino do Sorraia, com o grandioso Cortejo Histórico e Etnográfico, homenagens, atividades ligadas à cultura campina e a tradicional Corrida de Toiros. À noite, sobem ao palco Neiva e Convidados e Rui Veloso.

O encerramento das festas acontece a 18 de agosto, Dia da Juventude, com provas de condução de cabrestos, picaria à vara larga, nova tourada à corda, e os concertos de Dyana e a banda DFB e Bárbara Tinoco. O espetáculo pirotécnico de despedida tem lugar à 01h00 na frente ribeirinha.

As Festas são organizadas pela Câmara Municipal de Coruche em colaboração com a Comissão de Festas de Coruche e a Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, celebrando a herança viva da comunidade coruchense e reforçando os laços com a diáspora que regressa neste período especial.

Ministra do Ambiente diz que “Ruas Floridas de Redondo são uma maravilha”

Na abertura oficial das Ruas Floridas 2025, em Redondo, esteve em representação do Governo, a ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, num em que milhares de flores de papel criadas por mãos dedicadas dos moradores enfeitam as 25 ruas da vila.

A ministra disse que as Ruas Floridas “são uma maravilha e é com muito gosto que estou aqui. Mesmo nunca tendo estado nestes dias em Redondo, nas datas em que se realizam as Ruas Floridas, esta foi uma grande oportunidade. Estou a representar o senhor primeiro ministro e o Governo nesta iniciativa”.

Graça Carvalho acrescentou ainda que “é também é uma forma de prestar homenagem, no fundo, a todos os que aqui estão, e ao senhor Presidente da Câmara, que tem feito um trabalho excecional, como foi ali largamente dito por todos os intervenientes (na inauguração), em toda a recuperação e reabilitação urbana, revitalização e atração de investimentos para esta terra tão bonita que é o Redondo.”

Neste domingo atuam em Redondo Bandidos do Cante, João de Campo e Filarmónica união Motointense

Procissão no encerramento das festas em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados

Procissão no encerramento das festas em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados

As festas de verão de Degolados terminam este domingo, 3 de agosto, depois de duas noites de muita música e diversão.

Após a disputa de um torneio da malha, no Campo de Jogos Rogério Martins, durante a manhã, as festividades encerram com a tradicional missa solene, seguida de procissão, em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados.

A missa, na igreja daquela freguesia do concelho de Campo Maior, tem início marcado para as 19 horas.

Espetáculo de Zé Pedro Sousa na Terrugem em dia de procissão e entrega do pendão

Este domingo, 3 de agosto, o programa das festas de verão da Terrugem inicia-se pelas 9 horas, com mais uma arruada com a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, para que sejam prestados cumprimentos às autoridades e coletividades da freguesia.

Às 10 horas, há missa solene, seguida de procissão, em honra de Santo António da Terrugem. Pelas 18 horas, a comissão de festas promove mais uma garraiada, ainda antes do pregão e entrega do pendão para as festas de 2026 (20 horas).

O grupo Voz Amiga atua no Palco Popular às 21h30, enquanto Zé Pedro Sousa promete animar tudo e todos, no Palco Principal, a partir das 23h30.

A discoteca, nesta penúltima noite, fica a cargo de Meninos da Favela e DJ Jotta R.

O espetáculo de fogo de artifício, previsto para a 1 hora, foi cancelado, devido as condições climatéricas, ao risco de incêndio e às exigências de segurança.