Na partida de apresentação de “O Elvas”, ao final da tarde no Patalino, o Lusitano de Évora venceu por 2-0, empate a zero no final da primeira parte.
Os golos foram apontados por Martim Águas e Isnaba e o Lusitano tem a estreia na Liga 3 na próxima semana, tal como os azul e ouro que recebem o Vasco da Gama da Vidigueira em partida do Campeonato de Portugal.
Está a decorrer, até ao dia 14 de agosto, o programa “Estremoz Férias de Verão”, assim como o Programa de Ocupação de Jovens, promovidos pela Câmara Municipal de Estremoz.
Os mais novos, dos três aos dez anos, têm vindo a divertir-se muito nas atividades desenvolvidas ao longo da semana. Atividades com os Bombeiros Voluntários, jogos de água, experiências, culinária, construção de fantoches, elaboração de pulseiras, atividades no Centro de Ciência Viva, cinema, teatro, idas à piscina municipal e ao Museu Berardo são apenas algumas das iniciativas desenvolvidas com as crianças.
Os mais crescidos, dos 13 aos 18 anos, que participam no Programa de Ocupação Jovem, num total 24 jovens por semana, têm estado “muito ocupados a aprender e a colaborar nos trabalhos das áreas Administrativa, Biblioteca, Educação, Mecânica, Ambiente, Eventos e Arquivo do Município de Estremoz”.
As inscrições para as aulas de natação e de hidroginástica nas Piscinas Municipais Cobertas de Borba, a iniciarem-se em setembro, reabrem na segunda-feira, 4 de agosto.
Uma vez mais, a Câmara Municipal de Borba volta a ter disponíveis aulas de adaptação ao meio aquático para bebés, até aos três anos, aulas de adaptação e de aperfeiçoamento para crianças dos três aos 14 anos, hidroginástica e hidroginástica sénior.
As inscrições podem ser feitas presencialmente ou através do telefone 268 891 630. Através destes meios será possível obter também todas as informações relativamente aos horários na Piscina Municipal Coberta.
O Coliseu de Elvas acolhe o maior circuito insuflável da Europa, de 23 de agosto a 7 de setembro.
Prometendo ser inesquecível, com mais de 150 metros de diversão garantida, o evento será “um verdadeiro paraíso de insufláveis para todas as idades, com obstáculos, escorregas e desafios que prometem encher os dias de verão”.
O espaço vai funcionar das 16 às 22 horas.
Os bilhetes, com preços que variam entre os três e os nove euros, estão à venda em www.coliseuelvas.com e nos locais habituais.
Este sábado, Redondo abriu oficialmente as portas ao deslumbrante espetáculo das Ruas Floridas 2025, um evento que transforma esta vila alentejana num verdadeiro palco de arte popular. Milhares de flores de papel criadas por mãos dedicadas dos moradores enfeitam as ruas com temas criativos e ambientes encantadores, numa celebração que une tradição, comunidade e talento.
A abertura atraiu desde cedo visitantes vindos de várias regiões do país, curiosos por descobrir os cenários mágicos preparados ao longo de meses. Entre música ao vivo, grupos folclóricos e delícias gastronómicas, Redondo vive agora dias de festa, cor e identidade cultural.
O presidente da Câmara David Galego disse na abertura que “para nós foi um grande orgulho ver a arte de um povo que sai à rua neste dia. As ruas estão lindíssimas. É, de facto, deslumbrante ver a qualidade dos trabalhos que foram realizados aqui. Todas as nossas gentes se esforçaram, foram muitos meses de trabalho. Hoje é o dia de valorizar trabalho, que é um trabalho em prol da sua terra, da sua região e do seu país. Porque hoje, as ruas floridas de Redondo são uma marca incontornável que é realizada nesta arte a nível nacional, já com uma projeção turística internacional, são visitadas já por muitos espanhóis, que vêm aqui principalmente da Estremadura, um mercado com 600 mil habitantes, e que valoriza também muito esta arte”.
O autarca reforçou a importância dos que trabalharam para preparar as ruas “hoje (sábado) é o dia dos homens e das mulheres, de todos aqueles que propuseram realizar com inovação, com criatividade, com bom gosto, com orgulho e o espírito de missão de ser “redondeiros”, como assim somos todos os dias quando saímos à rua para fazer aquilo que hoje aqui está”.
Para David Galego “há, um orgulho imenso de representar o povo desta terra. E a minha função, de facto, é valorizar o seu trabalho. E hoje, então, é um orgulho fantástico poder fazer a inauguração deste Festas e deixar depois a todos os que nos visitam um espaço de visitação absolutamente icónico e deslumbrante. As ruas floridas de Redondo estão fantásticas”, concluiu.
O evento, que decorre até ao dia 10 de agosto, inclui espetáculos diários, atividades para todas as idades, e mostras artesanais. O mapa das ruas decoradas já está disponível junto à Junta de Freguesia e online para facilitar a visita.
O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolhe, a 12 de setembro, o 1.º Encontro de Cuidados Continuados do Distrito de Évora, numa organização do Município de Estremoz e da Equipa Coordenadora Local de Estremoz, Borba e Redondo.
A delegação de competências nas áreas da saúde e da ação social trouxeram responsabilidades acrescidas para os municípios, sendo que a Câmara de Estremoz entende que pode ser promotora de momentos de reflexão sobre determinadas temáticas como é o caso da Rede de Cuidados Continuados, uma vez que no concelho existem duas unidades de cuidados continuados (UMDR da Cruz Vermelha e ULDM da Santa Casa da Misericórdia de Estremoz), assim como uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados.
Este encontro tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel das várias equipas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, na multiplicidade crescente de problemas de saúde e sociais e na necessidade de articulação cada vez mais eficiente entre as respostas sociais e de saúde.
Todos os interessados poderão fazer a sua inscrição aqui.
A cidade de Elvas acolheu ontem, 1 de agosto, a abertura do 35.º Festival Internacional de Folclore, com a Praça da República a vibrar ao som e aos passos da Agrupación ProFolk, do Panamá, e do Ballet Folklórico “Raíces Nuevas”, da Argentina.
O festival prossegue este sábado, 2 de agosto, com uma noite dedicada exclusivamente ao folclore português. O Rancho Folclórico de Elvas inicia as atuações às 21h30, seguido pelo Grupo Etnográfico de Paredes de Bairro, do concelho da Anadia.
Organizada pelo Município de Elvas em parceria com a Federación Extremeña de Folklore, a iniciativa decorre durante dois fins de semana e conta com a presença de 12 grupos — seis nacionais e seis internacionais.
Na cerimónia inaugural, o vereador Cláudio Monteiro entregou as tradicionais lembranças do Município aos representantes panamenhos e argentinos, fortalecendo os laços culturais e celebrando a amizade entre povos.
A Câmara Municipal de Mora, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), promove uma vez mais o Programa de Voluntariado Jovem este verão.
Trata-se de uma iniciativa destinada a jovens entre os 14 e os 30 anos que queiram contribuir ativamente para a proteção do ambiente e das florestas no concelho.
O programa decorre até dia 29 de agosto e prevê a participação dos voluntários em atividades como a proteção da natureza, prevenção de incêndios, sensibilização ambiental e recuperação de áreas afetadas. Em regime de part-time, os participantes recebem uma compensação diária de 13 euros.
Este sábado, dia 2 de agosto, a Praça da República de Elvas será palco das atuações do Rancho Folclórico de Elvas e do Grupo Folclórico de Paredes de Bairro, de Anadia, no decorrer do 33º Festival Internacional de Folclore.
Já amanhã, domingo, dia 3, atuam o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca, de Redondo, e Festifolk, do Equador.
O festival, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas, da Junta da Extremadura e da Federación Extremeña de Folklore, prossegue no próximo fim de semana, com mais três noites de animação.
Os espetáculos têm sempre início marcado para as 21h30, na Praça da República, prometendo muita animação com o folclore nacional e internacional.
“Equipamentos e Especialidades do Exército Português na Grande Guerra” é o mote da exposição que vai estar patente ao público no Castelo de Elvas, a partir deste sábado, 2 de agosto, numa organização do Museu Militar de Elvas com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.
A mostra apresenta um conjunto de equipamentos utilizados, pelas diversas especialidades do Exército, em tempos idos, nomeadamente no decurso da Grande Guerra, e que pode visitar até 30 de setembro.
A exposição tem hoje inauguração marcada para as 15 horas, com entrada livre.
A Terrugem continua em festa até segunda-feira, 4 de agosto, dia em que sobe ao palco José Malhoa, acompanhado das suas bailarinas.
Este sábado, dia 2 de agosto, pelas 18 horas, realiza-se uma garraiada, animada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba.
Os Contramão atuam, no Palco Popular, pelas 21h30, seguindo-se baile com Jorge Nunes, já no palco principal. Os Rumo ao Sul (na imagem) sobem a palco à 1 hora, com a noite a terminar ao som de DJ Amanda e DJ Peat.
Durante todos os dias do evento haverá quermesse e o tradicional Jogo do Bicho.
Na organização do evento, a comissão de festas conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.
Degolados, no concelho de Campo Maior, continua em festa. Este sábado, 2 de agosto, o programa das festas, organizado pela Junta de Freguesia de Degolados, inicia-se com uma tourada à vara larga, pelas 19 horas.
A partir das 22 horas, haverá baile com C&R e à meia-noite tem início o espetáculo dos Raya Evolution (na imagem).
O grupo espanhol, que já no ano passado esteve nas festas de Degolados, está de regresso, até porque, explica o presidente da junta, João Cirilo, faz agora um ano que levaram até ao recinto das festas “mais de duas mil pessoas”. “Foi de acordo com a aceitação enorme que houve em relação a este grupo musical espanhol que nós, este ano, o chamámos novamente, porque, realmente, foi um sucesso”, assegura
O baile prossegue, após o espetáculo dos Raya Evolution, até às 3 horas, altura em que entra em cena o DJ Funk2You.
A edição deste ano das Ruas Floridas, de Redondo, tem início este sábado, 2 de agosto, com a abertura oficial do evento marcada para as 10 horas.
A animação musical que acompanha o momento da inauguração do evento estará a cargo dos Tomba Lobos e Tomba Lobinhos. Também pelas 10 horas abrirá ao público a mostra de artesanato, institucional e artesanal, assim como o espaço “Vinhos de Redondo”.
Durante a noite, destaque para um concerto da espanhola Edurne, às 22 horas, na Praça da República. Segue-se animação musical, no Parque Ambiental, pela noite fora com os Djs Boss Di Ci e Alan Briats.
A obra do Parque Subterrâneo da Praça da República de Elvas está “praticamente concluída”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, o investimento feito pela autarquia, de “cerca de 500 mil euros” serviu para modernizar, “por completo”, aquela infraestrutura, construída há “mais de 25 anos”.
“Faltam apenas umas câmaras de videovigilância, que vamos ter espalhadas por todo o parque. Vamos também colocar extensores, em cada um dos lugares de estacionamento, para que, no exterior, haja um leitor, dizendo a toda a hora os lugares que existem livres no parque”, adianta o autarca.
Ainda assim, Rondão Almeida diz-se preocupado com os problemas relacionados com o elevador do parque, sendo que as empresas que fornecem têm tido grandes dificuldades em garantir o normal funcionamento daquele elevador”.
“Sabemos que, no caso de o elevador parar no meio da viagem, basta carregar num simples botão, para um dos guardas o poder baixar ou elevar. Mas para mim, a empresa vai ter de que se comportar ou substituir por completo o elevador, porque não concordo, de maneira nenhuma, que não haja garantia total de descanso para quem entra e sai no parque subterrâneo através do elevador”, remata.
Entre hoje, 2 de agosto, e o próximo dia 10, Redondo transforma-se num verdadeiro jardim urbano com a realização das tradicionais Ruas Floridas, uma iniciativa que une criatividade, dedicação comunitária e identidade cultural.
Ao longo dos principais arruamentos da vila, moradores e voluntários dão vida a impressionantes cenários decorativos, utilizando milhares de flores de papel que recriam ambientes temáticos e proporcionam uma experiência visual única.
Este evento, que acontece de dois em dois anos, é uma das mais emblemáticas manifestações populares do Alentejo, atraindo visitantes de todo o país e também do estrangeiro. Para além das decorações, o programa integra animação musical, exposições, gastronomia local e momentos pensados para todas as idades.
O programa completo das atividades e o mapa das ruas decoradas encontram-se disponíveis abaixo para consulta:
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados arrancaram hoje, 1 de agosto, na freguesia de Degolados, concelho de Campo Maior. A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia local, com o apoio do Município de Campo Maior e do União Futebol de Degolados, começou pelas 19h30 com uma tourada à vara larga.
A abertura oficial da quermesse teve lugar às 20h30, dando início a uma noite recheada de animação. Os espetáculos musicais começaram às 21h30 com “À Capelas”, seguidos pelo grupo Rumo ao Sul, às 23h00. O concerto de Ruth Marlene está previsto para as 00h30, com a festa a prolongar-se pela madrugada ao som do DJ Cuba, a partir das 2h30.
A programação continua amanhã, sábado, com destaque para o espetáculo dos espanhóis RAYA Evolution. As entradas têm o custo de quatro euros, sendo possível adquirir uma pulseira para ambos os dias pelo valor total de cinco euros.