
Depois de já ter passado por São Vicente, Santa Eulália e Terrugem, o concerto teatral “Conta-me” chega este fim de semana a Barbacena, Calçadinha e Varche.
Para a protagonista do espetáculo, Raquel Guerra, esta tem sido uma experiência “muito gratificante”, onde tem oportunidade de unir duas das suas maiores paixões: a música e a representação. “Tem sido muito, muito, muito gratificante, sinceramente, não só pela forma como eles pensaram e elaboraram este projeto, mas também pelo talento que existe nos jovens que estão por trás de mim”, começa por dizer.
“É uma peça teatral, que é cantada e que só tem uma personagem, que sou eu, mas depois tem por trás de mim todo um elenco, quer de músicos, quer de produção, que têm sido fantásticos e que são todos jovens do nosso concelho, super talentosos”, adianta a artista, dizendo-se “muito orgulhosa” deste grupo de trabalho.
Falando numa experiência “muito positiva”, num espetáculo “muito dinâmico”, que tem surpreendido o público, com momentos de “comédia e de introspeção”, Raquel Guerra explica que a história apresentada é adaptada a cada freguesia do concelho, acabando, por isso, por ser diferente em todas elas. “A peça de teatro é diferente em todas as freguesias, porque tem peculiaridades daquela freguesia”, explica. A personagem a que a atriz e cantora dá vida é alguém “que viveu na freguesia e que, em algum momento da vida dela, precisou de ir para uma grande cidade e que depois volta e revive todas as memórias dela. Quando regressa a Lisboa, começa a dar valor àquele lugar do Alentejo”, adianta.
A acompanhar esta história, o leque de canções, cantadas e tocadas ao vivo, é vasto: desde “Se Fores ao Alentejo” e “Aldeia da Roupa Branca” até “Chamar a Música” e “Pequeno T2”. Acompanham Raquel Guerra neste projeto os músicos Diogo Rego, João Batuca, João Brinquete, João Carriço e Márcio Gago.
Sempre com início às 21h30 e entrada livre do público, o espetáculo é apresentado hoje, 1 de agosto, no Pavilhão Multiusos de Barbacena, amanhã, sábado, dia 2, no jardim de Vila Fernando e no domingo, dia 3, no Centro Cultural de Varche.