Skip to content

Folclore de regresso ao “coração” da cidade de Elvas para oferecer animação a elvenses e turistas

Durante seis noites, entre esta sexta-feira, 1 de agosto, e o próximo dia 10, o folclore regressa à Praça da República de Elvas, para mais uma edição do festival internacional anual, promovido pela Câmara Municipal, com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas, da Junta da Extremadura e da Federación Extremeña de Folklore.

Assegurando que a Praça da República tem estar constantemente animada, dado que Elvas já não é vista apenas como uma mera “cidade de passagem”, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, lembra que este é um festival que vem sendo organizado há muitos e muitos anos. “Isto é uma continuação do que temos vindo a fazer, mas a Praça da República não tem animação só nesses dois fins de semana, porque ainda no passado sábado ela esteve abrilhantada com uma excelente apresentação de uma das superfícies comerciais instaladas em Elvas” (“Festa na Praça” do Continente), recorda.

A preocupação da autarquia é que o centro histórico tenha sempre algo, em termos de animação, para oferecer, não só aos elvenses, mas também a quem visita a cidade, ou não fosse hoje Elvas, segundo Rondão Almeida, um “destino turístico”. “Temos a nossa hotelaria e os nossos alojamentos locais completamente cheios e temos de ter algo, no decorrer da noite, para oferecer a quem visita Elvas”, assegura, lembrando que também essa aposta é feita na “época baixa”, como no Natal e no Carnaval.

Eventos como este festival de folclore ou as habituais “Noites de Verão”, que se seguem, acabaram por se conjugar, dando outra animação à cidade, a partir do momento em que recebeu o selo de  Património da Humanidade da UNESCO, diz ainda o presidente da Câmara.

Esta sexta-feira, na primeira noite de espetáculos deste que é já o 33º Festival Internacional de Folclore, atuam os grupos de Ballet Folklórico Raíces Nuevas, da Argentina, e o Grupo Folclórico do Panamá. No sábado, sobem ao palco o Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folclórico de Paredes de Bairro, de Anadia. Já no domingo, atuam o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca, de Redondo, e Festifolk, do Equador.

Os espetáculos têm sempre início marcado para as 21h30, na Praça da República, prometendo muita animação com o folclore nacional e internacional.

Compartilhe este artigo: