“O Elvas” CAD celebra 78 anos com inauguração de museu, atividades desportivas e jantar comemorativo

No próximo dia 15 de agosto, feriado nacional, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos assinala 78 anos da sua fundação, resultante da fusão entre o Sport Lisboa e Elvas e o Sporting Clube Elvense. As comemorações decorrerão ao longo do dia, com diversas atividades na sede do clube, na Rua dos Chilões, e no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.

O programa tem início às 9 horas da manhã com a cerimónia do içar da bandeira, seguida da reabertura do bar-restaurante no primeiro andar das instalações. Pelas 9h15, arranca uma Caminhada pela cidade, aberta a participantes de todas as idades.

Às 11h00, realiza-se na Igreja do Salvador a tradicional Missa de sufrágio pelos sócios, atletas e dirigentes falecidos. Às 12h00, regressa-se à sede para a inauguração do novo museu do clube, onde estarão expostos troféus, fotografias, equipamentos e outros elementos que retratam a história da instituição desde 1947.

Durante a tarde, nas instalações sociais, decorrem dois torneios: um de setas, a partir das 13h00, e outro de matraquilhos, com início às 15h00. Já pelas 18h00, o Campo Pedro Barrena acolhe a apresentação dos novos equipamentos dos escalões jovens para a época 2025/26.

As celebrações culminam com o jantar comemorativo, também no Campo Barrena, aberto a todos os interessados. O valor de participação é de 10€ por pessoa, com bebidas não incluídas. As inscrições podem ser feitas na secretaria do clube. Para quem desejar participar na Caminhada, o valor é de 2€, com direito a uma t-shirt, podendo inscrever-se na sede ou junto da professora Cláudia Brotas, do ginásio AltoEspírito.

Parque de Estacionamento na Avenida 9 de Abril em Estremoz passa a ser reservado em exclusivo a autocarros

O Município de Estremoz informa que, a partir desta quinta-feira, 31 de julho, o Parque de Estacionamento localizado na Avenida 9 de Abril, junto à antiga Estação dos Caminhos de Ferro, passará a estar reservado exclusivamente para o parqueamento de autocarros de passageiros.

A medida surge em resposta ao aumento significativo de turistas e visitantes, procurando facilitar o estacionamento de viaturas pesadas fora do centro urbano. O espaço passará a contar com capacidade para acolher até nove autocarros, contribuindo para uma melhor organização da circulação e acolhimento dos visitantes na cidade.

Secretário de Estado inaugura espaço de atendimento de vítimas de violência doméstica na PSP de Évora

O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, inaugura esta sexta-feira, 1 de agosto, o ‘Espaço M’, destinado ao atendimento de vítimas de violência doméstica, no Comando Distrital da PSP de Évora, pelas 10 horas.

Uma hora depois, Paulo Simões Ribeiro irá presidir à cerimónia do 150º aniversário do Comando Distrital da PSP de Évora, a ter lugar no auditório da Fundação Eugénio de Almeida.

Concelho de Elvas sob risco elevado de incêndio

Devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima, o concelho de Elvas está sob risco elevado de incêndio.

Nesse sentido, e para que se protejam vidas, casas e florestas, a Proteção Civil aconselha a que, por estes dias, não se use maquinaria, não se façam queimas ou queimadas, que não seja lançado fogo de artifício, nem se façam fogueiras ou churrascos.

Festas de Fortios até 3 de agosto

As Festas em Honra de São Domingos, em Fortios, decorrem até domingo, 3 de agosto, e incluem largadas de touros em vários dias, bailes com artistas convidados como Zé Pedro Sousa, Jorge Gomes, Bruno Pires, Nuno José e João Lérias, além de animações musicais com Joseph, Tabelas e Deep.

Há também atividades como o convívio de tiro ao alvo no sábado, dia 2 de agosto, e jantares disponíveis nas noites de sexta e sábado. Haverá ainda, a 10 de agosto, missa e procissão acompanhada pela Banda Filarmónica.

A Câmara Municipal de Portalegre informa que, devido à realização das Festas em Honra de São Domingos, em Fortios, foi necessário efetuar o corte de trânsito em parte do Largo da Boavista, Rua da Boavista e Rua Nova. Esta interrupção decorrerá até à meia-noite do dia 5 de agosto.

Como alternativa, todos os veículos deverão utilizar os restantes troços do Largo da Boavista e realizar a passagem pela Estrada Nacional 18, garantindo assim a circulação durante o período das festividades.

Taxa turística entra em vigor esta sexta-feira em Évora

A Câmara Municipal de Évora apresentou, na passada segunda-feira, 28 de julho, no renovado Salão Central Eborense, a Taxa Municipal Turística, cuja entrada em vigor está prevista para esta sexta-feira, dia 1 de agosto.

A sessão, conduzida pelo presidente da autarquia, Carlos Pinto de Sá, teve como principal objetivo esclarecer os operadores turísticos e a população sobre os termos do regulamento e os procedimentos associados à aplicação da nova taxa. O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, Rita Araújo, da empresa Medidata, e o chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico, Rafael Rodrigues, também usaram da palavra.

A medida, que remonta a 2019, foi inicialmente travada devido à pandemia, mas foi retomada com o crescimento contínuo do setor turístico na cidade. Só em 2024, Évora registou a visita de mais de 700 mil turistas, número que representa um aumento de 7,3% face a 2019. Com a recuperação da dinâmica turística, e após a aprovação do regulamento em reunião de Câmara e Assembleia Municipal, a taxa foi oficialmente publicada em Diário da República a 6 de junho de 2025.

Segundo o regulamento, a taxa é de 1,5 euros por noite, até um máximo de três noites por pessoa, e aplica-se a todos os hóspedes com mais de 16 anos que pernoitem em empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local do concelho. Estão previstas isenções para hóspedes em tratamentos médicos (e um acompanhante), pessoas com deficiência igual ou superior a 60% e estudantes do ensino local.

A receita obtida será gerida por um Comité de Investimento e destinada a áreas como a promoção turística, recuperação do património, higiene urbana, cultura, desporto e proteção civil, procurando garantir um desenvolvimento sustentável e equilibrado do turismo em Évora.

Carlos Flores é o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Arronches

Carlos Flores, natural de Arronches, é o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas. Com 46 anos, “o candidato apresenta-se com um profundo sentido de dever cívico e de responsabilidade para com o concelho que o viu nascer e crescer”, revela o partido em comunicado. 

Com um percurso político que passa pela Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal, Carlos Flores traz consigo “uma vasta experiência autárquica”. “Estas vivências ensinaram-me a escutar, a entender as necessidades das pessoas e a trabalhar sempre para o bem comum”, afirma. 

A par do seu percurso nos órgãos autárquicos, Carlos Flores é licenciado em Língua e Literatura Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses e exerceu funções como professor de Português e Inglês nos níveis básico e secundário entre 2002 e 2013, em várias escolas públicas e privadas. Em 2013, ingressou no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) como técnico superior, onde se mantém até hoje, desempenhando funções ligadas à qualificação e à formação profissional. 

A sua candidatura “inspira-se nos valores herdados da sua família e na dedicação do seu avô” ao serviço da comunidade arronchense. “Hoje, o meu compromisso é honrar a sua memória dele e a de todos os que contribuíram para o desenvolvimento do nosso concelho”, sublinha Carlos Flores, assumindo a ambição de “seguir os exemplos de todos aqueles autarcas que dedicaram trabalho árduo, honestidade e paixão pela nossa terra”. 

O candidato socialista defende “uma liderança baseada no diálogo, na proximidade e na construção coletiva de soluções”. “Quero ser o líder que sabe ouvir, que sabe unir e que sabe trabalhar com todos para construir um futuro mais próspero e justo para a nossa terra.” 

Carlos Flores apresenta-se com uma mensagem de esperança, pedindo a confiança dos arronchenses para liderar uma nova etapa: “Arronches merece um futuro com ambição, diálogo e compromisso. Conto com o vosso apoio para construirmos esse caminho juntos.” 

PSP leva atendimento móvel ao Alto Alentejo para regularização de armas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar uma ação de atendimento móvel dedicada à regularização de armas e explosivos na região do Alto Alentejo. Esta iniciativa pretende ajudar cidadãos que enfrentam situações como licenças caducadas, livretes extraviados, armas herdadas ou não registadas, oferecendo esclarecimento de dúvidas e apoio no processo de legalização.

O atendimento começou na terça-feira, dia 29 de julho, em Ponte de Sor, no edifício do Município, e passou ontem, dia 30 de julho, por Campo Maior, também no edifício do Município. As sessões prosseguem hoje, dia 31 de julho, com os agentes da PSP no Ninho de Empresas de Marvão, em Santo António das Areias. Por fim, amanhã, dia 1 de agosto, a equipa desloca-se ao Auditório Municipal do Crato.

Com esta campanha, a PSP reforça o compromisso com a segurança pública e a legalidade na posse de armas, tornando o processo mais acessível para a população local.

Aliança Todos por Borba apresenta candidatos às autárquicas no sábado na presença da ministra do Ambiente

A Aliança Todos por Borba, que tem Benjamim Espiguinha (na imagem) como cabeça de lista à Câmara Municipal, apresenta, no sábado, 2 de agosto, os candidatos às eleições autárquicas de 12 de outubro.

A sessão, que contará com a presença da ministra do Ambiente, Maria Graça Carvalho, realiza-se a partir das 18h30, junto à Praça da República, em frente à Câmara Municipal de Borba.

Neste dia será inaugurada oficialmente a sede de campanha da Aliança Todos por Borba, depois das intervenções políticas, com um momento musical a cargo da banda Borbense “Rock Best Friends” e um beberete aberto a toda a população.

Comissão Europeia lança consulta pública sobre estratégia europeia para o turismo sustentável

A Comissão Europeia convida os cidadãos, os viajantes e dos operadores turísticos a pronunciarem-se sobre a futura estratégia da União Europeia para o turismo sustentável. Esta estratégia tornará o turismo mais sustentável, competitivo e inovador, proporcionando melhores experiências aos viajantes e apoiando a resiliência do setor.

Trata-se de reduzir a sobrelotação, criar opções mais respeitadoras do ambiente, melhores serviços digitais e viagens transfronteiriças mais fáceis. A estratégia apoiará também os Estados-Membros na melhoria da coordenação, no acesso a medidas de apoio e no reforço da resiliência do setor face aos desafios emergentes, como os impactos das alterações climáticas e as tensões geopolíticas.

Os cidadãos podem participar na consulta pública da Comissão até 12 de setembro de 2025. Outras partes interessadas poderão também contribuir para o convite à apresentação de contributos lançado pela Comissão.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, para ouvir no podcast abaixo:

GNR detém duas pessoas e apreende várias doses de droga no decorrer de um evento em Nisa

Um homem de 28 anos e de uma mulher de 27 foram detidos, por condução sob efeito do álcool, no decorrer de um evento em Nisa, no passado sábado, dia 26 de julho. Durante uma operação especial de prevenção criminal levada a cabo pela GNR, foi ainda constituído arguido um homem de 21 anos, por tráfico de estupefacientes, e elaborados 16 autos de contraordenação.

“O empenhamento deste dispositivo operacional teve como principal objetivo garantir a segurança dos participantes, prevenir a criminalidade e fiscalizar comportamentos de risco associados a grandes aglomerações, o consumo de estupefacientes, a condução sob efeito de álcool e perturbação da ordem pública”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.

Para além das duas detenções e da constituição de um arguido, a GNR testou 125 condutores e fiscalizou um estabelecimento. Foram ainda registadas oito contraordenações relacionadas com o consumo de estupefacientes e oito contraordenações rodoviárias. No decorrer da ação, foram apreendidas 68,36 doses de haxixe, 25,1 doses de MDMA, 6,6 doses de cocaína e um cigarro de haxixe.

A operação, desenvolvida pelo Destacamento Territorial de Nisa da GNR, contou com o reforço dos Destacamentos Territoriais de Portalegre e Elvas e do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Portalegre.

Campo Maior: Ana Malhoa, Buba Espinho, Los Romeros e João Gonçalves na Feira de Santa Maria de Agosto

De 8 a 17 de agosto, o Jardim Municipal e a Praça Multimodal de Campo Maior dão lugar à tradicional Feira de Santa Maria de Agosto.

O evento, que conta com bailes, concertos e muita animação, terá os seus momentos altos com as atuações de Ana Malhoa, a 9 de agosto, de Buba Espinho, no dia 14, de Los Romeros, no dia 15, e de João Gonçalves, no dia 16. Todos estes espetáculos têm lugar na Praça Multimodal, a partir das 22 horas, com entrada livre.

A programação completa do evento, promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior, para conhecer no cartaz abaixo:

Militar da GNR de Alvito salva cão das chamas em incêndio (c/vídeo)

Na manhã desta quarta-feira, o Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi alertado para um incêndio numa habitação localizada na freguesia de Vila Ruiva, concelho de Cuba. De imediato, militares do Posto Territorial de Alvito deslocaram-se ao local e, ao chegar, encontraram um cão acorrentado no interior do edifício, parcialmente tomado pelas chamas.

Segundo informação da GNR, perante o perigo iminente, um dos militares (o guarda Aragão) entrou na casa em risco e conseguiu resgatar o animal, de nome “Duque”, conduzindo-o em segurança para o exterior.

O cão foi tratado no local e entregue aos seus tutores, sem que se verificasse a necessidade de cuidados veterinários adicionais. A rápida intervenção evitou consequências mais graves, sublinhando o compromisso da força de segurança com o bem-estar animal em situações de emergência.

Município de Montemor oferece ingredientes e desafia à criação de receitas em família com concurso

Um sábado por mês, até junho de 2026, o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo acolhe a iniciativa “Receitas em Família”.

Integrada naquilo que é a Estratégia Alimentar do concelho, esta atividade, de acordo com o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, surge “no âmbito da promoção dos produtos locais, dos produtos de época e das boas práticas, quer agrícolas, na sua produção, quer nas boas práticas alimentares, numa dieta equilibrada e sã”.

“Receitas em Família” é um concurso “onde podem participar equipas de dois a quatro elementos, sendo sempre obrigatório um adulto e uma criança ou um jovem”.

As equipas, adianta o autarca, têm que se inscrever “com o mínimo de um mês de antecedência, têm que enviar a receita e apresentar os ingredientes no formulário de inscrição e os próprios ingredientes, até 25 euros, serão oferecidos pela Câmara Municipal. O prémio é um cabaz de 70 euros para a equipa vencedora, sendo que haverá diplomas e aventais para todos os participantes”.

Todas as informações sobre a atividade, incluindo o formulário de inscrição, estão disponíveis no site do Município de Montemor-o-Novo.

CURPI de Campo Maior prepara as famosas flores de papel para a Feira de Santa Maria de Agosto

Campo Maior prepara-se para celebrar mais uma Feira de Santa Maria de Agosto: um evento promovido pela Câmara Municipal, a que se associam várias associações e instituição do concelho.

A zona do Jardim Municipal da vila, por esta ocasião, volta a ser palco de diferentes espetáculos, onde também não faltam as famosas e tradicionais flores de papel. Quem tem estado a trabalhar, para dar outra cor à festa, são as alunas da Academia Sénior da CURPI. “Estamos a ajudar. Nós, todos os anos, enramamos a parte da estátua da Santa Beatriz, mas desta vez estamos também a ajudar a enramar o coreto (do jardim)”, revela a presidente da instituição, Anselmina Caldeirão.

A Feira de Santa Maria de Agosto decorre de 8 a 17 de agosto. O maior destaque da programação do evento vai para os espetáculos de Ana Malhoa, no dia 9, e de Buba Espinho, no dia 14, ambos na Praça Multimodal, pelas 22 horas.

Movimento Cívico por Elvas promove encontro com clubes desportivos

O Movimento Cívico por Elvas (MCPE) promoveu, na tarde de ontem, 30 de julho, na sua sede, um encontro com os clubes desportivos locais, “integrado na auscultação do movimento desportivo e associativo local”, que “evidenciou os principais desafios e caminhos para o futuro do desporto”.

“Muitos foram os clubes presentes num momento de escuta ativa e diálogo construtivo sobre a realidade do desporto no concelho”, revela o MCPE em nota de imprensa, avançando que “foram evidenciados os pontos fortes e carências efetivas, que afetam ou potenciam as práticas eventuais ou continuadas”. O momento “ficou marcado por um espírito de cooperação, com propostas concretas, para um futuro mais estável e dinâmico”.

Das medidas que o MCPE considera colocar no seu programa eleitoral a apresentar destaca as seguintes: “criação de uma comissão de planeamento e calendarização de eventos, eleita entre os presentes; procurar vazios desportivos que preencham algumas falhas em modalidades menos representativas; potenciar e capacitar dirigentes desportivos e monitores/animadores nas diferentes áreas; protocolar com a comissão eleita as pequenas reparações nas infraestruturas; reformular o existente regulamento de transporte para minimizar lacunas; e garantir o acesso equitativo a uma prática desportiva abrangente e diversificada, que se torne mais atrativa à população mais jovem”.

Este encontro “permitiu reforçar o compromisso de que o desporto local deve ser uma prioridade nas políticas públicas, reconhecendo o papel fundamental dos clubes como agentes de inclusão, saúde e coesão social”. “Obrigado a todos os que contribuíram para este momento enriquecedor de reflexão e aprendizagem”, remata o MCPE.

Folclore de regresso ao “coração” da cidade de Elvas para oferecer animação a elvenses e turistas

Durante seis noites, entre esta sexta-feira, 1 de agosto, e o próximo dia 10, o folclore regressa à Praça da República de Elvas, para mais uma edição do festival internacional anual, promovido pela Câmara Municipal, com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas, da Junta da Extremadura e da Federación Extremeña de Folklore.

Assegurando que a Praça da República tem estar constantemente animada, dado que Elvas já não é vista apenas como uma mera “cidade de passagem”, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, lembra que este é um festival que vem sendo organizado há muitos e muitos anos. “Isto é uma continuação do que temos vindo a fazer, mas a Praça da República não tem animação só nesses dois fins de semana, porque ainda no passado sábado ela esteve abrilhantada com uma excelente apresentação de uma das superfícies comerciais instaladas em Elvas” (“Festa na Praça” do Continente), recorda.

A preocupação da autarquia é que o centro histórico tenha sempre algo, em termos de animação, para oferecer, não só aos elvenses, mas também a quem visita a cidade, ou não fosse hoje Elvas, segundo Rondão Almeida, um “destino turístico”. “Temos a nossa hotelaria e os nossos alojamentos locais completamente cheios e temos de ter algo, no decorrer da noite, para oferecer a quem visita Elvas”, assegura, lembrando que também essa aposta é feita na “época baixa”, como no Natal e no Carnaval.

Eventos como este festival de folclore ou as habituais “Noites de Verão”, que se seguem, acabaram por se conjugar, dando outra animação à cidade, a partir do momento em que recebeu o selo de  Património da Humanidade da UNESCO, diz ainda o presidente da Câmara.

Esta sexta-feira, na primeira noite de espetáculos deste que é já o 33º Festival Internacional de Folclore, atuam os grupos de Ballet Folklórico Raíces Nuevas, da Argentina, e o Grupo Folclórico do Panamá. No sábado, sobem ao palco o Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folclórico de Paredes de Bairro, de Anadia. Já no domingo, atuam o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca, de Redondo, e Festifolk, do Equador.

Os espetáculos têm sempre início marcado para as 21h30, na Praça da República, prometendo muita animação com o folclore nacional e internacional.