Roubo de fio de ouro por esticão, em Borba, acaba em ameaças aos militares da GNR

Esta tarde de quarta-feira, dia 30 de julho, foi roubado um fio de ouro por meio de esticão e fuga, na Rua do Mestre Diogo, em Borba. De imediato foi chamada a a Guarda Nacional Republicana (GNR) que no local foi ameaçada por um grupo de indivíduos, segundo avança o ODigital.pt que cita fonte da força de segurança.

Face à tensão crescente, foi acionado um dispositivo de segurança, resultando na mobilização de dezenas de militares da GNR. As diligências realizadas por toda a cidade permitiram identificar vários suspeitos. A fonte citada acrescenta que a GNR continuará as investigações para recuperar o fio furtado e possibilitar o reconhecimento dos alegados autores por parte da vítima.

Foto O Digital.pt

Avis: ferido grave em despiste contra árvore helitransportado para hospital em Lisboa

Um homem, vítima de um despiste de um veículo ligeiro de mercadorias, que embateu contra uma árvore, na tarde desta quinta-feira, 30 de julho, na Estrada 243, no concelho de Avis, ficou ferido com gravidade e acabou por ser helitransportado para um hospital de Lisboa.

Este homem, com cerca de 35 anos, era o único ocupante da viatura, foi transferido de helicóptero para Lisboa após avaliação médica no local.

O alerta para este acidente foi dado às 17h30, sendo que para o local foram mobilizados19 operacionais, seis veículos e o helicóptero do INEM.

Protocolo entre IPP e Associação de Atletismo reforça ligação entre educação e desporto na região

O Politécnico de Portalegre (IPP) e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) assinaram um protocolo de colaboração que estabelece uma parceria estratégica de âmbito regional para promover o atletismo, valorizar os agentes desportivos e aproximar o ensino superior da comunidade desportiva.

O acordo foi formalizado na passada segunda-feira, 28 de julho, pelo presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e o presidente da direção da AADP, Daniel Madeira.

O protocolo reconhece o Politécnico de Portalegre como parceiro institucional principal da AADP, assumindo um papel de relevo na promoção da prática desportiva, da formação académica e da capacitação dos jovens que elegem o distrito de Portalegre para realizar a sua formação académica.

Este acordo traduz-se numa relação de colaboração mútua com impacto direto nos atletas, treinadores, estudantes e agentes da modalidade, e inclui compromissos concretos, entre os quais: a atribuição anual de bolsas de estudo, para atletas ou agentes da modalidade; a publicitação do Politécnico de Portalegre nos equipamentos oficiais das seleções distritais de atletismo e nos elementos da AADP; a dinamização conjunta de ações de formação, seminários, eventos técnico-científicos e colaboração em estudos e projetos, que aproximem os conhecimentos académicos da prática desportiva; a promoção da prática federada do atletismo no contexto do ensino superior; e a integração de estágios curriculares nas estruturas e clubes de atletismo da região.

Escola de Karaté do Moto Clube Alentejano inicia preparação da próxima época a 4 de agosto

A escola de Karaté do Moto Clube Alentejano de Elvas irá iniciar os trabalhos de preparação da próxima época já na segunda-feira, dia 4 de agosto, nas instalações do Moto Clube.

Com os trabalhos de pré-época, preparam-se as “participações nacionais e internacionais, previstas para a época 2025/2026, em estágios, seminários, formações e competições”.

A escola de Karaté do Moto Clube Alentejano de Elvas completa em outubro dez anos de existência. A direção técnica é da responsabilidade do instrutor Paulo Ramalhete, treinador de Karaté e Jujitsu, certificado pelo IPDJ e respetivas federações nacionais, também responsável da Escola de Karaté Kontact de Monforte. 

CDU: José Vilanova é candidato pela CDU à Câmara de Arronches e José Botelheiro à Assembleia Municipal

José Vilanova é candidato, pela CDU, à Câmara Municipal de Arronches, nas autárquicas de 12 de outubro. O partido apresenta ainda José Botelheiro como candidato à Assembleia Municipal.

José Vilanova tem 72 anos e é auxiliar de ação direta, em situação de reforma. Trabalhou no Centro de Bem-Estar Social de Arronches, foi delegado e dirigente sindical do CESP sendo, mais tarde, eleito para a sua Direcção Nacional. Foi coordenador do CESP e membro da Direcção da União de Sindicatos do Norte Alentejano. Foi eleito na Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de Arronches. É militante do Partido Comunista Português.

Já José Botelheiro tem 72 anos e é natural da freguesia de S. Salvador da Aramenha, Marvão. Fez o serviço militar, como voluntário, entrando no ano de 1969 na Marinha de Guerra Portuguesa.  Trabalhou nos SUUPA, Pão de Açúcar e, mais tarde, trabalhou como promotor cultural, na divulgação e promoção de livros, nos “Amigos do Livro”, em Lisboa. Nos anos 80 instala-se em Arronches, onde atualmente reside. Tem-se envolvido no mundo do associativismo, cooperativo e autárquico, tendo sido presidente da extinta Cooperativa “Trabalho e Progresso/Parceria Coop Lisboa”. Foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Assunção de Arronches, durante um mandato, e eleito na Assembleia Municipal de Arronches durante vários. Interveniente e participante na vida local, integrou vários órgãos directivos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches. É cronista do Notícias de Arronches e integra os órgãos sociais do Centro de Bem Estar Social de Arronches, como Presidente do seu conselho Fiscal. É autor do livro “Soutos do Alentejo – Memórias do Porto da Espada. É militante do Partido Comunista Português.

“A CDU, força do trabalho, da honestidade e da competência, o grande espaço unitário que defende os valores de Abril e as suas conquistas, é a coligação onde são bem-vindos todos aqueles que defendem um rumo participado, de progresso e desenvolvimento para o concelho de Arronches e que se batem pelo direito à habitação, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, ao desporto, ao lazer e ao ambiente no concelho”, diz a CDU em nota de imprensa.

Vila Viçosa: o antes e depois do Cineteatro Florbela Espanca dados a conhecer em exposição fotográfica

A exposição fotográfica “Cineteatro Florbela Espanca – Passado e Presente”, que retrata o antes e depois de vários espaços do edifício de Vila Viçosa, após a sua obra de requalificação, é inaugurada esta quinta-feira, 31 de julho, pelas 18 horas.

Com entrada gratuita, a exposição, da autoria de Marques Valentim, poderá ser visitada até 24 de agosto, de quarta-feira a domingo, entre as 9h30 e 13 horas e das 14h30 às 18 horas.

Homem de 72 anos detido em Borba por suspeitas de abusar sexualmente da sua neta e de outra criança

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta quarta-feira, 30 de julho, em Borba, um homem de 72 anos, por suspeitas de ter abusado sexualmente de duas meninas, inclusive da sua neta. As crianças têm 11 e 12 anos.

Este homem está indiciado pela prática de dois crimes de abuso sexual de crianças. Os factos remontam ao passado dia 16, quando, alegadamente, o suspeito terá abusado das duas crianças, em sua casa.

Terá sido uma das crianças a contar à mãe o sucedido, com esta a denunciar o caso à GNR. O caso foi entregue à Unidade Local de Investigação Criminal de Évora da PJ, com as diligências a culminarem com a detenção do suspeito, “na sequência de mandado de detenção emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora – Secção de Vila Viçosa”.

O suspeito é presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, esta quarta-feira, onde irá conhecer as eventuais medidas de coação.

Elvas: colisão na A6 provocou dois feridos na manhã desta quarta-feira

Dois feridos leves: foi este o resultado de uma colisão, entre duas viaturas ligeiras, na manhã desta quarta-feira, 30 de julho, na A6, entre Elvas e o Caia.

Os dois feridos foram transportados ao Hospital de Santa Luzia, sendo que, no local, foi ainda assistida uma outra pessoa.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas e Campo Maior, assim como a Brigada de Trânsito da GNR, num total de dez operacionais, apoiados por cinco viaturas.

O alerta para este acidente foi dado por volta das 8 horas.  

Dezenas de crianças têm usufruído do projeto “Verão do Forte de Santa Luzia”

Dezenas de crianças têm usufruído do projeto “Verão do Forte de Santa Luzia”, que leva até àquele monumento histórico de Elvas muita animação, entre momentos de pura magia e atividades que despertam o imaginário das crianças.

Durante as atividades desenvolvidas, houve já “soldados a marchar, histórias que remetem à vivência no forte, jogos, sorrisos e até um bocadinho de dança”.

Cada recanto do Forte de Santa Luzia tem vindo a ganhar vida com “brincadeiras e aventuras incríveis, onde o passado encontrou o presente e criou memórias únicas”.

Miguel Gameiro e Pólo Norte, Emanuel e Orquestra Ligeira do Exército nas Festas da Cidade de Estremoz

As Festas da Cidade de Estremoz e da Exaltação da Santa Cruz realizam-se de 5 a 7 de setembro, numa organização do Município de Estremoz e da Paróquia de Santo André, no Rossio Marquês de Pombal.

Do programa de espetáculos do evento fazem parte os concertos de Miguel Gameiro e Pólo Norte, no dia 5, de Emanuel, no dia 6, e da Orquestra Ligeira do Exército, no dia 7.

As festas, com entrada livre, para além dos vários espetáculos, incluem fogo de artifício, cerimónias religiosas, animação de rua, arraial tradicional, quermesse e vários divertimentos.

Como vem sendo hábito, estas festas têm como propósito a angariação de fundos para prestação de apoio aos mais carenciados.

Bruno Guimarães reforça baliza d’O Elvas

Bruno Guimarães é o mais recente reforço do conjunto azul e ouro e uma das nove contratações já asseguradas pela SAD de O Elvas para a nova campanha. Todos os novos caveleiros para conhecer já este sdábadp, 2 de agosto, no Estádio Patalino, no aguardado Dia Azul & Ouro.

O guarda-redes brasileiro, de 23 anos, apresenta-se no Patalino depois de uma primeira experiência, em Portugal, ao serviço da equipa Sub-23 do Portimonense. Bruno Guimarães é natural de Pontal, em São Paulo, e cumpriu grande parte da formação no Flamengo, tendo ainda defendido o Fortaleza e o Boavista-RJ.

Bruno Guimarães é, assim, um dos nove novos ‘cavaleiros’ que este sábado, 2 de agosto, vai ser apresentado no Estádio Patalino, a partir das 18h30, aos adeptos de O Elvas, no decorrer do Dia Azul & Ouro, que inclui, também, o jogo de apresentação (20h00), frente ao Lusitano de Évora (Liga 3), num dérbi regional com história e que suscita sempre grande entusiasmo.

Aliás, para o efeito, a O Elvas SAD convida todos os seus adeptos, simpatizantes e respetivas famílias a juntarem-se, no renovado anfiteatro do clube, para celebrar o espírito azul e ouro. Os ingressos para o evento têm um preço simbólico de 1€- valor reduzido, e 2€ – valor geral. 

A abertura de portas no Estádio Patalino está, então, marcada para as 18h30, com acesso, desde logo, à zona de merchandising e bilheteira ; pouco depois, a partir das 18h45, terá lugar a apresentação individual do plantel principal, assim como das novas ‘armaduras’ (equipamento principal e alternativo) escolhidas pelos adeptos e que estarão disponíveis para aquisição.

Nove reforços assegurados

O Dia Azul & Ouro é, assim, mais do que o arranque de uma nova época. É o reencontro da família azul e ouro. Com o apoio de toda a comunidade — adeptos, atletas, famílias e parceiros —, O Elvas SAD dá início a uma época de ambição e para a qual a SAD já anunciou nove reforços, no sentido de proporcionar à equipa técnica todas as condições para lutar pela promoção à Liga 3.

Os reforços são, então, o guarda-redes Bruno Guimarães (ex-Portimonense), o defesa-direito Carlos Freitas (ex-Marco 09), o defesa-central Nuno Gonçalves ‘Nuca’ (ex-Anadia), os médios ‘box-to-box’ Janickson Lamine da Silva (ex-Alverca) e Zimbabé (ex-Anadia), o extremo Cleiton Mendonça (ex-Fabril Barreiro) e os avançados Javi Bernal (ex-Pozoblanco), Luis Garro López (ex-Leça) e ainda Diogo Grácio (ex-Oliveira do Hospital).

Para lá de um evento desportivo, pretendem os responsáveis da O Elvas SAD que o Dia Azul & Ouro se transforme numa “verdadeira festa de identidade, paixão e união — um momento pensado para aproximar o emblema da sua comunidade e criar memórias que perduram”, destaca a SAD no site oficial.

“Vinho, Cultura e Tradição” em exposição no Celeiro da Cultura de Borba a partir de 10 de agosto

A exposição “Vinho, Cultura e Tradição: exposição arqueológica, documental e etnográfica dos Vinhos de Borba” chega em agosto ao Celeiro da Cultura de Borba.

Trata-se de uma mostra dedicada à história e tradição dos vinhos desta região que pretende expor um conjunto de testemunhos ligados à vinha, produção e comercialização dos vinhos ao longo dos últimos séculos.

Com a orientação científica do CECHAP, pretende-se que a mostra corresponda ao interesse dos produtores, dos apreciadores de vinhos e do público em geral, como forma de valorizar uma atividade económica de relevo no desenvolvimento regional do Alentejo e em particular nos concelhos promovidos pela Cidade do Vinho 2025.

A inauguração da exposição está marcada para 10 de agosto, pelas 11 horas.

Monforte: combatentes do Ultramar naturais de Vaiamonte homenageados com monumento

Os Combatentes do Ultramar naturais da freguesia de Vaiamonte, no concelho de Monforte, foram homenageados, no passado sábado, 26 de julho, com a inauguração de um monumento que foi inaugurado na Rua 25 de Abril.

A iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia de Vaiamonte, em colaboração com o Município de Monforte e a Liga dos Combatentes.

Na cerimónia, para além dos homenageados e familiares, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, o presidente da Junta Freguesia de Vaiamonte, Joaquim Peixe, e o presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues.

Estiveram também presentes o chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Defesa Nacional, António Baptista, o pároco de Monforte, Ronildo Santos, a autora do projeto do monumento, a arquiteta Cristina Romão, o presidente da Assembleia Municipal de Monforte, Rui Maia da Silva, o segundo comandante do Agrupamento ISTAR do RC3/Estremoz, Major de Cavalaria Alexandre Parreiras, o presidente do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, Sargento-Mor de Cavalaria Jorge Carujo, em representação da Guarda Nacional Republicana, o Primeiro-Sargento António Castanho, os vereadores do Município, Mariana Mota e Emídio Mata, e os presidentes das demais Juntas de Freguesia do concelho, designadamente Assumar, Monforte e Santo Aleixo, (Manuel Poeta, Pedro Bagorro e António Raposo).

Bombeiros de Avis têm nova ambulância oferecida pela Câmara Municipal

O Município de Avis entregou, muito recentemente, uma nova ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da vila.

Esperando que esta viatura venha a ser “uma mais-valia” para a corporação, “para que o socorro não esteja em causa” no concelho, o presidente da Câmara, Nuno Silva, em declarações aos jornalistas, destacou o trabalho dos soldados da paz de Avis.

“Queremos valorizar o excelente trabalho que os bombeiros têm feito, ao nível do nosso concelho e da nossa região e por isso, queria agradecer ao presidente da direção e ao comandante. Espero que este veículo seja uma mais-valia para o bom trabalho que os bombeiros têm feito ao longo dos anos e que continuem aqui a desempenhar essa mesma função”, disse Nuno Silva.

A entrega foi feita na passada sexta-feira, 25 de julho, no momento da inauguração da Feira Franca de Avis.

Jovens de Campo Maior “emprestam” tempo das suas férias para colaborar com os Clubes de Verão

Até final de agosto, os Clubes de Verão, em Campo Maior, ocupam cem crianças do concelho, com as mais variadas atividades. Desta feita, os técnicos responsáveis da Câmara Municipal por este programa contam com uma preciosa ajuda: a de mais de duas dezenas de jovens voluntários, ao abrigo do projeto “Movimento Cidadania Jovem”, promovido pelo CLDS 5G.

Liana Sousa, de apenas 12 anos, é uma dessas voluntárias. Depois de ter frequentado os Clubes de Verão ao longo de vários anos, sentiu que estava na hora de, de alguma forma, retribuir aquilo que já tinham feito por si. A experiência, até ao momento, garante, tem estado a ser “gira”. “São meninos com feitios diferentes, mas temos de saber lidar com todos. O importante é serem felizes e divertirem-se aqui”, assegura. Com os mais novos, Liana sente que tem vindo a “aprender muito”: “há muitas coisas que eles nos ensinam, porque já são de outra geração”.

Já Bárbara Miranda participa, pela primeira vez, na iniciativa, por “gostar de crianças e para não passar o verão em casa, sem fazer nada”. “Tenho gostado bastante”, diz ainda esta jovem de 15 anos, que assegura que as atividades dos Clubes de Verão são “bastante dinâmicas”.

Também por gostar muito de crianças, Mariana Gonçalves, de 13 anos, decidiu colaborar com os Clubes de Verão, nos quais participou, enquanto frequentadora, até há muito pouco tempo. “Sempre gostei de estar aqui nos Clubes”, confessa, revelando que vai estar ao serviço até final de agosto.

Para Maria Leonor, também de 13 anos, esta é uma forma de ocupar, de forma “útil”, as suas férias de verão. “Gosto muito de crianças, é mais um entretenimento no verão e ajudamos os que mais precisam”, comenta.

Durante a semana, os voluntários que colaboram com os Clubes de Verão auxiliam os monitores deste programa do Município de Campo Maior entre as 10 e as 12h30 e das 14 às 16h30.Os Clubes de Verão, com todo o tipo de atividades para ocupar as crianças, nestas férias escolares, decorrem até 29 de agosto.

Incêndio em Nisa já foi dado como dominado

Imagem: Inês Louro (Facebook)

O incêndio que deflagrou ontem, 29 de julho, no concelho de Nisa, foi dado como dominado na manhã desta quarta-feira, pelas 7h25, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Ainda assim, por volta das 8 horas, este incêndio mobilizava ainda 297 operacionais e 98 veículos.

As populações de Vinagra e Pé da Serra, que foram evacuadas durante a tarde de ontem, por precaução, já regressaram às suas casas. Ainda ontem, durante a noite, um bombeiro teve de ser assistido no Hospital de Portalegre, após sofrer ferimentos leves.

Por enquanto, segundo a GNR, mantém-se cortada, nos dois sentidos, a Estrada Nacional 18, entre Nisa e Vila Velha de Ródão.

Olinda, Margarida e Raquel prometem dar o seu melhor para chegarem à final do “The Voice Gerações”

Foi a interpretar “Eu Não Sei Quem te Perdeu”, de Pedro Abrunhosa, que o trio formado por Raquel Guerra, Olinda Moriano e Margarida Silva fez Anselmo Ralph virar a sua cadeira nas Provas Cegas do “The Voice Gerações”, no episódio que foi para o ar no passado domingo, 27 de julho, na RTP1.

Nas Provas Cegas, e por mais que isso não tenha ficado percetível para o público, só Anselmo Ralph e Mickael Carreira poderiam virar as suas cadeiras, dado que Marisa Liz e Gisela João já tinham as suas equipas completas, aquando da atuação do trio de Elvas e Campo Maior. Olinda, Margarida e Raquel seguem agora caminho para a próxima fase do programa, na expectativa de conseguirem chegar à final.

Amiga de longa da data de Raquel Guerra, com quem canta há muitos anos, Olinda Moriano viu, neste programa, a oportunidade de ajudar a filha, Margarida, “a perder alguma vergonha” e a mostrar ao país o seu talento. A verdade é que, quando subiu a palco, Margarida revelou-se muito menos envergonhada que a mãe e a madrinha. “Tínhamos uma grande responsabilidade porque, como nós já cantamos há mais tempo, era mais difícil para nós mostrar ao público aquilo que gostamos de fazer há muitos anos, mas principalmente com a Margarida ao nosso lado. Era uma grande responsabilidade”, diz Olinda Moriano.

Revelando que estava mais nervosa do que quando, há cerca de 20 anos, participava no “Ídolos”, Raquel Guerra explica que a “bagagem” que esse programa televisivo lhe deu serviu também para ajudar a afilhada Margarida, que com “muito talento”, só “precisava de perder a vergonha” e de “soltar a voz”. “Mas tenho de reconhecer que este foi o programa de televisão onde estive mais nervosa, pela questão da responsabilidade, por estar em grupo e  porque a prestação de uma pode influenciar a prestação das outras”, acrescenta.

Já Margarida, embora “ansiosa”, confessa que ficou muito feliz por poder participar no programa. No futuro a sua intenção é vir a participar a solo no “The Voice”. Ainda assim, diz que esta experiência, ao lado “de duas grandes mulheres”, irá ficar guardada no seu coração para o resto da vida.

Na manhã desta quarta-feira, 30 de julho, as três vão estar na “Praça da Alegria” a falar sobre esta sua participação no programa.

A entrevista completa à Rádio ELVAS para ouvir no podcast abaixo:

Segundo e terceiro prémios do Euromilhões saem em Portugal

Ninguém acertou na chave do sorteio de ontem, 29 de julho, do Euromilhões. Ainda assim, em Portugal saíram um segundo e um terceiro prémios.

O segundo prémio, de mais de 193 mil euros, para além de um apostador em Portugal, contempla outros três no estrangeiro. Já o terceiro, no valor de mais de 36 mil euros, saiu a um total de cinco jogadores, quatro fora do território nacional.

Dado que não houve totalistas, o “jackpot” volta a engordar. No próximo sorteio, já na sexta-feira, estarão em jogo 168 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 5, 6, 42, 44 e 46 e pelas estrelas 4 e 8.

Esta informação não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.