Skip to content

Terrugem em festa de 1 a 4 de agosto: espetáculo de José Malhoa será um dos momentos altos

A Terrugem vai estar em festa entre sexta e segunda-feira, de 1 a 4 de agosto. De um programa que inclui, entre outras atividades, vários bailes, concertos, animação com DJs, fogo de artifício, garraiadas e uma corrida de touros, o maior destaque vai para um concerto de José Malhoa, na última noite.

E porque na Terrugem todos os anos há novos festeiros, Jerónimo Fitas (na imagem), um dos elementos da atual comissão, recorda como um grupo de cerca de 40 jovens decidiu, há praticamente um ano, dar um passo em frente e assumir a organização destas festas: “isto começou numa noite em que estávamos todos juntos e pensámos em fazer as festas para evoluir com isto”.

Para chegar até aqui, a comissão avançou, desde logo, com os habituais cartões, com os quais a própria população ajuda a impulsionar financeiramente, e de “forma simbólica”, o arranque da preparação das festas. Sendo “uma grande ajuda” para a comissão, quem adquire estes cartões também fica habilitado a chorudos prémios monetários. Foram também realizados alguns eventos, como a das Aleluias e a mais recente, a festa de apresentação do cartaz das festas, com os quais a comissão procurou angariar alguns fundos.

O arranque das festas acontece, na sexta-feira, pelas 19 horas, com arruada com a comissão de festas e autoridades convidadas, abrilhantada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, e com a abertura da exposição de artesanato no mercado municipal. A partir das 21h30, há atuação de Afonso Abrantes, seguindo-se as Roncas d’Elvas, no Palco Popular. Às 22 horas, realiza-se uma corrida de touros à portuguesa. A banda DFB sobe ao palco principal pelas 23h30, seguindo-se discoteca com DJ Mojo e Hélder Tavares. A noite termina ao som de DJ Dinga.  

No sábado, dia 2 de agosto, pelas 18 horas, realiza-se uma garraiada, animada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba. Os Contramão atuam, no Palco Popular, pelas 21h30, seguindo-se baile com Jorge Nunes, já no palco principal. Os Rumo ao Sul sobem a palco à 1 hora, com a noite a terminar ao som de DJ Amanda e DJ Peat.

No domingo, 3 de agosto, pelas 9 horas, realiza-se mais uma arruada com a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, para que sejam prestados cumprimentos às autoridades e coletividades da freguesia. Às 10 horas, há missa solene, seguida de procissão, em honra de Santo António da Terrugem. Pelas 18 horas, a comissão de festas promove mais uma garraiada, ainda antes do pregão e entrega do pendão para as festas de 2026 (20 horas). O grupo Voz Amiga atua no Palco Popular às 21h30, enquanto Zé Pedro Sousa promete animar tudo e todos, no Palco Principal, a partir das 23h30. À 1 hora há espetáculo de fogo de artifício, com a discoteca, nesta penúltima noite, a ficar a cargo de Meninos da Favela e DJ Jotta R.

Por fim, na segunda-feira, dia 4 de agosto, para além de última garraiada (18 horas), as festas contam com as atuações de Os da Boina (21 horas), Banda Novo Ritmo (23 horas) e José Malhoa (1 hora). O responsável pelo encerramento das festas é o DJ Zezé.

Durante todos os dias do evento haverá quermesse e o tradicional Jogo do Bicho. Na organização do evento, a comissão de festas conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

A entrevista completa a Jerónimo Fitas para ouvir no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: