Município de Alter do Chão investe 14 mil euros na recuperação de edifício de Centro de Apoio à 3.ª Idade

O Município de Alter do Chão e a Associação Centro de Apoio à 3.ª Idade Santo Estêvão de Chança celebraram, recentemente, um protocolo de colaboração para a requalificação do edifício da instituição, com foco nas obras de pintura exterior.

No âmbito deste acordo, a autarquia irá conceder um apoio financeiro extraordinário de 14 mil euros, que será integralmente utilizado na execução da obra pela associação.

Esta iniciativa insere-se nas competências legais do Município e reforça o compromisso da Câmara Municipal em apoiar as instituições sociais do concelho.

Noite de Festas de Vila Boim com Luís Trigacheiro

As tradicionais festas de Vila Boim, no concelho de Elvas, estão a decorrer desde dia 25de julho, com um programa recheado de música, animação e tradições populares.

Na noite de ontem, sexta-feira, o destaque foi para Luís Trigacheiro, que encheu o palco principal com centenas de pessoas, num concerto muito aplaudido. A animação continuou com o espetáculo de Onda Flamenco e a atuação do DJ S. Silva. Durante o dia, houve também garraiadas, uma prova de atletismo e outras atividades que envolveram a comunidade.

Este sábado, 27 de julho, a festa prossegue com mais garraiadas, uma noite de fados e as atuações de Ricardo Glória, da Banda Acesso e do DJ Dinga, prometendo mais uma noite de muita animação e convívio. As festas terminam 28 de julho, mas até lá há mais surpresas reservadas para os visitantes.

Torre do Relógio do Castelo de Arraiolos alvo de obra de recuperação

Já se iniciaram as obras na Torre do Relógio do Castelo de Arraiolos, num conjunto de trabalho que visam a sua recuperação face ao mau estado em que a mesma se encontra.

Esta intervenção é parte integrante do acordo celebrado entre o Município de Arraiolos e IP Património (Ministério da Cultura), dando legitimidade à autarquia para intervir na Torre do Castelo.

A intervenção “constitui uma aposta do Município de Arraiolos na preservação do património concelhio, tendo a autarquia assumido a elaboração do projeto, o lançamento do procedimento de obra e o financiamento de uma parte da obra”.

Esta obra terá um custo de cerca de 180 mil euros.

Skunk Anansie e Zé Felipe entre os nomes mais sonantes da edição deste ano do Festival do Crato

Paragem obrigatória no roteiro dos festivaleiros há 39 anos, o Festival do Crato está de regresso de 27 a 30 de agosto, para quatro noites de muita música e animação, onde a gastronomia e o artesanato também têm o seu destaque.

No primeiro dia do evento, sobem a palco Mizzy Miles, Plutonio e Wed Bed Gang.  A segunda noite está reservada para os espetáculos de Jüra, Lon3r Johny, Prof Jam e Matuê. No dia 29, Luís Trigacheiro sobe a palco com os convidados Buba Espinho e Diogo Piçarra, seguindo-se os concertos de GNR e Skunk Anansie. O encerramento do festival, no dia 30, ficará a cargo de Fernando Daniel, Nena e Zé Filipe.

O Festival do Crato, que nasceu em 1984 com a Feira de Artesanato e Gastronomia, ganhou maior dimensão em 2004, quando ao evento se começaram a juntar espetáculos dos grandes nomes da música, não só nacional, como internacional. Chegaram a passar pelo festival bandas como Beach Boys e Scorpions.

Todos os anos, o festival atrai milhares de pessoas à vila do Crato.

Vila Viçosa recebe visita de técnicos do Ministério do Petróleo e dos Recursos Minerais de Timor-Leste

O Município de Vila Viçosa recebeu, no passado dia 22 de julho, a visita dos técnicos do Ministério do Petróleo e dos Recursos Minerais de Timor-Leste, atualmente alunos do Centro de Línguas da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.

Esta iniciativa incluiu a receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram prestadas informações sobre a realidade socioeconómica do concelho. De seguida, os técnicos realizaram um percurso literário incluído no Circuito Florbela Espanca e uma visita ao Museu do Mármore e à Coleção Visitável da Farmácia Monte.

Câmara Municipal de Portalegre celebra contrato de trabalho com quatro novos funcionários

A Câmara Municipal de Portalegre celebrou contrato de trabalho por tempo indeterminado com quatro novos funcionários, para a Divisão de Obras e Ambiente, na passada terça-feira, 22 de julho.

Os contratos de trabalhos, por tempo indeterminado, para a categoria de Assistente Operacional, foram outorgados pela presidente da Câmara Municipal, nos Paços do Concelho.

Fermelinda Carvalho aproveitou para dar as boas-vindas aos novos funcionários, desejando-lhes o maior sucesso profissional e pessoal.

Após algumas “conquistas”, Bombeiros de Campo Maior vão “sorrindo às dificuldades”

A aproximar-se dos 76 anos desde a sua fundação, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, ao longo destas mais de sete décadas de existência, tem procurado dar todo o apoio à comunidade da vila e do concelho, sendo um pilar fundamental no que diz respeito aos serviços de emergência.

Destacando as conquistas dos últimos tempos, como a aquisição de viaturas, as obras realizadas no quartel e o novo seguro de saúde para todos os operacionais – resultado de uma parceria com o Município de Campo Maior -, o presidente da direção, Luís Fava, garante que os Bombeiros de Campo Maior vão, por esta altura, “sorrindo às dificuldades”.    

No que diz respeito a esta fase crítica do ano, os bombeiros de Campo Maior têm sido chamados, “com alguma frequência”, para prestar auxílio nos concelhos vizinhos no combate às chamas. “Em Campo Maior, só tivemos ainda um ou outro incêndio, mas tudo feito com segurança e com todos os processos necessários”, acrescenta.  

Sempre prontos a ajudarem quem mais precisa, Luís Fava sublinha que a corporação encontra-se numa fase “saudável”, sendo “otimista” o futuro da associação. “Lutamos todos os dias por esta nossa causa. Dar um agradecimento, em nome da população, aos nossos bombeiros, que são os nossos heróis”, diz ainda.

Incêndios: Elvas com menor área ardida até ao momento, mas com maior número de ignições face a 2024

A região do Alentejo está este verão a ser fustigada por muitos e grandes incêndios, como aqueles que lavraram em Alandroal, Santo Aleixo e Nisa.

Elvas, que no ano passado foi o concelho com maior área ardida em todo o Alto Alentejo, até ao momento, ainda não registou incêndios de grandes dimensões, de acordo com o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, que lembra, ainda assim, que os soldados da paz da cidade têm sido “camisola amarela” no apoio no combate às chamas na região.

“O facto de as chuvas terem ido até muito tarde, os combustíveis finos, que é aquilo que provoca acima de tudo a velocidade de propagação dos incêndios, estão muito disponíveis. Tivemos ali um incêndio entre Santo Aleixo e Vila Fernando em que, em pouco mais de uma hora, arderam mais de 220 hectares. Isto representa uma velocidade de propagação extrema”, revela.

Apelando aos cuidados e aos comportamentos preventivos da população e revelando que não se está a viver, em Elvas, o flagelo do ano passado no que toca a área ardida, Paulo Moreiras diz-se “preocupado”, tendo em conta “vários sinais de alerta”. “O verão, no que diz respeito aos incêndios florestais, nas regiões norte e centro do país, meteorologicamente só agora é que começa, ou seja, só agora é que começa a ficar mais seco nessas regiões. Se o verão alentejano já trouxe os problemas que trouxe, temos aqui vários sinais de alerta para o que poderá aí vir”, acrescenta.

Até meio deste mês de julho, os Bombeiros de Elvas já tinham registado, no concelho, 25 ignições: “é um número superior ao ano passado, mas que se traduz numa área substancialmente mais baixa”. “Estamos a falar de 30 hectares quando, no ano passado, pela mesma altura, já íamos com cem hectares”, revela ainda Paulo Moreiras.

Banda Acesso anima noite nas festas de Vila Boim

Este domingo, dia 27, o programa das festas de Vila Boim inicia-se com uma iniciativa da Rota Literária daquela freguesia do concelho de Elvas, pelas 8 horas.

Às 9 horas, haverá missa, seguida de procissão em honra de Nossa Senhora dos Remédios e de São João Baptista, acompanhada pela Charanga das Fresquinhas.

Ao meio-dia, os Diatónicos voltam a subir ao palco da Praça da República e, às 18 horas, realiza-se mais uma garraiada na Praça de Touros.

A partir das 20 horas, haverá espetáculo de fado no palco da Praça da República, enquanto ao palco principal sobem  Ricardo Glória (22 horas), Banda Acesso (meia-noite) e DJ Dinga (2 horas).