Skip to content

Idosos carenciados de Vendas Novas vão ser apoiados na compra de medicamentos

O Município de Vendas Novas e as Juntas de Freguesia de Vendas Novas e Landeira levam a cabo mais uma edição do Programa de Comparticipação de Medicamentos aos Idosos Carenciados do Concelho. Apoiando, em todo o concelho, um total de 160 idosos, este programa tem candidatur abertas até amanhã, 25 de julho.

“Este apoio, este ano, excecionalmente, irá funcionar por 14 meses, para tentarmos ajustar o apoio anual ao ano civil, porque normalmente este programa decorria entre novembro até outubro do ano seguinte, fazendo os 12 meses”, começa por explicar Susana Gonçalves, vereadora da Câmara Municipal de Vendas Novas.

O valor que cada idoso poderá beneficiar durante estes 14 meses é de 175 euros. “Sabemos que não é muito, se calhar grande parte dos idosos acaba por gastar nos primeiros meses este valor, mas a verdade é que realmente acaba por ser uma ajuda. Temos sempre muitas candidaturas para estes apoios e é uma mais-valia para esta população”, acrescenta a autarca.

Para a candidatura a este apoio, os idosos precisam, para além dos seus documentos de identificação, de apresentar “um talão da farmácia ou uma declaração da farmácia com a média do valor que costumam gastar por mês”. “Alguns idosos têm uma medicação certa por mês e é fácil conseguir perceber qual é que é o valor gasto mensalmente em medicamentos. Depois é apresentar os seus rendimentos e as suas despesas”, remata Susana Gonçalves.

Este apoio destina-se a uma faixa etária particularmente vulnerável, que enfrenta elevados encargos com medicação essencial ao seu bem-estar e que não pode ser dispensada. Ao contribuir para aliviar estes custos, a autarquia de Vendas Novas, em parceria com as duas juntas de freguesia, ajuda a garantir que os idosos continuam a ter acesso aos medicamentos de que necessitam, promovendo assim a sua saúde e qualidade de vida.

Compartilhe este artigo: