Estremoz: arranca esta sexta-feira a 16.ª edição da festa da Arcos Jovem

Numa organização da ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arcos, vai realizar-se entre este sexta-feira e domingo, de 18 a 20 de julho, a 16.ª edição da festa da juventude de Arcos, junto ao Campo de Futebol daquela freguesia do concelho de Estremoz.

Tal como tem acontecido ao longo dos anos, a organização preparou ao pormenor mais uma grande festa. No dia inaugural, esta sexta-feira, dia 18 de julho, as atuações da noite ficarão a cargo dos DJ’s D&G, seguindo-se a atuação de DJ Jotta R, finalizado a noite com Peat Dj, numa primeira noite que promete muita animação e diversão.

Já amanhã, sábado, 19 de julho, pela tarde, realiza-se o já tradicional torneio da malha pelas 15h, ficando a noite reservada para as atuações das bandas Sulfock e Gajos da Ramona, seguindo-se as apresentações dos DJ’s John Diaz e DJ K. Jota.

No domingo, dia 20 de julho, último dia desta festa, será realizado o 13.º encontro de motorizadas antigas, finalizando este evento com um sunset, a partir das 18h.

Teatro Bernardim Ribeiro é palco do espetáculo “EGO” do estremocense João Pataco

No próximo sábado, dia 19 de julho de 2025, pelas 21h30, o Teatro Bernardim Ribeiro, recebe o Espetáculo “EGO”, produzido pelo estremocense João Pataco.

João Pataco, de 25 anos, é um jovem criador de Estremoz que tem vindo a afirmar a sua voz no panorama artístico nacional. A sua linguagem híbrida cruza circo contemporâneo, teatro físico, dança e performance, com uma forte ligação ao corpo, ao risco e à presença.

Este é um segundo espetáculo de uma trilogia. Esta performance solo utiliza o corpo como instrumento central, explorando os extremos e a elasticidade mental do nosso eu mais cru e artificial, testando os limites da figura humana. Funde o universo musical, o teatro, a fantasia e o movimento.

“EGO” celebra a coragem da busca pela autenticidade e pela harmonia interior, mergulhando na autodescoberta, transformação e liberdade.

Este espetáculo nasce de um convite como artista residente no Festival de Circo Contemporâneo LEME (Ílhavo) e aprofunda uma investigação sobre o corpo e a identidade, iniciada no seu primeiro espetáculo a solo. É um trabalho cru e poético, onde a técnica está ao serviço da emoção e da procura pessoal.

Os interessados poderão adquirir o seu bilhete na Bilheteira Online do Município, no Posto de Turismo de Estremoz ou no Teatro Bernardim Ribeiro.

Parceria entre GNR e Pingo Doce reforça apoio a idosos durante o verão no distrito de Portalegre

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Pingo Doce renovam a sua parceria para o verão de 2025, unindo esforços para combater a solidão e o isolamento de idosos no distrito de Portalegre. Esta iniciativa conjunta visa proporcionar apoio e bem-estar à população sénior mais vulnerável, através da distribuição de cabazes com bens essenciais e da transmissão de informações cruciais para enfrentar as altas temperaturas.

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através das suas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, encontra-se a proceder à distribuição de cem cabazes especialmente concebidos para os dias quentes de verão. Os cabazes incluem produtos como bolsas de fruta, creme hidratante, barras de cereais e garrafas de água. A entrega destes cabazes é feita durante as visitas regulares da GNR a idosos previamente referenciados pela ‘Operação Censos Sénior’.

Para além da entrega dos bens, os militares da GNR aproveitam estas visitas para fornecer orientações vitais sobre os cuidados a ter em ondas de calor extremo. Estas informações são cruciais para prevenir problemas de saúde associados às altas temperaturas, especialmente numa população mais suscetível como a sénior.

Esta parceria com o Pingo Doce é um pilar fundamental no compromisso da GNR em proteger os mais vulneráveis, especialmente durante o verão. A combinação da entrega de bens essenciais com a partilha de informações preventivas permite-nos oferecer um apoio mais completo aos idosos.

O Pingo Doce reforça o seu papel ativo na comunidade com esta parceria com a GNR permitindo chegar a quem mais precisa, contribuindo ativamente para o bem-estar dos idosos do nosso país, especialmente durante os meses de verão, quando a vulnerabilidade pode ser maior.

Esta iniciativa insere-se no protocolo de colaboração estabelecido entre o Pingo Doce e a GNR desde 2022. Desde o início desta parceria, já foram entregues mais de dez mil cabazes, reforçando o combate ao isolamento, solidão e carência alimentar da população idosa em Portugal.

Executivo de Arronches adjudica intervenção no Rossio

O executivo autárquico do Município de Arronches, esteve reunido na passada segunda-feira, dia 14 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho para levar a efeito a primeira reunião ordinária da autarquia do corrente mês de julho.

O grande destaque deste plenário foi a decisão tomada pelos autarcas de adjudicar a empreitada de requalificação de um espaço público, sito junto à Rua General Humberto Delgado, popularmente conhecida como “Rossio”. O adjudicatário será agora notificado e, em breve, a obra de melhoramento do referido espaço será iniciada.

De seguida, depois de previamente auscultadas as Juntas de Freguesia do concelho, foi aprovada a Carta Municipal de Habitação, bem como a Declaração Fundamentada de Carência Habitacional, documentos que serão agora apreciados na próxima sessão da Assembleia Municipal.

Por fim e antes da ratificação do despacho de fixação do preço das refeições das atividades de tempos livres, o executivo aprovou ainda a realização de trabalhos complementares na empreitada de reparação e beneficiação de caminhos municipais nas freguesias do concelho.

Estremoz comemora o Dia da Gastronomia a Património Cultural Imaterial com a iniciativa “Bom Vinho, Boa Mesa”

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho comemora, anualmente, a 26 de julho, o “Dia da Gastronomia a Património Cultural Imaterial”, evento ao qual o concelho de Estremoz se une este ano, no âmbito da Cidade do Vinho 2025.

Com o objetivo de valorizar ainda mais a celebração da Gastronomia como Património Cultural Imaterial, o Município de Estremoz promove a semana gastronómica “Bom Vinho, Boa Mesa”, que decorrerá a partir deste sábado, dia 19 de julho, até domingo, dia 27 de julho.

Durante essa mesma semana, os restaurantes aderentes propõem aos seus clientes um ” Menu Cidade do Vinho 2025″, composto por entradas diversas, sopa, prato principal e sobremesa (com utilização de vinho de Estremoz na sua confeção) e vinhos de Estremoz para acompanhar esta refeição.

Os restaurantes aderentes são Adega Zaías – Zé Varunca, Alentejo à Mesa (Hotel Pateo dos Solares), Bar da Praça – Tapas & Wine, Espaço Equestre By Setor 8, Larau Restaurante, Mercearia Gadanha, Restaurante “A Talha”, Restaurante da Pousada Rainha Santa Isabel e The Howard’s Folly.

As ementas propostas pelos espaços aderentes podem ser consultadas no site do Município de Estremoz.

Equipa do Centro Artístico Elvense/EuropaPool sagra-se bicampeã da Taça da Liga da Associação Nacional de Pool

A equipa do Centro Artístico Elvense (CAE)/EuropaPool sagrou-se esta quinta-feira, 17 de julho, bicampeã da Taça da Liga da Associação Nacional de Pool (ANP).

Foi pela margem mínima que a equipa elvense levou a melhor na final da prova, ao derrotar o EstremozPool/Arlequim por 10-9.

Quanto à Liga, o CAE/EuropaPool alcançou o segundo lugar, tendo conseguido o apuramento para a fase final.

Câmara de Elvas lança a concurso empreitada de construção do novo Centro de Dia de São Brás e São Lourenço

A Câmara Municipal de Elvas lançou a concurso a empreitada de construção do novo Centro de Dia de São Brás e São Lourenço, num investimento estimado de mais de um milhão de euros, que visa reforçar a resposta social no concelho, num investimento superior a um milhão de euros.

A nova estrutura permitirá acolher 20 utentes em Centro de Dia e quatro utentes de Serviço de Apoio Domiciliário, colmatando uma necessidade identificada há já algum tempo, com um espaço para os idosos poderem passar o seu dia, com as melhores condições de conforto e bem-estar e, acima de tudo, acompanhados.

O projeto contempla a construção de um edifício, em que para além de todas as comodidades necessárias, irá possibilitar uma área de banhos um quarto para alojamento temporário, e um espaço de cabeleireiro, pedicure e massagens, assegurando uma resposta mais adequada às exigências atuais.

O novo espaço vai contar com uma área útil de 404,77m2, com um prazo de empreitada de 18 meses, tendo sido lançado o concurso a 12 de julho.

DECO ajuda a preparar financeiramente as férias

Para muitos portugueses as férias são o momento mais esperado do ano, um tempo para descansar, recarregar energias e criar boas memórias. No entanto, aquilo que deveria ser sinónimo de tranquilidade pode facilmente transformar-se numa fonte de stress, sobretudo financeiro. Para garantir que as férias são realmente um período de pausa e não de preocupações no regresso, faça um planeamento financeiro adequado.

No Gabinete de Proteção Financeira (GPF) da DECO é comum receber, após o verão, famílias com dificuldades em cumprir os compromissos financeiros assumidos. A razão é quase sempre a mesma: férias feitas sem controlo dos gastos ou sem considerar a realidade do orçamento familiar.

O ideal seria começar a preparar as próximas férias assim que as anteriores terminam. Mas mesmo que tal não aconteça, segundo a DECO, deve agir com algum tempo de antecedência, o que lhe permitirá aproveitar melhores preços e manter o controlo sobre as despesas.

As férias devem ser um tempo de descanso, e não de preocupação com dívidas. Com organização, disciplina e escolhas conscientes, é perfeitamente possível desfrutar ao máximo sem comprometer o futuro financeiro da família.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Fronteira celebra este sábado festa em honra do Beato Pedro Nunes

A Paróquia de Fronteira vai celebrar este sábado, dia 19 de julho, pelas 15h30, na Igreja Matriz, a Bênção da Imagem do Beato Pedro Nunes.

Este mártir natural de Fronteira, foi um dos jovens missionários que, em julho de 1570, quando se dirigia de barco para o Brasil, com o objetivo de ajudar na sua evangelização, foi capturado por calvinistas e acabou por ser atirado ao mar.

Segundo o padre elvense Tiago Carlos, a cerimónia terá início com a receção e bênção da imagem deste Beato, seguida da Eucaristia com a celebração do Sacramento do Crisma, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Para além da grande celebração no sábado, haverá esta sexta-feira confissões na Igreja Matriz a partir das 21h.

Considerando este um acontecimento “de profunda relevância espiritual e comunitária para a vila de Fronteira”, o padre Tiago Carlos menciona também que a atenção dada a este Beato “pode servir de exemplo às próximas gerações e às gentes de Fronteira como um estímulo e sinal de esperança”.

Central telefónica da Praça de Táxis de Elvas já se encontra em funcionamento

A central telefónica da Praça de Táxis de Elvas, que estava fora de serviço desde o início da semana, já se encontra em funcionamento.

O problema terá sido solucionado de forma temporária, mas a  central está a funcionar normalmente, através do contacto habitual: 268 622 287.

De recordar que a central, tal como a Rádio ELVAS noticiava ontem (ver aqui), ficou inoperacional na passagem dos taxistas do Largo 25 de Abril para o seu local de origem, na Rua da Cadeia, após a realização de mais um Festival Medieval de Elvas.

PS: Olímpio Galvão apresenta recandidatura à presidência da Câmara de Montemor-o-Novo

O atual presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, apresentou oficialmente a sua recandidatura à autarquia, pelo PS, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, na passada quarta-feira, 16 de julho.  

Com o lema “Montemor no Caminho Certo”, Olímpio Galvão fez um balanço do seu mandato, sublinhando conquistas “marcantes” para o concelho. Reforçou o compromisso com uma governação próxima, inclusiva e transparente, assumindo com convicção: “Fui presidente de todos, todos, todos” — evocando as palavras do Papa Francisco sobre a importância de servir sem excluir ninguém. 

“Durante este mandato, reforçámos a transparência democrática, apoiámos a economia local com medidas fiscais responsáveis, dinamizámos o turismo e o investimento, promovemos a habitação acessível, impulsionámos a mobilidade sustentável e reforçámos os apoios sociais, culturais e desportivos. Montemor está verdadeiramente no caminho certo”, garantiu o autarca.

Estas eleições representam, nas palavras do candidato Olímpio Galvão, “uma escolha entre avançar ou recuar. Entre continuar a servir o concelho com visão e compromisso ou regressar a um passado de estagnação”.

Na cerimónia, que decorreu ao final da tarde no icónico Jardim dos Cavalinhos, em Montemor, local que faz parte das vivências dos montemorenses, foi apresentada a equipa socialista às Autárquicas 2025.

Na lista do PS, à Câmara Municipal, depois de Olímpio Galvão, surgem os nomes de Paula Martins (técnica superior da CCDRA, com vasta experiência autárquica na Freguesia de Cabrela e atual Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência), Sílvia Santos (professora e vereadora no atual mandato, com os pelouros da Saúde, Ação Social, Freguesias e Gestão Urbanística) e Rui Sande (professor e futuro responsável pelos pelouros de Desporto e Juventude).

O candidato à Assembleia Municipal é Henrique Lopes, o atual vice-presidente da Câmara Municipal. 

Os candidatos às freguesias são Alexandra Serôdio, em Nossa Senhora do Bispo; Rosarinho Antas, em Nossa Senhora da Vila; Helena Costa, nas Silveiras; Edgar Carriço, em Cabrela; Pedro Ramos, em Lavre; e José Geraldo, em Santiago do Escoural.

Leonardo Maia é o mandatário da candidatura e Ricardo Galvão o mandatário para a juventude.

Em breve, serão apresentados os candidatos às restantes freguesias do concelho, assim como as equipas completas.  

A terminar a sessão foi ainda apresentado o hino de campanha “Montemor no Caminho Certo”, com letra de João Veiga, música de autor anónimo e interpretação de Rosarinho Antas.

Campo Maior: CIFA leva visitantes em viagem por séculos de história há já quatro anos

A vila de Campo Maior celebrou esta quinta-feira, dia 17 de julho, o quarto aniversário do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA).

Este é um espaço, situado na zona do castelo, que permite aos visitantes viajar por séculos de história, remontando ao passado, onde a fortificação de Campo Maior teve um papel crucial na defesa da região e do país.

Equipado com alta tecnologia, o CIFA, diz o presidente da Câmara, Luís Rosinha, “permite conhecer a história da vila, mas também a intervenção feita ao nível do património amuralhado, numa extensão de cerca de 1600 metros, uma das maiores obras de sempre realizadas no concelho”.

Para além de toda a recuperação das muralhas, o autarca revela que dentro deste centro, “é possível saber-se mais sobre as batalhas que decorreram em Campo Maior”, como por exemplo, “a guerra das laranjas ou a fatídica tarde em que o paiol rebentou e dizimou muitos campomaiorenses”.

À semelhança de todos os outros museus de Campo Maior, também a entrada no centro interpretativo é gratuita, sendo que o encerramento deste espaço é à segunda-feira.

As visitas ao CIFA são acompanhadas e têm uma duração aproximada de 90 minutos. As visitas têm início às 10h15, 11h15, 14h15, com a última a realizar-se às 15h15.

Arkus e Câmara de Elvas unem esforços para voltar a tornar “muito divertidas” as férias de verão dos mais novos

Até final de agosto, as crianças de 1º ciclo de todo o concelho de Elvas têm oportunidade de ocupar, de segunda a sexta-feira, os seus dias de verão com as mais diversas atividades, no decorrer de mais uma edição das “Férias Ativas”.

O programa, desenvolvido numa parceria da Câmara Municipal com a associação juvenil Arkus, garante a vice-presidente do município, Anabela Cartas, além de proporcionar umas férias “mais divertidas” às crianças, é uma resposta “muito importante” para os pais: “os pais que estão a trabalhar e não têm onde deixar as crianças, ou até mesmo quem está em casa e sabe que as crianças se aborrecem de estar em casa as férias inteiras, têm oportunidade de colocá-las nas ‘Férias Ativas’, onde têm uma panóplia enorme de atividades para as entreter”.

Abrangendo todo o concelho, as “Férias Ativas” contam, desta feita, com um total de sete polos: cinco em freguesias rurais – Santa Eulália, São Vicente, Barbacena, Vila Boim e Terrugem -, assim como nas duas freguesias urbanas, com as atividades, na cidade, a desenvolverem-se no Revoltilho e na Boa-Fé. “Não fazia sentido nenhum as crianças saírem do meio em que estão inseridas para virem para a cidade”, diz Anabela Cartas, relativamente às atividades desenvolvidas nas freguesias rurais. “Sempre que há inscrições suficientes, nós abrimos as ‘Férias Ativas” seja onde for”, acrescenta.   

Quanto à Arkus, em quem a autarquia delega o desenvolvimento de todas as atividades, a autarca garante que é uma associação que, sendo “muito dinâmica”, tem sido “um exemplo a todos os níveis”: “já há imensos anos que fazem estas ‘Férias Ativas’ e temos vindo a melhorar ao longo dos anos, mas eles são imprescindíveis, porque, no fundo, são os responsáveis por colocar em prática este programa da Câmara Municipal de Elvas”.  

Aos monitores da Arkus, no decorrer das atividades com os mais novos, juntam-se ainda alguns jovens estudantes universitários, que recebem a bolsa da Câmara Municipal, e aqueles que, por duas semanas de trabalho, recebem uma compensação de 120 euros, ao abrigo do OMTL (programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres).

Já o presidente da Arkus, o professor Carlos Beirão, garante que este programa, que nasceu há já cerca de 20 anos, acaba por ser um “três em um”: “acabamos por ocupar as crianças, por ocupar os jovens que são monitores e por ocupar também alguns estudantes universitários, que acabam por coordenar as diferentes atividades”.

Ainda que em julho o número de frequentadores das “Férias Ativas” seja superior ao do mês de agosto, este ano, o programa dá resposta a cerca de 300 crianças. “No mês de agosto há menos crianças porque muitos pais decidem ir de férias”, explica o responsável, dando conta que o mesmo acontece com os próprios monitores. “A nossa sorte é que, e como há menos crianças, acabamos por não ter um problema grave, porque são sempre necessários vários monitores para coordenar as atividades, não só no próprio espaço, mas também nas idas à piscina, onde é preciso ter muito cuidado e atenção”, acrescenta.

Carlos Beirão fala ainda numa “parceria perfeita” entre Arkus e Câmara Municipal neste projeto que, inicialmente, esteve para se chamar “Férias Desportivas”. “Para dar mais variedade acabou por ficar ‘Férias Ativas’ e a Câmara obviamente que apoiou e continuamos a desenvolver estas atividades”, diz o presidente da associação.

Numa “alternativa à escola”, este programa conta com as mais diversas atividades, que são preparadas através de várias reuniões com os diferentes coordenadores e a Câmara Municipal.