Abertura de concurso para projetos de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo no Alentejo

A Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 informa a abertura do concurso “Apoio a Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”, com o objetivo de promover a inclusão ativa e combater a pobreza na região do Alentejo.

Este aviso visa apoiar abordagens locais inovadoras no âmbito do desenvolvimento social, promovendo estratégias de integração das pessoas em situação de sem-abrigo, através de projetos alinhados com as prioridades das políticas públicas nacionais e europeias.

As candidaturas devem enquadrar-se em pelo menos uma das seguintes tipologias de intervenção: criação de equipas pluridisciplinares de gestores de caso que assegurem o acompanhamento psicossocial e o encaminhamento para recursos e respostas integradas; desenvolvimento de respostas ocupacionais que promovam a empregabilidade
e a inserção profissional de pessoas em situação de sem-abrigo; ações de acolhimento e abrigo temporário, dirigidas a pessoas sem teto e campanhas de sensibilização e combate ao estigma, bem como ações de capacitação ajustadas às necessidades emocionais, cognitivas e de saúde física e mental destas pessoas.

Podem apresentar candidatura entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, com experiência comprovada ou missão estatutária na área da intervenção social junto de pessoas em risco de exclusão e, em particular, em situação de sem-abrigo.

A dotação orçamental indicativa do concurso é de 1.100.000,00 €, cofinanciada a 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Programa Regional Alentejo 2021-2027.

O período de candidaturas decorre entre as 9h00 do dia 30 de junho de 2025 e as 18h00 do dia 30 de outubro de 2025.

Município de Estremoz procede ao controlo preventivo de pragas

O Município de Estremoz no decorrer desta semana, entre os dias 14 e 18 de julho, realizou o serviço de Controlo Preventivo de Pragas, tendo apelado à população para manter as janelas e as portas de casa, garagens e anexos fechadas, uma vez que quando é realizado este serviço, as pragas têm tendência a sair, podendo causar alguns constrangimentos, no entanto é fundamental realizar-se este tipo de intervenções.

Esta ação levada a cabo pelo Executivo Municipal, teve como objetivo fazer uma intervenção mais intensa em vários edifícios municipais e na rede de saneamento de águas residuais.

Município de Vila Viçosa procede à assinatura de protocolo com farmácias no âmbito da vacina Rotavírus

O Município de Vila Viçosa, depois de ter aprovado em Reunião de Câmara de dia 26/06/2025, procedeu à assinatura de protocolos de colaboração com as Farmácia Monte Lda, a Farmácia Torrinha, a Farmácia Duarte e a Farmácia Maria Cláudio Marques & Filhos Lda e Farmácia Central de Borba.

O Programa Nacional de Vacinação não comtempla, ainda, vacinas consideradas pelos pediatras importantes para a saúde e bem-estar da criança, nomeadamente, a vacina contra o Rotavírus. No entanto, a vacina contra o Rotavírus está indicada a partir dos dois meses de idade, e protege contra a gastroenterite, que causa vómito, diarreia e, se os sintomas persistem, desidratação e danos a órgãos.

O Município de Vila Viçosa, entendendo ser importante combater a desigualdade no acesso aos cuidados de saúde neste âmbito, criou um apoio que se destina a servir de complemento ao Serviço Nacional de Saúde, promovendo o acesso universal à vacinação referida, contribuindo, desse modo, para a prevenção de doenças nas crianças.

Portalegre promove tapeçaria com concurso de arte contemporânea: gala de entrega de prémios é este sábado

O auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino é este sábado, 12 de julho, palco da cerimónia de entrega dos prémios “Tapeçaria de Portalegre: A Tapeçaria como Expressão de Arte Contemporânea”.

Após o desafio lançado aos artistas plásticos, para que executassem obras em pintura ou desenho, destinadas à transposição para a técnica de Tapeçaria de Portalegre, as melhores serão agora distinguidas.

Garantindo que há obras, no caso os chamados “cartões de tapeçaria”, com “muita qualidade” entre os trabalhos a concurso, a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, revela que este prémio é mais uma forma de promoção de um dos maiores ex-líbris de Portalegre. “Estamos a tentar promover a tapeçaria. Fizemos uma candidatura muito especial, que tem esse propósito e que tem várias vertentes e uma delas é: lançámos o desafio que os artistas fizessem um cartão sobre a Tapeçaria de Portalegre. Iremos atribuir o prémio, vamos ver qual será o artista que ganhou, mas sei que temos trabalhos extraordinários”, revela a autarca.

Todas as obras a concurso encontram-se em exposição no museu Guy Fino, até 31 de dezembro.

O início da cerimónia está marcado, este sábado, para as 16h30. Participam no evento, para além de Fermelinda Carvalho, a diretora da manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Vera Fino, bem como a comissária da exposição, Rita Maia Gomes.

Dillaz promete agitar a noite na Feira das Atividades Económicas de Arronches

Dillaz é o cabeça de cartaz do terceiro e penúltimo dia da 14ª edição da Feira das Atividades Económicas de Arronches.

O espetáculo do rapper está marcado este sábado, 12 de julho, para as 22h30, seguindo-se a animação musical pela noite fora ao som de I Love Reggaeton e DJ White.

Da programação deste dia do evento destaque ainda para uma corrida de touros, marcada para as 18h30. Às 20 horas, há animação infantil e, às 21h30, atuação do Grupo das Pedrinhas de Arronches.

II Memorial João Maltez une Rio de Moinhos a Glória com corrida e caminhada na manhã deste domingo

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos promove na manhã deste domingo, 13 de julho, a II Corrida e Caminhada “Memorial João Maltez”. A iniciativa, que tem como finalidade homenagear o ex-atleta do clube, falecido no ano passado, irá unir a sua terra natal – Glória, no concelho de Estremoz – e a localidade onde iniciou a sua prática no atletismo – Rio de Moinhos, em Borba.

Dizendo que, com a atividade, o clube procura dar “algum conforto a amigos e familiares” de João Maltez, que perdeu a vida prematuramente, Emanuel Ramalho, um dos responsáveis pela organização da atividade, garante que as expectativas para esta segunda edição são “altas”, já que a primeira “correu muito bem”. “Este ano esperemos que corra tão bem ou melhor”, acrescenta.

A iniciativa, composta por uma caminhada de cinco quilómetros e duas corridas, nas distâncias de cinco e 8,5 quilómetros, envolve ainda uma atividade dedicada aos mais novos, com uma vertente solidária, quer em prol dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, quer de uma criança de nove anos.

“Um euro de cada inscrição nas corridas competitivas vai reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Estremoz. Além disso, temos uma atividade, que é o ‘Kids Athletics’, direcionada a crianças e jovens até aos 15 anos, que resulta de uma parceria com o Grupo Desportivo de Pavia”, explica Emanuel Ramalho. “Desta vez, decidimos implementar uma parte solidária dirigida a um menino de nove anos, que é de Pavia, que tem paralisia cerebral e epilepsia. No dia e no local da prova, no final, os familiares vão estar presentes com alguns trabalhos à venda e, quem quiser, de forma voluntária opcional, poderá fazer um donativo, do valor que entender, para ajudar nos tratamentos e na qualidade de vida desse menino”, adianta o responsável.     

As provas de corrida iniciam-se pelas 9 horas, junto ao Ringue Desportivo da Glória. Os participantes da caminhada partem cinco minutos depois. No final, haverá também prémios monetários para os participantes da corrida de 8,5 quilómetros (primeiros cinco da classificação geral por género), além de medalhas atribuídas nos diferentes escalões e oferta de produtos regionais. Na corrida de cinco quilómetros serão entregues medalhas aos três primeiros classificados (masculinos e femininos). Serão ainda atribuídos troféus às três primeiras equipas da classificação coletiva, na corrida de 8,5 quilómetros, e, de forma a promover a participação feminina, será atribuído um troféu à equipa com maior participação no conjunto das duas corridas competitivas. Serão também realizados sorteios de produtos e serviços.

Na organização do evento, o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos conta com diversos apoios: das Câmaras Municipais de Borba e Estremoz, das Juntas de Freguesia de Rio de Moinhos e Glória, da ToleranteFuturo – Associação Glória Jovem, Grupo Recreativo e Cultural das Festas em Honra de São Tiago, Associação de Atletismo de Évora, Grupo Desportivo de Pavia, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Rota D’Ossa – Associação Cultural e Desportiva, GNR de Estremoz e de Borba e Bombeiros Voluntários de Estremoz.

Mariza em Arronches. Veja as fotos!

Ontem sexta-feira, a Feira das Atividades Económicas de Arronches, contou com um espetáculo de Mariza. Antecedido de Gromicho. Estivemos novamente em Arronches e fizemos reportagem, onde havia uma grande multidão de visitantes, de Elvas, Portalegre, Campo Maior e Espanha, entre outros locais.

Vejas o vídeo e as fotos:

Terceiro dia do Festival Medieval de Elvas conta com cortejo histórico com a participação de vários grupos

Elvas está em festa até amanhã, domingo, dia 13 de julho, com a realização do 17.º Festival Medieval.

Este sábado, dia 12 de julho, terceiro dia do evento, a programação arranca às 19 horas, com uma visita guiada de Miguel Antunes, pela “Elvas Medieval”. Segue-se, meia hora mais tarde, segue-se o cortejo histórico com todos os grupos participantes neste festival. Já a partir das 20 horas, os visitantes podem desfrutar das mais diversas atividades desenvolvidas no centro da cidade como teatros, fantoches e música ao vivo, bem como do famoso torneio a cavalo, às 21 horas, junto ao Castelo.

Os festejos deste penúltimo dia do evento promovido pela Câmara Municipal de Elvas chegam ao fim pelas 2 horas, sendo que, até lá, os visitantes podem aproveitar a música, o cenário histórico e as encenações da era medieval, que conduzem sempre milhares de pessoas à cidade.

Tabernas, mercado medieval e tasquinhas, exploradas por coletividades locais e que apresentam ementas com produtos e pratos típicos da região, são outros dos atrativos. No espaço da feira há ainda bancas de venda dos melhores produtos regionais, como vinhos, enchidos, doces, licores ou chás, além do artesanato.

A programação completa deste terceiro dia:

Festas de Varche começaram nesta sexta-feira (c/fotos)

As Festas de Varche começaram ontem à noite e a Rádio ELVAS passou pelo recinto à hora de jantar. As festas realizam-se até segunda-feira, 14 de julho, para celebrar, uma vez mais, Nossa Senhora da Encarnação.

A organização do evento é da Sociedade Recreativa de Varche, presidida por Bruno Belchior que este ano tem uma novidade, pois conta apresentação do livro “Caminhos d’Alma”, de Claudina Brito.

Com vista a angariar verbas para a manutenção da associação, ao longo de todo o ano, o serviço de bar e restaurante das festas volta a estar a cargo dos membros da sociedade.

Por outro lado, e embora o programa das festas inclua uma garraiada na tarde de sábado, Bruno Belchior lembra todos os custos, as burocracias e os trabalhos que estes eventos tauromáquicos acarretam. “Já é complicado arranjar quem nos queira fazer a garraiada, porque nós não temos uma praça, como têm algumas freguesias do concelho de Elvas. Depois, para a garraiada, é preciso, financeiramente, muita coisa: licenças, bombeiros, seguros e é um custo muito elevado”, recorda. Por tudo isso, Bruno Belchior considera que esta é uma atividade que, no fim de contas, pode até dar prejuízo.

Já o leilão das fogaças, marcado para domingo, vai-se mantendo, embora já sem a disputa de outros tempos. “Era um dos pontos altos destas festas, em que havia muita disputa saudável, entre as pessoas para ficarem com as fogaças”, recorda o presidente da sociedade.

A segunda-feira, último dia de festas, com algumas alterações face àquilo que era habitual, volta a ser inteiramente dedicada à componente religiosa, com missa e procissão. A missa inicia-se às 20 horas no recinto das festas, seguindo-se a procissão até à Igreja de São Brás e não, como era tradição, até à Capela das Britas, a pedido do pároco. A imagem de Nossa Senhora, adianta ainda Bruno Belchior “vai ser transportada numa carrinha”.

A animação musical das festas vai ter este sábado Nelson Caldeira e o grupo AR Musical no domingo.

Colectivo Cultura Alentejo promete levar público às gargalhadas este sábado com “A Novela” em Monforte

O Colectivo Cultura Alentejo leva até à Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”, em Monforte, este sábado, 12 de julho, o seu espetáculo “A Novela”. 

Esta comédia que já passou por Estremoz, promete levar o público às gargalhadas, apresentando a história de um grupo de atores que está “na 12ª temporada daquela que é seguramente a maior e melhor novela de sempre a ser gravada em Portugal”.

Assegurando que o público irá divertir-se muito, o ator e encenador da peça, Cláudio Henriques, sem revelar grandes pormenores sobre as peripécias da peça, para que não perca o “impacto” desejado, garante que este é “um grande espetáculo”, que irá “surpreender” tudo e todos. “Risos não vão faltar” no decorrer do espetáculo, que é uma verdadeira sátira às novelas.

Em palco, a Cláudio Henriques juntam-se mais três atores: Maria Toureiro, Rui Serrano e Sofia Soares Ribeiro. O texto é de João Tábuas.

O início do espetáculo está marcado para as 21h30.

Festival Raya chega ao fim este sábado com espetáculos de Anselmo Ralph e Tranquiliza

A 14ª edição do Festival Raya, promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, chega ao fim na noite deste sábado, 12 de julho.

O cabeça de cartaz deste derradeiro dia do evento, dedicado, sobretudo, aos mais jovens, é Anselmo Ralph, autor de êxitos como “Não Me Toca” e “Única Mulher”, temas que, certamente, não ficarão de fora do alinhamento do espetáculo desta noite.

Antes, caberá aos elvenses Tranquiliza brindar o público presente com os seus temas originais, como o seu mais recente single, “Quando a Saudade Bate”. Pela noite fora, e após a atuação de Anselmo Ralph, a animação musical ficará a cargo de Bad Guys e DJ Pouca.

As portas do recinto do festival, no parque de estacionamento das piscinas municipais de Campo Maior, abrem às 21 horas. A entrada tem um custo de seis euros.

Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira abre as portas da sua nova sede este sábado

A Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira, em Elvas, tem agora uma sede maior, após uma obra de ampliação, através de uma nova construção ao lado do edifício existente, levada a cabo pela Câmara Municipal, no valor de cerca de 128 mil euros. Esta obra vai ser inaugurada este sábado, 12 de julho, num momento de festa, entre dirigentes, sócios, atletas, amigos e convidados.

Agradecendo ao presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, por cumprir com a promessa que tinha feito em tempos, o presidente da associação, Vítor Barreto, garante que este é “um sonho antigo que se torna agora realidade”. “Só temos a agradecer a obra que vai ser inaugurada este sábado, às 20 horas”, começa por dizer.

Revelando que a intervenção não se traduziu numa remodelação, Vítor Barreto explica que se tratou sim de uma “obra de início ao fim, num espaço que estava junto à sede”. “Agora temos espaço para fazermos aquilo que é necessário e que antes não tínhamos condições: desde receber sócios, equipas, apresentar reuniões de trabalho com atletas e não só. Temos as condições necessárias para podermos elaborar tudo o que se possa pensar”, acrescenta.

A sede da Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira conta agora, entre outros, com “uma cozinha espectáculos” e um salão multiusos e umas “casas de banho maravilhosas”. A parte antiga da sede fica agora “apenas com a sala da direção, uma sala de taças e troféus e uma sala de apoio”. “Foi uma obra de raiz que penso que tem todas as condições e mais alguma, porque foram a todos os pormenores”, diz ainda Vítor Barreto.

A entrevista completa a Vítor Barreto, não só sobre a inauguração da obra de ampliação da sede da associação, mas também como sobre o balanço da última época desportiva e a preparação da próxima, para ouvir no podcast abaixo: