Skip to content

Alentejo 2030 com candidaturas abertas para 2,7 milhões destinados a combater efeitos das alterações climáticas

A Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 anuncia a abertura de candidaturas ao aviso “Ações materiais de adaptação às alterações climáticas – ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”, com uma dotação indicativa de 2.700.000 euros, cofinanciada a 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Este aviso tem como objetivo central aumentar a resiliência e reduzir as vulnerabilidades do território face às alterações climáticas, promovendo igualmente o aprofundamento do conhecimento e a disseminação da informação sobre os seus efeitos e impactos, em conformidade com a Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

As ações a apoiar devem estar integradas no Plano de Ação da Estratégia “Instrumento Territorial Integrado Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”. São consideradas elegíveis as seguintes tipologias de intervenção: criação de zonas verdes com vegetação resistente à seca, ondas de calor e aumento da temperatura em áreas urbanas; desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão e disseminação de boas práticas, incluindo sistemas de informação, modelação e cenarização e ações de comunicação, divulgação, educação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas e respetivas medidas de adaptação.

Podem candidatar-se as seguintes entidades: Administração Pública Central; Municípios; Associações de Municípios; Outras entidades de natureza pública ou associativa sem fins lucrativos, desde que existam protocolos ou formas de cooperação com as CCDR, I.P., ou com entidades intermunicipais.

O período de apresentação de candidaturas decorre a partir de 30 de junho de 2025 até às 18h do dia 30 de setembro de 2025.

Para mais informações, clique aqui.

Compartilhe este artigo: