
De 30 de junho a 25 de julho de 2025, irá decorrer a 3ª campanha de escavações arqueológicas nas ruínas romanas de Santa Vitória do Ameixial, em Estremoz.
Esta iniciativa enquadra-se no Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), SVA_ETZ Programa de Valorização e Investigação Arqueológica apresentado ao Património Cultural, I.P. e contará com outras atividades associadas, nomeadamente saídas de campo para a realização de prospeções arqueológicas no âmbito do Projeto “A Carta Arqueológica do Concelho de Estremoz”.
Com as inscrições a decorrerem até 6 de junho, a campanha de escavação será dividida em duas quinzenas, e irá contar com voluntários locais, alunos universitários do país e estrangeiro e profissionais da área. Cada equipa terá um limite máximo de seis inscritos (cinco alunos de arqueologia e um de conservação e restauro).
Face aos resultados obtidos nas campanhas anteriores estabeleceu-se que os trabalhos, de 2025, iriam dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2023, expandindo a área de escavação essencialmente para a vertente orientada a sul.
Esta iniciativa resulta de uma organização conjunta do Departamento de História da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz.
O Município de Estremoz é, desde junho de 2021, a instituição com competências diretamente ligadas às ruínas de Santa Vitória do Ameixial, tendo assim o dever de preservar e valorizar as memórias materiais, físicas e imateriais relacionadas com o sítio arqueológico e com os trabalhos aí realizados, tendo como principal foco potenciar o valor patrimonial da villa de Santa Vitória do Ameixial.