
O processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial ainda se encontra em avaliação pela da Comissão Nacional da UNSCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Após terem sido feitas algumas alterações ao processo, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, a autarquia “está a fazer o seu trabalho em termos daquilo que foi a estratégia para a valorização do património”. A expectativa do autarca é que, “em 2026 ou 2027, a candidatura de Vila Viçosa ser já a candidatura oficial do Estado Português”.
De momento, “a candidatura está em avaliação por parte da Comissão Nacional da UNESCO”, sendo que Vila Viçosa aguarda visitas ao seu património, “para uma avaliação e reconhecimento daquilo que está a ser feito no terreno”, sendo que o Município tem “algumas intervenções já previstas”.
“A ideia no fundo é avançar com todos estes trabalhos, em parceria com as instituições locais, com as associações ligadas ao património e com as diferentes tutelas, para podermos ter todas as condições, já em termos concretos, desse trabalho de requalificação e conservação do património”, diz ainda o autarca.
De recordar que o processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial começou a ser preparado em 2001.