Skip to content

Feira de Doçaria Conventual e Tradicional regressa esta sexta-feira ao Mosteiro de S. Bernardo

Mantendo a tradição de aliar diferentes vertentes do património local num único evento, a Câmara Municipal de Portalegre volta a realizar a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional, no Mosteiro de S. Bernardo, entre esta sexta-feira, 28 de março, e domingo, dia 30.

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que este ano junta cerca de 40 expositores, é um dos eventos de referência na programação anual do concelho, tendo ao longo dos anos granjeado o reconhecimento nacional e internacional.

Nesta edição, que volta a apresentar uma seleção cuidada de representantes da Doçaria Conventual nacional, da Doçaria Tradicional regional e dos Licores, destaca-se a animação protagonizada pelos grupos e associações locais; a Exposição Doces Traços, pelo artista Luís Félix; os concursos de Doçaria e os workshops que ficam a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, da doceira Rosária Maria e do Chef Duarte Gueifão.

A novidade do programa infantil é a atividade “Sabores com histórias”, dedicada ao público infantil e às famílias, com o espetáculo “O Bolo”, apresentado pela Companhia “Era uma vez marionetas”, que oferece uma experiência lúdica e educativa aos participantes.

Mais uma vez, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre propõe-se adoçar os sentidos dos visitantes, promovendo o património gastronómico e cultural da região no ambiente único do mosteiro feminino cisterciense, de onde são originários doces como os Rebuçados de Ovo, os Fartes ou o Torrão Real.

Dando seguimento à afirmação da Boleima de Portalegre, como doce tradicional que se pretende preservar e valorizar, realiza-se o III Concurso da Boleima aberto a toda a comunidade.

Esta sexta-feira (28 de março) a programação do evento é a seguinte: às 18h30 vai ter lugar a inaguração da Feira com apontamento musical a cargo da Banda da Sociedade Musical Euterpe; às 19h irá decorrer a inauguração da exposição “Doces Traços”, do artista plástico Luís Félix; às 19h30 terá espaço um momento musical a cargo dos alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano e às 21h30 o espetáculo “Quarteto em Mim com Vera Soldado”, um concerto de sonoridades distintas, que nos transporta para experiências de fruição musical únicas. Proporcionado por José Raimundo (Piano), Rui Ramos e Tamara Torres (Violino), Cláudia Romão (Violoncelo) e Vera Soldado (Voz).

Mais informações aqui.

Compartilhe este artigo: