
Vila Viçosa pode vir a ser considerada “Vila Histórica”, a proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal e vai proceder a acreditação até à Assembleia da República.
De acordo com recente legislação (Lei nº 24/2024), as localidades que cumpram requisitos como “a autenticidade, o passado e o património, têm a possibilidade de serem consideradas vilas históricas”, explica Tiago Salgueiro, vice-presidente da Câmara Municipal.
Acreditando que esta “seria uma boa oportunidade de reconhecimento de Vila Viçosa e todo o seu potencial em termos de património” foi decidido “lançar este desafio ao próprio executivo e depois à Assembleia Municipal”, local onde a proposta “foi aprovada por unanimidade e agora vai proceder à acreditação normal até à Assembleia da República”, acrescenta o autarca.
Depois deste processo, a Assembleia da República “terá que pedir um parecer à Academia portuguesa da história”. No entanto, Tiago Salgueiro relembra “a situação política que o país atravessa na atualidade”. “Não sabemos se terá que ser uma nova legislatura já avaliar a proposta que Vila Viçosa fez, mas o processo está a seguir a acreditação e esperamos que em breve possa ter este reconhecimento com a validação da proposta que efetuamos (…) pensamos que no decorrer deste ano podemos ter este processo concluído”.
Um dos critérios de validação para este reconhecimento foi a primeira carta de foral emitida pelo rei D. Afonso III, em 1270, para qual foi enviada “uma fundamentação histórica que acaba por argumentar favoravelmente em relação a Vila Viçosa e à sua elevação a esta categoria” realça o autarca.
“Acreditamos que temos todas as condições para poder obter este reconhecimento, que também se insere na estratégia que estamos a desenvolver a nível da candidatura a Património Mundial da UNESCO. Esta seria mais uma validação que achamos ser importante para o nosso concelho”, conclui Tiago Salgueiro.