A associação juvenil Arkus vai reunir, no próximo dia 17 de dezembro, no Coliseu de Elvas, “cerca de 1800 crianças, encarregados de educação e profissionais da área educativa”, para que todos juntos toquem ronca e cantem ao Menino. Trata-se de mais uma edição do evento “Viver a Tradição”, com o qual a Arkus pretende, já este ano, entrar para o livro de Recordes do Guinness.
O evento decorrerá entre as 10 horas e o meio-dia, sendo que o momento mais marcante acontecerá quando todas as crianças se juntarem, em palco, ao grupo das Roncas D’ Elvas, para cantarem músicas natalícias, acompanhadas por este instrumento musical tão característico da região.
“Estamos a tratar de todos os procedimentos necessários e mantemos constante contacto com a equipa do Reino Unido, para que tudo corra nos devidos termos e para que a nossa tentativa seja alcançada”, faz ainda saber a Arkus, relativamente ao processo para a entrada nos Recordes do Guinness.
De recordar que, ao longo de semanas, membros do grupo Roncas d’Elvas, da Arkus, estiveram, uma vez mais, nas escolas do concelho, para ajudar as crianças a construírem as suas roncas, transmitindo-lhes, ao mesmo tempo, “a importância de manter viva esta linda tradição”.
A Arkus lembra ainda que “Elvas tinha a tradição ancestral de se cantar ao Menino na época natalícia, acompanhada pela ronca, e, por isso, surgiu este projeto criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos”. Para mitigar esta falha, “surgiu uma ideia inovadora por parte do presidente da Associação, Carlos Beirão, que passa por construir uma ronca com as crianças do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo de todas as escolas do concelho de Elvas”.