Skip to content

Biblioteca Municipal de Vila Viçosa pode vir a ser uma realidade já no próximo ano

Neste momento, Vila Viçosa é um dos 5 municipios dos 308 do pais que não possui uma Biblioteca Municipal, tendo em conta esse dado, a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, este reunida com o presidente da Câmara, Inácio Esperança.

Dalila Rodrigues referiu que “na reunião analisámos as possibilidades de vir a fundar uma Biblioteca Municipal em Vila Viçosa, e analisámos algumas possibilidades em matéria de reabilitação e adaptação como um bom programa funcional de um edifício que possa vir a desempenhar o papel de centro cultural ativo”.

A ministra diz ainda que “o que pode acontecer já em 2025 é que Vila Viçosa possa vir a beneficiar dessas medidas anunciadas para asa bibliotecas, mas de forma mais limitada, mas penso que em 2025 estaremos em condições de definir para o próximo orçamento de estado, a aquisição ou a fundação de uma Biblioteca Municipal”.

Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, diz quais são os três edifícios que poderão ser a Biblioteca Municipal da vila, explicando que “há a casa do corregedor, onde temos um protocolo com a Fundação da Casa de Bragança para instalar um centro de artes ou um centro de cultura, também temos uma casa que adquirimos no castelo, que pode vir a ser uma opção caso o plafond financeiro seja menos generoso, e temos o Colégio dos Jesuítas”.

O autarca afirma ainda que “o país vai ter cerca de dois milhões e meio de euros para atividades na área da cultura, nos 308 municípios vai haver hipótese de existir verbas para adquirir acervo bibliográfico, tendo em conta o Plano Nacional de Leitura, para as nossas bibliotecas”.

Inácio Esperança diz ainda que “Vila Viçosa vai ter uma biblioteca móvel, essa já é uma realidade porque está a candidatura a decorrer, e temos esse dinheiro no PRR para executar, vai haver também apoio a deslocações de artistas e professores de literatura, o que vem encaixar no nosso projeto do circuito florberiano e dinamização da casa do pai de Florbela, que vamos certamente no próximo ano inaugurar ou abrir”.

Ministra da Cultura que esteve reunida em Vila Viçosa, na passada segunda-feira, 18 de novembro, e explicou quais as condições para ser criada uma Biblioteca Municipal na vila.

Compartilhe este artigo: