Skip to content

CIMAA na assinatura dos protocolos do programa RecolhaBio

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada na cerimónia de assinatura dos protocolos do programa RecolhaBio 2024, que decorreu na passada segunda-feira, 28 de outubro, na emblemática sala “O Século”, do Ministério do Ambiente e Energia.

O evento contou com a presença da Ministra, Maria da Graça Carvalho, e foi marcado pela assinatura e celebração dos Protocolos de Financiamento afetos ao programa, por cada representante de cada Comunidade Intermunicipal e/ou Área Metropolitana.

O objetivo central do programa é o financiamento de projetos à escala municipal que promovam a recolha seletiva e a reciclagem de biorresíduos na origem. As ações elegíveis são diversas e podem contemplar desde a sensibilização da população à implementação de equipamentos de compostagem doméstica, entre outros, de forma a que as autarquias locais possam implementar projetos ajustados às verdadeiras necessidades dos seus territórios. O resultado desejado será o desvio de resíduos urbanos depositados em aterro, de forma a cumprir as exigentes metas comunitárias referentes a esta área.

O presente investimento representa o maior até à data dentro do programa Recolhabi e conta com um financiamento de 27 milhões de euros, para o apoio de projetos de recolha seletiva de biorresíduos.

Os interessados em saber mais sobre o projeto a ser implementado em cada área de residência, devem entrar em contacto com a respetiva Câmara Municipal ou Junta de Freguesia.

Compartilhe este artigo: