Skip to content

Cozinha dos Ganhões de volta de 28 de novembro a 1 de dezembro

A 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões irá decorrer de 28 de novembro a 1 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

O evento, segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sónia Caldeira, é já considerado “um dos maiores certames gastronómicos da região do Alentejo”, tendo “uma grande tradição no concelho”. A Cozinha dos Ganhões “conta com stands que as pessoas podem visitar e até comprar algumas coisas relacionadas com o artesanato contemporâneo e tradicional”.

O certame conta com oito “tasquinhas”, para as quais apenas serão aceites inscrições de empresas com sede no concelho de Estremoz. Contudo, “não havendo inscrições suficientes por parte dos restaurantes do município, haverá então abertura para integrar restaurantes de outros concelhos”, refere Sónia Caldeira. 

As inscrições para stands encontram-se abertas até sexta-feira, dia 25 de outubro. Podem inscrever-se como participantes os restaurantes, doceiros, artesãos, comerciantes e produtores regionais com sede no concelho de Estremoz. No site do município de Estremoz estão disponíveis as Condições Gerais de Participação no certame e a Ficha de Inscrição, que pode ser entregue no secretariado do Sector de Gestão do Parque de Feiras e Eventos Temáticos, localizado no Pavilhão A do Parque de Feiras de Estremoz, ou remetido para o email eventos@cm-estremoz.pt.

A festa faz-se também de muita animação musical, sendo que a maior aposta recairá na música tradicional portuguesa e “em grupos que circulem pelas tasquinhas, animando cada um dos espaços ao longo da feira. Ao final do dia, haverá um ou outro concerto”, adianta a autarca. Para além da população de Estremoz, a Cozinha dos Ganhões recebe público de várias zonas do país, e até de Espanha, que ajuda a desenvolver a economia local.

Paralelamente à Cozinha dos Ganhões, no pavilhão C do Parque de Feiras e Exposições, vai decorrer também a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza. Esta parte do evento, como explica Sónia Caldeira, é uma iniciativa organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e não só “acrescenta novos públicos”, que acabam por estar “ligados à gastronomia”. “Este ano, estão a tentar que, na Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, seja feita uma exposição relativa às questões da caça, que irá estar patente durante os dias da feira”, revela ainda a vice-presidente. Os expositores interessados em participar no evento devem inscrever-se pelo número de telefone 969 979 469.

Compartilhe este artigo: