A Câmara de Elvas, como já antes noticiado, prepara-se para lançar o cartão municipal “Juntos pelos Bombeiros”, com vista a apoiar os homens e mulheres que, vestindo a farda dos soldados da paz, servem a população do concelho.
Questionado sobre como encara este apoio da autarquia, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins, diz não conseguir responder, uma vez que a direção nunca foi consultada sobre o assunto.
“Não queria ser desagradável e não sou contra esse cartão, antes pelo contrário, mas a direção e a associação em si não foram vistas nem achadas nesse assunto”, começa por dizer Amadeu Martins. “Não sei que cartão é, ninguém me comunicou absolutamente nada. Aquilo que sei é só o que sai na comunicação social”, acrescenta.
Amadeu Martins considera que a autarquia deveria, no seio da corporação, “ter-se informado” e perceber “quais as necessidades dos bombeiros”. “Talvez conseguíssemos acartar mais qualquer coisa, mas eu não sei, porque não sei do que se trata”, remata.
O apoio da Câmara Municipal àqueles que são Bombeiros em Elvas, através deste cartão, traduz-se em diferentes medidas, como redução de taxas, de tarifas, de licenças, do IMI, do valor da fatura da água, assim como atribuição de cheques-dentista, prioridade na atribuição de habitação a custos controlados e de bolsas de estudo, acesso gratuito a diversos serviços municipais e eventos e ainda condecorações por serviços relevantes prestados à causa dos Bombeiros Voluntários.