Secundária de Elvas vai ter projeto-piloto de Inteligência Artificial

Os elvenses Marta Inácio e David Gabriel, com o objetivo de preparar os jovens para os avanços da inteligência artificial, têm preparado um projeto-piloto para implementar na Escola Secundária D. Sancho II: um projeto que pode ganhar uma força maior, caso venha a sagrar-se vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal.

A proposta, começa por revelar Marta Inácio, é de criação de um Laboratório de Inteligência Artificial, que nasce, sobretudo, da necessidade de fazer face à falta de formação que existe em torno de ferramentas como o famoso ChatGPT. “O que nós percebemos é que há, efetivamente, falta de formação de como utilizar este tipo de ferramentas, que já existem, que já estão cá e que os nossos alunos estão a utilizá-las na escola: foi nessa base que decidimos criar o projeto”, explica.

Neste projeto, será David Gabriel, que é docente no ISCTE, em Lisboa, quem assumirá a componente mais prática, ensinando os jovens a desenvolver estas tecnologias, através de programação. Já Marta Inácio será a responsável pelas questões mais relacionadas com a ética, ou não tivessem estas ferramentas, em muitos casos, um impacto direto, e nem sempre positivo, na vida das pessoas.

“Nós queremos que eles pensem o que é que está por trás de desenvolver uma ferramenta deste género, como é que podemos criar bases de dados que são representativas da sociedade que temos e como é que geramos informação falsa, que muitas vezes acontece neste tipo de ferramentas”, adianta Marta Inácio. As sessões terão por base também um “jogo gigante”, sendo que, no final, haverá um prémio, “ainda a definir”. Numa fase posterior, a intenção é que este projeto venha a incluir formação de professores.

As votações ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas (aqui) encontram-se abertas até 30 de setembro.

A entrevista completa a Marta Inácio para ouvir no podcast abaixo: