Centro histórico de Elvas vai ter videovigilância

No seguimento dos muitos assaltos registados, sobretudo nas últimas duas semanas em Elvas, o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, revelou esta quinta-feira, 1 de agosto, depois ter estado reunido com a PSP, que virá a ser instalado um sistema de videovigilância em várias artérias do centro histórico da cidade.

Esta medida, explica o autarca, terá de vir a ser deliberada, pelo município, com “carácter de urgência”. “Isto tem que se fazer em conjunto com os nossos agentes da autoridade. Quando um dia, nós tivermos a videovigilância em três ou quatro artérias do centro da nossa cidade, a toda a hora, a PSP está a ver o que se passa em cada uma das ruas e isto é mais importante que colocar mais quatro ou cinco polícias a andar pela cidade”, explica o autarca.

Caberá ao município fazer o investimento necessário, mas será a PSP a “organizar o próprio processo”, que irá, segundo Rondão Almeida, “rapidamente ter orientações da Câmara Municipal para dar início ao estudo” (para encontrar os melhores locais para colocar as câmara de vigilância), que depois terá ainda de ser aprovado pela Comissão de Dados.

Não sabendo, para já, que investimento vai ser necessário fazer para se vir a implementar este sistema de videovigilância, Rondão Almeida garante que, independentemente dos valores, a medida é para avançar. “Não faço uma vaga ideia de quanto custa, se cem mil euros, se um milhão, mas garanto que, custe o que custar, nós vamos evidentemente comprar (as câmaras)”, assegura.

O sistema de videovigilância virá a ser instalado na Praça da República, na Rua de Alcamim, na Rua da Cadeia e na Rua da Carreira.

Rondão Almeida destaca ainda o trabalho realizado pela PSP, recordando a operação que ontem foi levada a cabo em vários zonas da cidade, dando conta também que os dois jovens que, ao longo dos últimos meses têm vindo a praticar os mais diversos atos de vandalismo, desde os desacatos na piscina municipal, a diversos assaltos a automóveis e habitações, já não se encontram a residir em Elvas.

Lembrando também as dificuldades vividas pelos comerciantes em Elvas, o presidente, apela à população para que, sempre que possa, faça as suas compras no comércio local. O autarca avança que o município tem novas medidas para implementar nesta área, a juntar ao apoio à natalidade e à comparticipação da compra de medicamentos, em que os valores atribuídos pela autarquia são gastos, obrigatoriamente, nos estabelecimentos da cidade.

Entretanto, a autarquia vai começar a promover um programa de incentivo às compras no comércio local, disponibilizado, para tal, 75 mil euros por altura da Páscoa e outro tanto no Natal. Já na próxima segunda-feira, 5 de agosto, a autarquia vai reunir com os comerciantes no Auditório São Mateus, pelas 19 horas, para que este novo programa seja apresentado e para que todos os problemas atuais sejam debatidos, no sentido de se encontrar as melhores soluções possíveis.