ERT procura potenciar Enoturismo e o Turismo Rural no Alentejo e Ribatejo

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo tem vindo a procurar potenciar as oportunidades de turismo na região, em conjunto com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Segundo explica o presidente da Entidade Regional de Turismo, pretende-se “potencializar a comercialização de vários produtos turísticos”, como o Cycling e os Caminhos de Santiago, nas agências de viagens do país, ainda que José Manuel Santos revele que, atualmente, apenas “20 a 25%” da operação turística é vendida pelos agentes. “A operação turística hoje está muito desintermediada, ou seja, é muito vendida diretamente ao consumidor”, revela.

Contudo, e com o trabalho que está a ser desenvolvido, está-se a pensar naqueles que continuam a preferir as agências de viagens, para terem acesso a uma “solução personalizada de programa”. “O que nós queremos é colocar mais produto turístico nos balcões das agências de viagens em Portugal”, como os “centros de Cycling, os percursos de caminhada, os Caminhos de Santiago”.

Com a intenção que venha a ser definido um protocolo de colaboração com a APAVT, José Manuel Santos revela ainda que os produtos turísticos do Alentejo e Ribatejo já estão a ser divulgados junto dos agentes.

O Enoturismo e o Turismo Rural têm sido apontados como alguns dos focos de interesse para esta potencial parceria entre as duas entidades. O objetivo é não só promover essas e outras experiências turísticas, mas sobretudo potenciar a sua comercialização de forma mais eficaz.