Município de Elvas aprova requalificação dos 132 fogos da Boa-Fé

O Município de Elvas aprovou, por unanimidade, ontem quarta-feira, dia 10, abrir procedimento para a empreitada de reabilitação de 132 fogos no Bairro da Boa-Fé.

A reabilitação destes imóveis, num investimento de 4 milhões de euros, contempla, para além de obras de requalificação, a adaptação dos mesmos em termos das necessidades no âmbito da eficiência energética.
Um projeto, integrado na Estratégia Local de Habitação de Elvas, e que irá permitir dotar de melhores condições de habitabilidade aos agregados familiares que residem nestes imóveis, que já levam várias décadas de construção.

O executivo tomou conhecimento dos atos praticados pelo senhor presidente, dos quais há a destacar, a recuperação da cobertura da Sede da Sociedade Recreativa 1º Dezembro, segunda adjudicação, num valor de mais de 123 mil euros e a adjudicação da empreitada da Área de Serviço de Auto Caravanas de Elvas, pelo valor de cerca de 229 mil euros.
Neste âmbito, foram aprovados os documentos da consignação a empreitada de requalificação de interiores do Quartel dos Bombeiros – Sala do Bombeiro.

O projeto de Eficiência energética no CNT e na sede da EuroBEC foi, também, adjudicado pelo valor de 168 mil euros, assim como a empreitada de Mobilidade Urbana – Pista Peatonal de Santa Eulália, num investimento de 222 mil euros.
A abertura de procedimento da empreitada de Ampliação das instalações de apoio à Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira foi também aprovada.

Os eleitos aprovaram o protocolo Cooperação Institucional entre o IHRU e o Município de Elvas, no que respeita às habitações do Bairro de São Pedro, que estabelece que cabe ao primeiro a requalificação dos imóveis e ao município sinalizar os agregados em situação de carência habitacional, e garantir a higienização e limpeza das vias e espaços públicos, manutenção do espaço público e assegurar, de forma contínua, a reposição da legalidade urbanística do bairro.
Na área social aprovado o Diagnóstico Social do concelho de Elvas e Plano de Desenvolvimento Social 2024-2027, a constituição do Núcleo de Garantia para a infância, a aprovação de submissão de candidatura e respetiva coordenação técnica do CLDS 5-G e do Plano Municipal de Transportes Escolares 2024/2025.
Em termos de eventos, aprovada a proposta de realização de Programa da RTP “Em Casa d’Amália” na Praça da República, a 27 de agosto.

Atribuídos apoios à Associação Aboim Jovem, Rugby Clube de Elvas, Sociedade Recreativa de Vila Fernando, Associação dos amigos de Vila Fernando, “O Elvas” CAD e Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas.

O autarca deu ainda a conhecer as obras em curso nesta aldeia, nomeadamente a intervenção que se está a realizar no Parque de Festas e a substituição do piso da creche, que não se encontrava já nas melhores condições, assim como apresentou o novo loteamento municipal que irá ser construído para fixar jovens na aldeia.